TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, E TECNOLOGIA DO AMAPÁ - IFAP.

CAMPUS MACAPÁ

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

ADRIANO DA SILVA LOBATO

LUAN DE SOUSA LIMA

OZIANE SANTANA GONÇALVEZ

RAIANA DA SILVA LOBATO

VALDECI NASCIMENTO FILHO

VÂNIA DE ALMEIDA NASCIMENTO

COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA EDUCAÇÃO

MACAPÁ

2017

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, E TECNOLOGIA DO AMAPÁ - IFAP.

CAMPUS MACAPÁ

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

ADRIANO DA SILVA LOBATO

LUAN DE SOUSA LIMA

OZIANE SANTANA GONÇALVEZ

RAIANA DA SILVA LOBATO

VALDECI NASCIMENTO FILHO

VÂNIA DE ALMEIDA NASCIMENTO

COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia Aplicada à Educação, ministrada pelo professor Thiego Maciel Nunes.

MACAPÁ

2017

1 – INTRODUÇÃO

A computação em Nuvem tem por ideia inicial ajudar quem a utiliza em um melhor proveito em relação à infraestrutura, pois proporciona ao usuário que este use o total de sua estrutura física, onde os dados dos usuários são armazenados externamente, permitindo uma abstração de infraestrutura e uma ampliação de armazenamento de dados sem que haja a preocupação com espaço para guardar essas informações (BUYYA 2009). Ainda em composição ao conceito inicial de ajuda vem também a segurança de dados, pois com as informações guardadas fora da estrutura física e vigiada por uma equipe específica de segurança, estes dados não correm os riscos de serem apagados ou perdidos. Além disso, a computação em nuvem permite uma interação online com seus dados e arquivos, o que utilizaremos desta ferramenta como um meio em que a educação tornasse mais proveitosa, prática, acessível e facilitadora.

2 – CARACTERÍSTICAS

A computação em Nuvem tem diversos conceitos, Para Velte, vemos tipo de conceito que também explica a computação em nuvem, este autor diz o seguinte: “é o conceito de poder utilizar componentes reutilizáveis, através da rede de vendas. Isto é conhecido como “as a service” (como um serviço)”. (VELTE e ELSENPETER 2011, p. 12) Estes serviços permitem que as ferramentas sejam compartilhadas e acessadas entre vários usuários e também tornam o acesso aos dispositivos de forma independente, pois o usuário tem a oportunidade de acessar os sistemas em hardwares distintos. A exemplo desses serviços é o SaaS, sigla utilizada para software as a Service (Software como Serviço), que é um serviço que disponibiliza ao usuário o acesso a vários aplicativos através do acesso a internet, elimina os custos com licenças de softwares e o tempo que normalmente se leva para implementar software em cada estação de trabalho e setores de uma empresa, pois o mesmo está pronto para ser utilizado no servidor do provedor, ou seja, o provedor do serviço que é responsável por atualizações e manter as aplicações em funcionamento. (VELTE e ELSENPETER 2011).

Já para Bennertz (2012) “a Computação em Nuvem pode auxiliar os professores não apenas no planejamento, mas também na organização, elaboração, aplicação e avaliação de diversas atividades com os alunos”. Pois através deste recurso, podemos compartilhar arquivos de mídias, textos, planilhas e até jogos com esta finalidade, basta saber usar de forma correta e adequada em sala de aula.

Sob a visão de Laborde (2011), vemos uma forma de contribuição da computação em nuvem ao ensino, que esta pode estar ligada a ideia dos professores ganharem agilidade ao lançar diretamente na rede a planilha de frequência e notas de seus alunos; compartilhamento de planos de aula entre os professores; aplicar aos estudantes testes online de revisão para as provas; deixar os pais informados sobre desempenho e frequência de seus filhos, que resulta em um melhor acompanhamento dos pais.

.

3 – ARQUITETURA

4 – VANTAGENS E DESVANTAGENS

Existem diversas vantagens no uso da computação em nuvem, iremos resumir em três tipos:

DISPONIBILIDADE: Onde esta permite aos usuários acessar as aplicações e dados de qualquer lugar a qualquer hora em plataformas e aparelhos diferentes, sejam esses desktops, notebooks, celulares, tabletes, etc.

ESCALABILIDADE: Nesta modalidade também podemos ver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com