TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Tecnologia

Por:   •  3/6/2015  •  Artigo  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

 SOFTWARES EDUCACIONAIS

UM NOVO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO

Robson Raabi do Nascimento*¹

Emmerson Pereira Ferreira*²

Clebson Ferreira da Silva *³

Macio David *4

Resumo

Este é um trabalho inicial que parte da ideia de que um Software educacional, por si só não é capaz de educar uma pessoa, mas quando aliado a práticas integrativas de ensino de forma a complementar as formas de ensino e auxiliar professores e aluno, o Software torna-se ferramenta fundamental na pratica do ensino, de todo e qualquer conteúdo. Mas é preciso, mais que o Software, e necessário que maquinas e homens “dialoguem” na mesma língua, e preciso que um complemente o outro.

Palavra-Chave: Educação. Michael Faraday. Software Educacional.

Abstract

 This is an early work of the idea that an educational software alone can not educate a person, but when combined with teaching integrative practices to complement the forms of teaching and help teachers and students, the Software It becomes a fundamental tool in the practice of teaching, of any content. But it takes more than software, it is necessary that machines and men "to dialogue" in the same language, and must complement one another.

 

Keyword: Education. Michael Faraday. Educational software.

____________________________________________________________

*¹ Docente Física II, (Faculdade de Tecnologia e Ciência de Pernambuco), Mestrando em Ensino de Ciências - Concentração em ensino de física – UFRPE.

*² Bacharelando em Ciências da Computação, 3º período-noite, 2015.1

*³ Bacharelando em Ciências da Computação, 3º período-noite, 2015.1

*4 Bacharelando em Ciências da Computação, 3º período-noite, 2015.1

Introdução

Estamos passando por mudanças de amplitude mundial no que desrespeito as práticas de ensino, já não é possível sustentar o velho modelo de ensino, a globalização do mundo exige mudanças em todos os sentidos, neste trabalho iremos apresentar fatos que provam que dia pós dia torna-se mais árduo ensinar qualquer coisa a alguém, isso sé dá por diversos motivos, os quais já não são relevantes, pois o importante agora é encarar o problema de frente e resolve-lo. Com a democratização da internet, tornou-se possível o acesso a informação, por todos, porém essa felicidade traz também riscos, pois o vasto conteúdo dispostos na rede, provoca uma falsa impressão de aprendizagem, mas apenas ver vídeo, ou acessar blogs na internet, não faz da tecnologia uma ferramenta de educação, é preciso mais.

O desenvolvimento de aplicativos que auxiliam educadores e educandos, talvez seja o melhor caminho mudamos de vez a educação no mundo, de fato é preciso levantar essa bandeira sem medo de errar.

Desafios da Educação no Brasil

Um dos grandes desafios relacionados a educação hoje é o de promover a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas. A proporção de estudantes que concluem o ensino fundamental ainda é muito baixa. Segundo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de cada 100 alunos matriculados no Ensino Fundamental, apenas 53 conseguem concluí-lo. Esse quadro agrava-se nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste, onde somente 40% das crianças concluem o ensino fundamental.

A discriminação racial aparece claramente na continuidade da vida escolar. A média de anos de estudo das crianças negras na faixa de 7 a 14 anos é de 3,78 anos, contra 4,43 das crianças brancas na mesma faixa etária, segundo a Pnad 2004. Em 2005 um censo realizado nas escolas públicas mostrou que em média 13,1% da população escolar apresentam-se dentro da taxa de repetência isso no universo de cerca de 33,5 milhões de matriculados no ensino fundamental, representa 4,3 milhões de alunos reprovados.
Com a finalidade de garantir que cada criança e cada adolescente permaneçam na escola e principalmente aprendam, o UNICEF e seus parceiros atuam na capacitação dos gestores municipais e educadores para a realização do direito a aprender.

O grande desafio hoje é garantir que todas as escolas do pais tenham:

  • Práticas pedagógicas coerentes à realidade de seus alunos;
  •  Professores valorizados;
  • Gestão democrática e a participação das famílias e da comunidade escolar;
  •  Participação dos alunos;
  •  Parcerias externas.

Para torna estes pontos em realidade é preciso que se apresente formas de se combate a realidade, sem medos e preconceitos.

Inserção da Tecnologia na Educação

No contexto escolar atual, é impensável fazer-se algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula. A expansão da tecnologia dentro do ambiente educacional já se é evidente, nos últimos anos a indústria tecnológica tem se empenhado no desenvolvimento de equipamentos e ferramentas que se insiram de forma sutil e decisiva na pratica educativa. Mas é importante que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.

É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe. É importante dizer que a internet que invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, não fazem parte de um cenário logico de educação, mas é com essa internet que os profissionais de educação estão guerrilhando.

Desenvolvimento de Aplicativos para Educação

Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (352.5 Kb)   docx (651.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com