TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  9/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

Fernanda Moriel Gazola Alves

RA

8634250516

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

.

O estado precisa de recursos para gerenciar e manter a estrutura da máquina estatal. Sua obrigação é oferecer a todos os cidadãos os serviços essenciais e fundamentais para a sua sobrevivência.

Para arrecadação de receitas públicas, o principal meio utilizado é a cobrança de tributos. Um sistema normatizado e coercitivo em que o estado retira a parcela das riquezas sem contraprestação como forma de custear suas atividades, entretanto, a receita tributária obedece ao princípio da legalidade que é aprovada pelos representantes do povo.

O artigo 150 da constituição federal estabelece que: “é vedado a União aos estados, ao distrito federal e aos municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”; esse princípio da legalidade tributaria é o que limita a atuação do poder tributante em prol da justiça tributária e assim a segurança jurídica dos contribuintes desta forma administração pública segue os padrões impostos contidos na constituição federal, caso contrário a administração pública teria total liberdade na criação de tributos, sem garantia alguma que protege os cidadãos contra os excessos cometidos.

Existe dentro da constituição federal a legalidade para instituição de tributos; o artigo 97 diz que somente a lei pode estabelecer a extinção de tributos; a definição do fato gerador de tributos; a fixação de alíquota e da base de cálculo; o demonstrativo de penalidades para as ações ou omissões contrarias a sua regência, assim como para outras infrações cometidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (460.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com