TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução das Redes Sociais

Por:   •  15/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.101 Palavras (21 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Algumas redes sociais já passaram ao longo da ultima década como, por exemplo, a ClassMates, criada em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir amigos da faculdade. É essencial, no entanto, não confundir as redes sociais com os motores de busca. Todos conhecem já as redes sociais, essencialmente interativas, que reúnem pessoas com objetivos semelhantes. Como Linkedin, que é uma rede altamente profissional, o Facebook, que é a maior de todas as redes, o Orkut, o Twitter, entre outras. Elas permitem o intercambio de opiniões, informações, notícias, textos, vídeos, músicas, filmes e outros conteúdos.

De outro lado estão os motores de busca, como o Google, Youtube, Yahoo, Buscapé e outros, que são grandes repositórios ou armazéns de dados, áudio, vídeo, texto, imagem e de informações indexadas.

Cada rede tem perspectivas diferentes. As que mais duram, são aquelas que atendem pelo menos, três fatores: primeiro, que proporcionem mais benefícios, segundo, que proporcionem mais serviços, e terceiro, que possam criar maior entendimento entre seus grupos. Deste modo, percebemos que as causas que acabam por matar as redes sociais, são a futilidade, cansaço dos seus membros, a rejeição que existe, por exemplo, à agressividade dos comentários, quanto mais agressividade, mais pessoas acabam deixando a rede. E também a rejeição da maioria das pessoas, diante dos fanáticos que tentam utilizar as redes, tanto como instrumento de fraude, como instrumento de permanente propaganda politica ou de propostas radicais.

Esses problemas já estão ocorrendo, com redes como o Facebook, Twitter entre outras. Essas redes já cresceram muito, em uma primeira fase, e agora estão crescendo em ritmo muito menor e já começam até estagnar como consequência desse cansaço dos seus participantes. Só os grupos de interesses homogêneos, muito menores, que tendem a sobreviver por mais tempo, mas no futuro, as redes que mais vão se estabilizar e crescer, e ter um futuro muito mais “luminoso”, são aquelas que vão proporcionar mais entretenimento, mais benefícios profissionais e mais serviços de qualidade e de utilidade pública, como por exemplo, os das áreas de saúde, educação, arte, cultura, culinária ou coisas novas, como aqueles que divulgam computação em nuvem ou impressão 3D. Ao longo desse trabalho, estudaremos melhor sobre esses tópicos.

Palavras-chave: Redes sociais

SUMARIO

INTRODUÇÃO.        4

  1. A EVOLUÇÃO DA INTERNET.        5
  2. O SURGIMENTO DAS REDES SOCIAIS.        6
  1. CLASSMATES.        6
  2. AOL INSTANT MESSENGER.        7
  3. FRIENDSTER.        8
  4. MY SPACE.        8
  5. LINKEDIN.        9
  6. ORKUT.        9
  7. FACEBOOK.        9
  8. YOUTUBE.        10
  9. TWITTER.        10
  10. PINTEREST.        11
  11. INSTAGRAM.        11
  12. GOOGLE+.        12
  1. AS REDES SOCIAIS E O NOSSO DIA-A-DIA.        12
  2. O FUTURO E AS REDES SOCIAIS.        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.        14

BIBLIOGRAFIA.        15

INTRODUÇÃO

Atualmente, passar um dia sem acompanhar as redes sociais é inconcebível. Esse comportamento, deve-se ao fato de que as redes sociais entretêm, aproxima as pessoas que territorialmente estão distantes e atualiza os usuários sobre qualquer tipo de assunto relevante ou não, mas que atraem uns aos outros.

Desde uma busca no Google até uma profunda navegação no Facebook, o usuário direta ou indiretamente, utiliza-se de uma rede social. Há uma vasta variedade dessas tais redes, algumas para compartilhamento de vídeos, como o Youtube, outras focadas no compartilhamento de modas, como o Pinterest. Cabe a cada usuário adaptar-se a essas redes conforme seu perfil.

No decorrer deste trabalho, será apresentado com mais profundidade 12 redes sociais. Informando seus criadores, “nascimento”, finalidade, seguimento designado, o futuro que se espera das tais, o impacto que elas causam na sociedade quanto à forma de se relacionarem, entre outras características fundamentais de cada uma.

Além de descortinar curiosidades e características pouco conhecidas sobre as redes sociais, será incluso curiosidades também sobre o inicio de toda essa era tecnológica.

Os levaremos a um conhecimento rico em detalhes sobre as inseparáveis redes sociais. Uma viagem instrutiva e divertida, já que se trata de um assunto de preferência unanime.

A EVOLUÇÃO DA INTERNET

Em 1642, um filósofo matemático chamado Blaise Pascal, filho de um cobrador de impostos, resolveu facilitar a vida de seu pai. Pascal deu entrada à era da modernidade, inventando a primeira máquina de calcular, que posteriormente foi aperfeiçoada por outros matemáticos. Naquela época, as pessoas não imaginavam que o mundo chegaria à modernidade que é hoje, e muito menos imaginavam que, através desta semente plantada por Pascal, 330 anos depois um homem chamado Bill Gates se tornaria o homem mais rico do mundo. Entre os dois homens, muitos passos e um invento histórico, o primeiro computador pessoal, o heroico computador com tela escura e letras verdes desenvolvido em 1970, o Kenbak-1. Com isso, Bill Gates com sua audácia e estratégia inteligente, introduziu no mundo todo, os computadores que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia.

Mas ao desenvolver essas geniosas máquinas, veio também a necessidade de conectá-las a algum lugar, a alguma pessoa, a necessidade de conversarem entre si. Com isso foi inventado uma imensa rede de informações interligadas entre si, chamada Internet. Usado a principio em 1969 pelos Estados Unidos somente para projetos secretos científicos e militares, foi uma grande descoberta para a humanidade, pois a tecnologia começou a se infiltrar em nosso meio, não sendo mais exclusividade de grandes empresas.

Por volta de 1987, foi organizada uma reunião na USP, com o intuito de discutir a implantação de uma interligação de computadores e centro de pesquisas no Brasil. O governo e a Embratel decidiram então, dar início a uma série de pesquisas e estudos para trazer até nós brasileiros um tipo de rede de conexões entre computadores. Esse é considerado o marco zero da internet no Brasil. Até o ano de 1994, muitos institutos de pesquisa, iniciaram vários projetos independentes, a fim de se conectarem uns aos outros através de redes descentralizadas. Com uma velocidade muito pequena e limitada, a Embratel em seu projeto beta, resolveu então convidar alguns usuários para testar um tipo de “Internet comercial”, nascia o que chamamos hoje de Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (502.8 Kb)   docx (327.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com