TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 13

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

RESUMO

Através de uma reunião com o gerente administrativo da empresa “MUNDO TICKETS” foi constatado necessidade da implantação de um sistema de gerenciamento para integrar as várias rotinas da empresa. Garantindo assim a integridade das informações fazendo com a gerencia tenha um controle real das entradas, saídas e relatórios gerais da empresa.

Para garantir segurança dos dados será implantado um banco de dados com sistema de gerenciamento (SGBD) que é responsável pelo controle de acesso aos dados. Vale lembrar que as informações fazem parte dos bens mais relevantes e de valor para uma organização. A escolha correta dos sistemas é muito importante para um bom funcionamento. O sistema de informação a ser implantado ainda conta módulo CRM para gerenciar do atendimento ao cliente com marketing, vendas e de atendimento.

Nos dias de hoje as empresas precisam se preparar para as inovações e as transformações que a tecnologia propõe, porque somente através de transformações é que se consegue projetos inovadores e são essas inovações que garantem a sobrevivência da organização.

Sumário

RESUMO        2

1 – INTRODUÇÃO        4

2 – JUSTIFICATIVA        5

3 – OBJETIVO        6

4 – DESENVOLVIMENTO        7

4.1 – ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS        7

4.2 – ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS - DBA        8

4.3 – SISTEMAS        9

5 – CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


1 – INTRODUÇÃO

A MUNDO TICKETS desejando permanecer forte no mercado de vendas de ingressos mostra-se interessados em atualizar sua gestão de negócios e também de sua área operacional. Abrindo suas portas para a tecnologia, para a segurança e para a sistematização. Neste projeto será descrito toda necessidade, o que será oferecido e como alcançaremos o objetivo. Já foi adiantado que para que esta implantação se conclua dentro do planejado e para que seja um sucesso será necessário a dedicação e o esforço de todos os envolvidos pois é sabido que “sozinhos chegamos mais rápido porém juntos chegamos mais longe”.  


2 – JUSTIFICATIVA

Após perder algumas chances de negócio para a concorrente a MUNDO TICKTES resolveu investir em sistemas de gerenciamento e foi através de consultoria que eles se interaram do assunto. O que é “banco de dados”? Os bancos de dados são compostos por coleções de dados, as quais se interrelacionam, e suas representações se referem a informações específicas, como listas de telefones, cadastros de clientes, fornecedores, produtos, serviços, entre outras. Enfim, servem para armazenar os dados brutos de operações ou fatos acontecidos dentro de uma organização. Esses dados brutos são filtrados e analisados cuidadosamente através de aplicativos. Como resultado dessa análise ou cruzamento dos dados, tem-se uma informação, normalmente obtida com relatórios e gráficos. É através da informação gerada que as empresas conseguem vislumbrar suas situações, a fim de se projetarem ao futuro ou, simplesmente, corrigir uma falha em um determinado processo. A projeção ao futuro, por exemplo, pode ser conseguida por meio de ferramentas de BI (Business Intelligence), também conhecidas como inteligências de negócios, as quais consistem em processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, proporcionando suporte às gestões. Quem gerencia o banco de dados? A administração dos dados é feita por meio de sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), que é um programa objetivado em manipular as informações nos bancos de dados, contando para isso com recursos específicos. A arquitetura dos bancos de dados é dividida em três níveis, que são: nível interno, nível externo e nível conceitual. O nível interno ou nível de armazenamento se preocupa com a maneira física de armazenamento dos dados dentro de um sistema. Já o nível externo ou nível lógico se encarrega pelo modo como os dados são vistos pelos usuários. O nível conceitual, por sua vez fica entre os outros dois, ou seja, é um intermediário. A administração dos sistemas gerenciadores de banco de dados é feita pelo administrador do banco de dados, também conhecido pelo acrônimo DBA. É ele o responsável em outorgar ou revogar o acesso de um usuário. O ingresso dos dados e visualização das informações acontece por meio dos sistemas de informação. Os sistemas de informação contam com a integridade dos dados, isolamento dos dados, inconsistência dos dados, dificuldade de acesso, problema de atomicidade, anomalias no acesso e problemas de segurança.

3 – OBJETIVO

O objetivo deste projeto é desenvolver um estudo sobre um ou mais

sistemas da área de tecnologia da informação, da empresa MUNDO TICKETS, envolvendo os conhecimentos sobre administração de banco de dados e sistemas de informação. Para isso, buscar saber a importância dos sistemas de banco de dados à empresa. Depois, descobrir quais são as linguagens utilizadas e como são divididos os níveis de seus bancos de dados (BD). Também verificar se caso a empresa já possua internamente algum BD, compreender como é feita a modelagem dos dados, quais ferramentas computacionais auxiliam o desenvolvimento deste, verificar departamentos e profissionais envolvidos e ainda como ele é aplicado. Verificar também, qual é a visão da empresa no que diz respeito aos usuários dos seus SGBDs e como ela controla isso, outorgando ou revogando permissões, garantindo assim a segurança e o controle de acesso dos seus sistemas. Outro detalhe relevante a ser observado é sobre os procedimentos que devem ser tomados em casos de falhas afinal, todo equipamento e sistema estão suscetíveis a falhas. Procurar entender como a empresa faz para garantir a recuperação dos dados, quando ocorrer algum problema na mídia ou no sistema. Averiguar se a limpeza do BD é realizada e o que é feito com os dados retirados, se são simplesmente descartados ou destinados para algum local específico. Sobre a integridade dos dados, extrair da empresa analisada qual é sua importância e de quanto em quanto tempo é feito a manutenção. Identificar o sistema de informação adotado e qual o motivo da implantação. Compreender o que a empresa faz a fim de obter êxito, e não fracasso no processo. A respeito dos recursos, como por exemplo, humano, hardware, software e rede. Verificar com a gerencia como deverá ocorrer o treinamento e a avaliação de desempenho de sua equipe. Descobrir como é feita a coleta e ingresso dos dados nos sistemas, e também os processos de conversão dos dados brutos em informação. Analisar se a empresa desenvolveu alguma solução WEB, internamente ou externamente e qual o seu impacto com relação ao mercado. Confirmar com a diretoria da empresa se o sistema é viável ou não, se o custo de manutenção de toda a implantação dos sistemas está no planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com