TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

AVA 1 - Educação Ambiental

São muitos os conceitos que encontramos sobre Educação Ambiental, citarei dois aqui que servirão de base reflexiva para falarmos sobre os projetos de Educação Ambiental formal e não formal na cidade de Niterói – RJ. Educação Ambiental é o processo educativo que dialoga com os valores éticos e regras públicas de convívio social cuja compreensão permeia as relações de causa e efeitos dos elementos socioambientais numa determinada época para garantir o equilíbrio vital dos seres vivos (Vamos Cuidar do Brasil (UNESCO, 2007)). Pode-se entender também como processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais conhecimentos habilidades atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente um uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (conceito legal no dizer do artigo primeiro da Lei nº 9.795/1999).]

Assim podemos dizer que Educação Ambiental formal é um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino escolares com propostas curriculares, que em sua maioria, trata o tema de forma transversal, ou seja, não está associada a nenhuma outra disciplina específica. Já Educação Ambiental não formal são ações e práticas educativas voltadas para a conscientização e sensibilização da sociedade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente cabe ao poder público incentivar a sua difusão.

Pesquisando e observando as iniciativas na cidade de Niterói podemos destacar como uma iniciativa relacionada à educação ambiental formal o projeto realizado pela prefeitura de Niterói chamada terceira semana municipal de educação ambiental na escola (III SEMEAE). 28 de junho até 2/07/2021 com Transmissão realizada pelo canal da Câmara técnica de educação ambiental no YouTube. Neste evento foram abordados temas como iniciativas para o fortalecimento da educação ambiental no município de Niterói onde os convidados falaram sobre sustentabilidade, sobre o parque estadual da Serra da Tiririca em Niterói, sobre educação ambiental na formação de futuros docentes. Teve também uma programação infantil com o tema: cultivando histórias, semeando danças e florescendo cantos da natureza, com a Palhaça Pimentinha. Neste evento a professora Tainá Pimenta ministrou oficinas de palhaçaria sobre conscientização e meio ambiente. Houve também uma roda de conversa com professores docentes da rede municipal de educação de Niterói falando sobre os desafios do docente na realização de projetos de educação ambiental durante a pandemia entre outros temas.

Outro projeto que podemos citar sobre educação ambiental não formal é o realizado pela empresa de energia elétrica, a Enel. Esse projeto, Ecoenel, visa conscientizar moradores sobre a coleta seletiva, destinação adequada dos resíduos, e na geração de novos valores em nossa sociedade. Em parceria com condomínios e prédios onde a coleta seletiva representa um grande desafio à limpeza pública, pode-se mobilizar e conscientizar cada vez mais pessoas. Esta mesma empresa ajuda em outros projetos como derivados, uma vez que esta troca gera um crédito na conta de energia coletiva, os participantes podem doar este bônus a outras instituições como a APADA – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes de Audição em Niterói. Outros projetos, como a coleta seletiva de lixo da Clin, que é a companhia de limpeza urbana de Niterói, que consiste em coletar resíduos sólidos recicláveis como: papel, plástico, vidro, e metal, dando uma destinação final adequada, sem causar danos ambientais, tem como base a filosofia dos 3 Rs: “reduzir, reutilizar, e reciclar”, vem desenvolvendo ainda atividades educativas. O resíduo coletado e enviado a duas cooperativas de catadores, uma no Morro do Céu e a outra na Rua Padre Anchieta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com