TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura de Massas e Digitais

Por:   •  22/11/2021  •  Seminário  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA:

É muito comum associar a cultura com erudição ou a intelectualidade.

Afirmar que uma pessoa “não te cultura”, geralmente é o mesmo que falar que a pessoa é ignorante, não tem conhecimentos. O que se torna um grande engano, já que a cultura não está relacionada com valor ou um conhecimento especifico e sim com as características, linguagem, hábitos, crenças e conhecimentos.

O que é cultura?

É a produção global de um povo, envolvendo não só a produção que abrange ideias, mas também a produção material, resultado da prática humana.

corresponde ao modo de vida de um povo ou nação, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir.

CULTURA DE MASSAS

Com o surgimento da propagação dos meios de comunicação e dos produtos industriais, após a segunda guerra mundial, os conceitos de “Cultura de Massa” e “Industria Cultural”, ganharam força dentro do meio intelectual.

Na chamada Escola de Frankfurt, os teóricos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer produziram inúmeras reflexões sobre o advento da produção cultural para as massas. 

O que é cultura de massas?

Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. Cultura de Massa, portanto, se refere ao processo de mercantilização da cultura por parte dos esforços de toda uma Indústria Cultural. 

Ao contrário do que o nome sugere, a cultura de massas não é produzida pelas as massas e sim feita para as massas, é gerada no interior da indústria cultural, que são as classes dominantes, para serem adotadas pelas classes dominadas.

CULTURA DIGITAL

transformação digital mudou diversos contextos da sociedade, como as educacionais, financeiros, organizacionais, entre outros.

Com o avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos. Precisamente, mudou a maneira como vivemos, iniciando um novo tipo de cultura, chamada de cultura digital.

O que é Cultura Digital?

A cultura digital se refere a toda mudança ocasionada pela tecnologia e pela internet, que, em poucos anos, transformou o mundo e a maneira como interagimos nele.

Em uma sociedade que permanece em constante crescimento e transformação, a cultura digital emerge com práticas sociais inovadoras que reconfiguram a maioria dos aspectos de nossas vidas.

https://rockcontent.com/br/blog/cultura-digital/#:~:text=A%20cultura%20digital%20pode%20ser,tecnologias%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com