TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO MÓVEL PARA ACUPUNTURA

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.617 Palavras (19 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica

APLICAÇÃO MÓVEL PARA ACUPUNTURA VETERINÁRIA

NATAN ROCHA

Araraquara - SP

Março/2018


Resumo

Acupuntura veterinária é uma alternativa pouco explorada pelos donos de animais. Uma forma de tornar algo mais comum é ampliando seu acesso e difundir conhecimento. Essa aplicação além de introduzir a acupuntura veterinária ao usuário, também será capaz de auxiliar o profissional com a localização dos pontos desejados no animal. Através de ilustrações tridimensionais para maior precisão, os pontos são acompanhados de um breve texto explicativo, assim, evitando falhas.

Palavras-chave: acupuntura, acupuntura veterinária, aplicação tridimensional móvel, animais.


Lista de figuras

Figurea 01 – Caso de uso.        18

Figurea 02 – Caso de uso.        19

Figurea 03 – Caso de uso.        20


Lista de Quadros

Quadro 1.1 – Cronograma.        12


Sumário

Sumário

Capítulo 1 - Introdução        8

1.1 Objetivos        10

1.2 Método        10

1.3 Resultados Esperados        11

1.4 Cronograma        12

1.5 Organização do trabalho        13

Capítulo 2 - Trabalhos Relacionados        14

2.1 Koryosoft PET Software de Acupuntura Veterinária - Cão e Gato        14

2.2 Tallgrass Animal Acupressure Institute        15

2.2.1 Tallgrass Equine AcuPoint App        15

2.2.2 Tallgrass Canine AcuPoint App        15

2.3 Trabalhos Acadêmicos Relacionados        16

2.3.1 A 3D recognition and projection system for meridians and acupoints        16

2.3.2 An Evaluation of the Efficacy of a Perceptually Controlled Immersive Environment for Learning Acupuncture.        17

2.4 O ACUNVET        17

Capítulo 3 - Detalhamento da proposta        18

3.1 Modelagem        18

3.1.1 Diagrama de Classe Estrutural – Validação de acesso do Profissional        18

3.1.2 Diagrama de Caso de Uso Comportamental – Registro do Profissional        19

3.1.3 Diagrama de Sequência de Interação – Validação de acesso do Profissional        20

3.2 Lista Preliminar de Requisitos Funcionais        20

3.3 Lista Preliminar de Requisitos não Funcionais        22

3.4 Tecnologias        23

3.4.1 React Native        23

3.4.2 SQLite        23

3.4.3 Oracle Database        23

3.5 Testes        24

3.6 Considerações Finais        24

Capítulo 4 - Conclusão        25

Referências        26


  1. Introdução

A acupuntura é uma forma de tratamento que tem ações no sistema nervoso central, capaz de ativar áreas específicas cerebrais, que são responsáveis por regular e controlar a dor e outros sintomas. Também age localmente e é capaz de causar a liberação de hormônios e neurotransmissores que auxiliam no alívio e tratamento dos sintomas (WEN 1989).

Com um conjunto de conhecimentos teóricos-empíricos da medicina chinesa tradicional, a acupuntura surgiu há aproximadamente 4.500 anos e continua em constante aprimoramento em todo o mundo.

No Brasil, um dos principais incentivadores do estudo da acupuntura veterinária foi o Professor Tetsuo Inada, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que, em meados da década de 1980 ensinava a transposição da técnica a partir de humanos para animais. Em 1999, durante o I Congresso Brasileiro de Acupuntura Veterinária foi fundada a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET), com o escopo de agregar médicos veterinários acupunturistas e promover seu aperfeiçoamento técnico (SCOGNAMILLO-SZABÓ et al., 2006).

O avanço da tecnologia nos induz a introduzi-la em nosso cotidiano. A forma como ela transita e semeia informações, é um excelente mecanismo para agilizar pequenas ações que, quando somadas, resultam em uma enorme fração de tempo. Tempo que por sua vez é o recurso mais valioso e escasso que temos, e toda forma de otimizar seu uso deve ser explorada.

A tecnologia móvel explora bem isso, especialmente com uso de smartphones, podemos acessar contas bancárias, controlar dispositivos eletrônicos, monitorar nossas casas do trabalho, uma infinidade de ações que a poucos anos não dava para imaginar, que seriam feitas na palma da mão.

Sendo assim, este projeto propõe o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, capaz de auxiliar o profissional com ilustrações tridimensionais, afim de proporcionar mais confiança durante as punções e reduzir o tempo com pesquisas em livros. A acupuntura veterinária é um tema pouco conhecido, será necessário conhecer suas peculiaridades, o mercado, a forma de atuação do profissional e o nível de conhecimento dos possíveis usuários sobre.

O ACUNVET traz facilidades cotidianas para uma gama de usuários, que até então, não dispunham de recursos nas principais distribuidoras de aplicações móveis.

O grupo de usuários não autenticados terá acesso apenas a dados de conhecimentos, como exemplo a sessão WIKI. Nessa sessão, serão apresentados diversos tópicos sobre acupuntura e acupuntura veterinária, para assim, quem não tem conhecimento dessa vertente medicinal, poderá consumir um conteúdo confiável e quem já conhece acupuntura, poderá consolidar seus conhecimentos.

Já os usuários autenticados, terão uma experiência bem completa dentro da aplicação. Será possível pesquisar as clínicas nas imediações que oferecem acupuntura veterinária, e visualizar o perfil dos profissionais que ali trabalham. Terão uma agenda, onde os horários das medicações de seus animais serão inseridos, e por fim, poderá avaliar as clinicas onde foi atendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (422.4 Kb)   docx (153.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com