TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cloud Computing

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Cloud Computing

Introdução

O que é

- O termo Computação em Nuvem (em inglês Cloud Computing) tem por definição a utilização de alguns recursos computacionais, como a capacidade de armazenamento, processamento e cálculo das informações, em computadores e servidores ligados e compartilhados na internet.

 

Como funciona

- A forma de lidar com a computação em nuvem é simples. O armazenamento dos dados é feito em servidores que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. Hoje em dia, não somente pode-se armazenar dados (fotos, músicas, vídeos, etc) como também programas, isso mesmo, PROGRAMAS. Com a evolução da tecnologia, nos é permitido rodar programas em nossos computadores que não estejam instalados nele. Como assim?
Por exemplo, para um usuário executar (rodar) um software, como o Microsoft Office, desde seu lançamento, havia a necessidade de ter uma mídia (CD) do produto e realizar a instalação do mesmo no disco rígido (HD). Após esse procedimento, o software estava pronto para uso com todos os aplicativos. Ex.: Word, Excel, PowerPoint. Através dessa nova tecnologia,
Cloud Computing, empresas e usuários finais passam a utilizar esses softwares como serviços, não havendo mais a necessidade de instalar nada no computador. Basta ter uma boa conexão de Internet e um bom provedor desse tipo de serviço e pronto.

Existem 6 tipos de Cloud Computing:

  • IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
  • PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
  • DevaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
  • SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft SharePoint Online).
  • CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço (em português): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).
  • EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço (em português): quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

 

Quando surgiu

Por que surgiu

Pros e contras

Profissionais que atuam na área

Remuneração da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com