TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPUTAÇÃO EM NUVEM (CLOUD COMPUTING)

Por:   •  27/2/2016  •  Artigo  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Computação em Nuvem

 A ideia da Computação em Nuvem (Cloud Computing) é permitir o acesso a arquivos e programas através da Internet, sem a necessidade de instalações no seu computador. Tudo pode ser acessado de forma online. Os dados são armazenados em servidores disponíveis na rede, os quais podem estar fisicamente localizados em qualquer parte do mundo.

 

A partir de uma conexão com a internet, o usuário pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos.

A principal vantagem da computação em nuvem é que você não precisa de um computador tradicional, com todos os seus recursos, para acessar os softwares e os dados. Basta um dispositivo que permita acesso à Internet, como é o caso dos dispositivos móveis 3G ou 4G. Isto permite o uso de dispositivos mais simples, menores e com maior mobilidade. Não é mais necessário ter uma máquina potente.

 É um novo estilo de uso das tecnologias de Informação, permitindo maior liberdade aos indivíduos na utilização dos dispositivos, no acesso aos softwares e às informações. O dispositivo e o local de onde você está fazendo o acesso já não são tão importantes, já que todas as informações estão armazenadas na nuvem.

No caso dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, o armazenamento em nuvem é ainda mais essencial, já que eles possuem recursos de hardware mais limitados que os computadores tradicionais. Um exemplo é a capacidade de armazenamento de dados, bem menor nestes dispositivos.

Como desvantagem, temos a desconfiança no que se refere à segurança. Afinal, a proposta é manter informações importantes em um ambiente virtual, e não são todas as pessoas que se sentem à vontade com isso. Outra questão é a exigência de uma conexão com a Internet estável e rápida, principalmente quando se está realizando tarefas mais complexas. Um acesso instável ou de baixa velocidade pode limitar o aproveitamento pleno da tecnologia.

Segundo duas grandes empresas de análise de mercado, a Gartner e a IDC, até 2015, dois terços dos dispositivos de computação serão smartphones e tablets de mídia. Este fato já está impulsionando a demanda por armazenamento em nuvem. Em 2014, os dados armazenados localmente em computadores pessoais serão ultrapassados pelos armazenados na computação em nuvem.

Não há dúvidas de que a computação em nuvem é uma realidade cada vez mais sólida. Nos últimos anos, grandes empresas têm dado muita atenção a esta tecnologia, e tudo nos faz crer que isso vai continuar. A tecnologia está amadurecendo rapidamente e deverá ser adotada em massa nos próximos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com