TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fibra Ótica

Por:   •  11/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Fibra ótica

A fibra ótica é uma tecnologia que foi desenvolvida em 1970 e atualmente é a melhor opção para conexões ultrarrápidas é usada em sistemas que exigem altas taxas de transmissão como: telefonia, videoconferências, redes locais (LANs), televisão e etc. Uma das vantagens da fibra ótica em relação aos cabos metálicos é que a fibra é isolante e não sofre influência eletromagnética além disso não conduz corrente elétrica portanto é impossível que aconteça qualquer tipo de sobre carga elétrica.

Os cabos opticos são basicamente filamentos flexíveis feitos de material transparente e isolante plástico ou fibra de vidro, uma forma simples de explicar o funcionamento da fibra ótica é dizendo que ela funciona como um espelho microscópico que reflete a luz infinitamente e em grande velocidade. Este feixe de luz é responsável por transitar as informações através do cabo.

Existem dois tipos de fibras ótica o multimodo e a monomodo.

A fibra multimodo possui um núcleo com diâmetro maior, por esse motivo a luz acaba se dispersando causando uma maior taxa de perda de dados e reduzindo a velocidade de transmissão, por outro lado a fibra multimodo é mais barata, flexível o que facilita caso precise fazer várias curvas e etc.

Já a fibra monomodo possui um núcleo menor se comparada a outra fibra apresentada, dessa forma a luz faz um caminho mais contido já que só consegue seguir um caminho, por esse motivo não apresenta perda de dados e possui uma velocidade de transmissão muito mais rápida, além disso a mesma pode chegar até 100km de comprimento diferente da multimodo que não passa dos 2km.

A fibra monomodo é mais cara em relação a fibra multimodo e um pouco mais difícil de se trabalhar, mas nesse caso as vantagens superam as desvantagens.

Nesse projeto optamos por usar a fibra monomodo (05/10) para fazer as ligações entre switches e roteadores, com essa escolha ganhamos em velocidade de transmissão pois a mesma é capaz de transmitir dados com uma velocidade de até 40GB/s, qualidade da informação já que a perda de dados é praticamente nula e por fim na segurança dos dados que é uma das nossas maiores preocupações nesse projeto.

REFERENCIAS

Qual a diferença entre a fibra monomodo e multimodo? » Next (nextcable.com.br)

Qual a diferença entre fibra monomodo e multimodo? - Revista Segurança Eletrônica | Revista Segurança Eletrônica (revistasegurancaeletronica.com.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com