TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência da Computação

Por:   •  3/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.831 Palavras (24 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 24

Universidade Paulista – UNIP

Curso: Ciência da Computação

2° Semestre

Alunos:Gustavo dos Santos Dias RA: T68113-8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
(CRIPTOGRAFIA E DESCRIPTOGRAFIA)


Índice

Objetivo do trabalho                                                                         3

Introdução                                                                                         4

Criptografia Conceitos Gerais                                                                 6

Técnicas mais utilizadas e conhecidas                                                         11

Dissertação                                                                                         17

Projeto (estrutura) do Programa                                                                             23

Linhas de Códigos                                                                                                   26                                                                    

Bibliografia                                                                                                  27


        Objetivo do trabalho

        

O objetivo desta atividade prática complementar é mostrar a características sobre os tipos de criptografias, que buscam esconder algum tipo de informação de forma que consigam entende-la ou então descriptografar, quando citamos entender ela, quer dizer que alguns dos códigos são entendíveis e a pessoa que tem a sabedoria para entende-la não iria precisar descriptografa-la para compreender. Ou seja, permite transformar textos originais em informação codificada e após isso descodifica-la para que todos possamos entender.

Procura também, mostrar como aplicar ou então quando é aplicada o método de criptografia, mostrar suas estruturas, e também mostrar os conceitos e fundamentações de criptografia, conseguindo assim com o conhecimento obtido encontrar falhas e vulnerabilidades.

A criptografia tem como objetivo confidencializar a mensagem do usuário, só o usuário autorizado, ou seja o que tem a informação de como descriptografa-la é capaz de extrair o conteúdo da mensagem cifrada para a forma original.

Imagine uma área que está contaminada ambientalmente, que contém grandes riscos a saúde pública, no caso, um navio que foi aprendido andando pela costa brasileira, que está transportando lixo tóxico da Ásia para a região norte do Brasil. O acesso a tripulação, ao lixo tóxico, e tudo que estiver neste navio deve ser examinado, porém, por inspetores trajados devidamente com roupas antitóxicas, e por razões legislativas o navio deve ficar a uma distância de 50 quilômetros da costa, e todo o contato deve ser feito por helicópteros, para minimizar o contato. Com o que a criptografia ajudaria nesse caso? Com a comunicação de ambos os países vamos falar assim, imaginando que o navio seja chinês, os chineses poderiam enviar uma mensagem criptografada a sua base para informar sobre o ocorrido de uma maneira que os brasileiros não entenderiam, da mesma maneira, os brasileiros poderiam trocar informações sem nenhum tipo de medo, pois saberiam que sua mensagem estando encriptografada jamais seria descoberta pelos chineses, portanto, ajudaria na resolução do caso de maneira eficaz.

Introdução

        Até o início da década de 80, os algoritmos criptográficos eram de maior uso pela diplomacia e pelas forças armadas de todos os países, assim como foi usado na segunda guerra mundial, com a ENIGMA, uma máquina que foi projetada para que os alemães pudessem trocar informações em uma linha segura, sem que seus oponentes conseguissem decifrar a mensagem, o nome ENIGMA é por que ela era uma máquina electro-mecânica de criptografia com rotores, que era utilizada para encriptografar e descriptografar mensagens.

        Hoje em dia é usado a segurança dos sistemas criptográficos que baseia-se apenas no reconhecimento da chave secreta; os algoritmos são públicos principalmente em conferencias técnicas, que são feitas por engenheiros, cientistas, militares e afins, que se juntam para que possam melhorar os códigos, para criarem novos métodos de criptografia. Essas conferencias já existem a décadas, podemos citar como exemplo a Crypto ou então a Eurocrypto.

       A melhor maneira de se provar que um algoritmo de criptografia é seguro, é mostrando que não há um método matemático para provar que um algoritmo criptográfico não seja seguro, no caso, que não seja descriptografado com métodos matemáticos. A maneira mais próxima que se conhece é o ataque a esses códigos que em todas conferencia são analisados pelos pesquisadores especializados, que conhecem os métodos mais sofisticados. Se o algoritmo passar por tal pesquisa, a indústria o aceita como modo seguro.

           Quando se analisa uns algoritmos criptográficos se especifica qual o tipo de ataque está se considerando.

  • Ataque por só texto ilegível
  • Ataques por texto legível escolhido
  • Ataque por texto ilegível escolhido
  • Ataque adaptativo por texto legível escolhido
  • Ataque adaptativo por texto ilegível escolhido
  • Ataques com texto legível conhecido
  • Ataque por chaves conhecidas
  • Ataque por dicionário
  • Ataque por replay
  • Ataque por personificação

           A habilidade humana não consegue inventar um método que a própria habilidade humana não possa decifrar com prática e lógica certa, na verdade a segurança vai depender da maneira que ela é usada.

         O conflito em criptografia, de fato, é definido como transmissão e controle de informação, lembrando que a criptografia foi criada para ser usada na presença de um adversário. Para decodificar a criptografia dependerá apenas da mentalidade do inimigo, isso irá depender também do espirito competitivo e também da rivalidade, para que o inimigo se esforce e decodifique para conseguir entender o que está sendo dito. A cultura que existe dentro da criptografia é devido a essa competitividade, pois se vê hoje em dia, pessoas que passam horas tentando apenas encontrar a falha no código, para que possa expor à todos na internet o segredo para aquele tipo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (426 Kb)   docx (183.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com