TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Software

Por:   •  4/1/2021  •  Exam  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 3

1. Qual a diferença entre prevenção e detecção?

Por mais que o conceito de ambas seja diferente, é válido ressaltar que a prevenção complementa a detecção e vice e versa. A prevenção ocorre durante o processo e implementação, no qual se busca evitar possíveis defeitos. A detecção ocorre após a finalização do produto. Existem várias formas de detectar um defeito, em todo caso, isso significa que ele sempre esteve lá, só não havia sido notado.

2. Listar algumas formas de detecção e prevenção.

Técnicas de prevenção: treinamento, planejamento, modelagem, lições aprendidas e melhorias de processo.

Técnicas de detecção: compilação, análise de código, testes, simulação, prototipação, auditoria e validação

3. O que você entende por custos da qualidade de software?

É o custo total investido para que seja possível alcançar a máxima qualidade de software. Estão inclusos no custo de qualidade de software os gastos com prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas e outros.

4. O que você entende por normas ISO?

A ISO se trata de uma organização que criar e mantém normas padrões voltados para o sistema gerencial de qualidade para organizações, tudo isso em âmbito global. É por este motivo que muitas pessoas associam a nomenclatura ISO com “padrão de qualidade”.

5. Conceitue SEI/CMM.

É o instituto de engenharia de software que cria modelos internacionais que auxiliam no processo de qualidade de software.

1. Quais são os princípios básicos de qualidade elencados por Campos (2008)?

Evitar desafios por meio de estratégias de prevenção no lugar de consertá-los, assegurar que todos os defeitos foram encontrados e devidamente solucionados de maneira rápida, elencar as causas dos defeitos (assim como seus sintomas) e eliminá-los e realizar a auditoria do trabalho de acordo com os padrões preestabelecidos no projeto.

2. Defina TQC - Total Quality Control - Controle de Qualidade Total.

O TQC visa implementar e aperfeiçoar a melhoria de software de modo contínuo por intermédio do comprometimento da equipe de produção. Foi um modelo dequalidade amplamente difundido principalmente no Japão, onde ganhou sua forma final.

3. Defina PDCA.

O PDCA é a maneira mais conhecida e famosa de se aplicar o TQC. PDCA significa Plan, Do, Check e Action que traduzidos se referem as quatro fases do ciclo planejar, executar, verificar e atuar.

4. Quais as principais diferenças entre Garantia de Qualidade de Software (SQA) e Controle de Qualidade de software (SQC)?

Enquanto SQA foca em garantir que o processo é definido e apropriado, que é orientado ao processo e prevenção, foca em monitoramento e melhoria de processos, o SQC foca em descobrir defeitos específicos, inspeções e garantia de que o produto de trabalho atende aos requisitos especificados. De forma resumida o SQA garante que você esteja fazendo as coisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com