TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas que abrangem toda a Empresa - Sistemas Integrados

Por:   •  26/11/2015  •  Seminário  •  4.403 Palavras (18 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROS – FACOMP

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 2º PERÍODO

DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROFESSOR: RICHARD WAGNER

ACADÊMICOS: HUGO GONÇALVES COSTA

                     JONATHAN JEFFREY MEDEIROS DE SOUZA

                     LUCAS HENRIQUE SILVA

                     OSÉIAS ALVES DURÃES

                     SAMUEL PEREIRA DE PAULA

                     SAMUEL RODRIGUES SILVA

                     SÉRGIO MURILO SOARES JÚNIOR

                     THIAGO GONÇALVES ANTUNES

SISTEMAS QUE ABRANGEM TODA A EMPRESA

MONTES CLAROS

2015

INTRODUÇÃO/CONCEITO

Os sistemas que abrangem toda a empresa são sistemas que integram todas as funções, departamentos, e dados da empresa, permitindo assim, a comunicação direta entre setores, e também acesso facilitado ao banco de dados da empresa. Foram desenvolvidos visando o acesso e compartilhamento em tempo real, das informações e processos da empresa. Esse tipo de sistema permite um ganho gigantesco em velocidade da tomada de decisões. Sem esses sistemas, as empresas teriam que buscar outros meios de se obter as informações dos outros setores, e, dependendo da grandeza dos processos de negócio da empresa isso se tornaria lento e muitas vezes uma opção falha. Tendo em mãos um sistema que possui essa integração, facilita de forma significativa o auxilio de um setor ao outro através das informações obtidas, principalmente aquele setor que depende um do outro de forma direta, por exemplo, o setor de produção que depende da matéria prima vinda do fornecedor para que seja iniciada a produção de mercadorias.

FINALIDADE DOS SISTEMAS EM EMPRESAS

Os sistemas vieram para auxiliar, ou de certa forma, solucionar problemas decorrentes do gerenciamento das informações da empresa.  À medida que as empresas se tornavam grandes empresas, o gerenciamento das informações ficava cada vez mais complexo e demorado.  A tomada de decisões cada vez mais difícil, e a comunicação dentro da empresa de um setor para o outro cada vez mais falha. Foi então que surgiu a necessidade de um macro gerenciamento da empresa, onde o nível sênior obtivesse controle geral de todas as informações de forma automatizada, rápida e precisa e que permitiria o controle de todos os setores, sem a necessidade de comunicar-se diretamente e pessoalmente com as gerências. A grosso modo, o objetivo dos sistemas nas empresas é bastante claro: Organizar e automatizar, reduzir perdas e permitindo o melhor aproveitamento de recursos, e também auxiliar os grupos de funcionários a realizar melhor seu trabalho.

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS EMPRESARIAIS

A história desses sistemas está ligada à própria origem da informática. Quando os primeiros computadores de grande porte surgiram, entre 1950 e 1960, imensos mainframes já operavam no sentido de facilitar o armazenamento de dados e a geração de relatórios para grandes empresas.
Basicamente, a primeira ideia de software a ser criada foi baseada em gerenciamento de empresas, de forma rudimentar. A partir dos anos 70, as aplicações de sistemas foram associadas de forma competente, com a linha de produção de muitas empresas, auxiliando no gerenciamento dos insumos, na produção em si, fornecedores de matéria prima, turnos de trabalho, etc.

Com a popularidade dos computadores nos anos 80, os mainframes perderam consideravelmente espaço para os sistemas e redes servidor/terminais, e foi nesse ponto que os sistemas empresariais integrados se consolidaram de vez. Todas as grandes empresas queriam usufruir desse novo sistema, e isso proporcionou um enorme crescimento no mercado de desenvolvimento de software.  Hoje em dia possuímos sistemas capazes de gerenciar toda uma empresa, e que possibilitam a tomada de decisão precisa, rápida, e prática, sem a necessidade de analisar pilhas e pilhas de relatórios impressos.

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 Para classificar os sistemas de informação empresarial, é necessário fazer uma análise de como será sua forma de utilização, qual o retorno que o usuário terá para auxílio na sua tomada de decisões e qual o nível de hierarquia ele alcança dentro da organização. De acordo com a finalidade dos sistemas de informação podemos classifica-los como: Sistema de Informação Operacional, Sistema de Informação Tático e Sistema de Informação Estratégico.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com