TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA – INESP

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS

DIVINÓPOLIS, MG

2016

UEMG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS

Trabalho Acadêmico apresentado á disciplina de Programação de Computadores do curso de Engenharia de Produção, como requisito parcial de avaliação.

Orientador: Vinicius

DIVINÓPOLIS, MG

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 TIPOS DE LINGUAGENS        5

2.1 ALGUNS EXEMPLOS DE LINGUAGENS DE ALTO NÍVEL        6

3 HISTÓRIA        7

3.1 GERAÇÕES        8

4 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

As linguagens de programação são linguagens usadas para a comunicação com o computador ela permite ao homem expressar por meio de instruções o que ele deseja que o computador realize. Estas linguagens são constituídas de comandos, que quando utilizados corretamente, executam uma ação. É um conjunto de regras sintática e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

O conjunto de palavras, compostos de acordo com essas regras, constitui o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo processador. Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez. Também tornam os programas menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais específicos (propriedade chamada de portabilidade). Isto acontece porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código de máquina do computador no qual será executado em vez de ser diretamente executado. Uma meta ambiciosa do Fortran, uma das primeiras linguagens de programação, era esta independência da máquina onde seria executada.

2 TIPOS DE LINGUAGEM

Hoje, existem diversos tipos de linguagens de programação, as quais são escritas pelos programadores, algumas dessas linguagens são compreendidas pelo computador e outras ajudam na forma de tradutores.

As linguagens podem ser classificadas como de três tipos:

  • Linguagem de máquina;
  • Linguagens assembly;
  • Linguagens de alto nível;

Linguagem de máquina

É uma linguagem “crua”, ou seja, não muda seu estado natural. Essa linguagem é formada de string de números, definindo a realização das operações em um computador, sendo realizada uma tarefa de cada vez. As características da linguagem de máquina consistem geralmente em strings de números, são dependentes de máquina (podem ser utilizada em um tipo de computador),são complicadas para a leitura do código,e qualquer computador entende a sua própria linguagem de máquina;

Ex: +655042223, +232121234, +777798878

Linguagem Assembly

Essa linguagem consiste de abreviações de expressões em inglês que são operações elementares, onde se originou a base da linguagem Assembly. Os assemblers como conhecidos são programas tradutores que convertem os primeiros programas de linguagem assembly em linguagem de máquina a velocidade do computador. Embora o código seja mais claro para seres humanos, ele é incompreensível para computadores até ser traduzido em linguagem de máquina.

Linguagem de Alto Nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com