TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.924 Palavras (12 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 

   

                           

AliExpress

4º Semestre

Ribeirão Pires

2015


Introdução.

No desenvolver do trabalho, podemos observar que qualquer pessoa é capaz de criar algo grande, como aconteceu com o Jack Ma um chinês que nunca foi um líder de empresa e muito menos bom em matemática mais com a força de vontade em mostrar seu pais ao mundo, colocou sua ideia em pratica criando um site de vendas conhecido hoje como o AliExpress.


História da empresa AliExpress.

AliExpress é uma empresa que por trás está o Grupo Alibaba e atrás do Alibaba , Jack Ma o fundador do grupo.

 Jack Ma nasceu em Hangzhou, na China, em 1964, em 1995, ele tocou um computador pela primeira vez, e hoje é um dos Homens mais ricos do mundo ficando em 33ª no ranking mundial segundo a Forbes.

“A primeira vez que eu toquei um computador foi na China, tive medo porque muitas poucas empresas tinham isso, eles eram de alta tecnologia... e muito caros” Disse o Fundador do Alibaba.

Ma nunca foi um líder de empresa de tecnologia convencional. Ao contrário dos gênios do Vale do Silício, nunca foi bom em matemática, foi reprovado no vestibular chinês duas vezes antes de passar no curso de pedagogia e, até hoje, não sabe nada de programação. Ouviu dizer que na rede, conseguiria encontrar informações sobre tudo o que quisesse. Ma ficou impressionado, mas, ao procurar a palavra “beer” (cerveja em inglês), espantou-se ao não encontrar nenhuma marca chinesa.

O nascimento do Alibaba.

Em outras buscas, percebeu que havia pouquíssimas informações sobre qualquer coisa relacionada à China. Ao voltar para casa, Ma deu início ao que provavelmente foi o primeiro negócio de web no país, a China Pages. A ideia era criar páginas com informações sobre locais e empresas chinesas para divulgá-las para o exterior. O negócio falhou, mas Ma não desistiu da internet. Quatro anos depois, de seu apartamento em Hangzhou, fundou, com mais 17 amigos, a Alibaba, que à época fornecia listas de produtos vindos de fora para que consumidores pudessem escolher. O negócio decolou.

AliExpress nasce.

        Alibaba não é apenas um site, é todo o grupo empresarial liderado por Ma e engloba um conjunto de serviços muito diferentes: Taobao, a venda de uma plataforma entre os consumidores (pelo estilo eBay); eTao, a precificação de produtos comparador; ou Alipay, o equivalente chinês do PayPal.

        E, dentro destes serviços é o nosso querido AliExpress. Nascido apenas 5 anos atrás, AliExpress focada e orientada para a prateleira do varejo. Esses comerciantes são principalmente pequenas e empresas chinesas de médio porte, e a maior parte dos seus compradores são os consumidores em países estrangeiros, entre eles Rússia, Israel, Itália, muitos países da América do Sul e, claro, Espanha.

        Na verdade o AliExpress na Espanha estourou de uma força muito maior do que em outros países, de acordo com estatísticas de pesquisa do Google, quase 15% das pesquisas relacionadas com AliExpress feito no mundo vêm da Espanha. Mas isso não é acidente, AliExpress tem uma clara vocação para a expansão internacional, exportando produtos de todos os tipos, atendendo melhor a demanda do mercado.

Guerra com eBay

        Em 2003, veio seu maior desafio: a eBay, então maior empresa de e-commerce do mundo, comprou a Each Net, que detinha 80% da fatia do mercado de transações pela internet.

Como resposta, Jack Ma lançou o Ali Express, um site de compras nos mesmos moldes do eBay, com um diferencial: os anunciantes de produtos não pagavam taxas.

        No início de 2004, o eBay estimou que, até 2015, a China seria seu maior mercado. Em 2006, vendeu seu negócio no país a um parceiro local e desistiu da briga. Já não era possível vencer a Ali Express. A história fez tanto sucesso que virou até documentário.

Nesse meio tempo, Jack Ma se deparou com um problema: pouquíssimas pessoas na China tinham acesso a cartões de crédito. Para resolvê-lo, ele criou em 2004 a Alipay, um serviço de pagamentos online que funciona nos mesmos moldes que o Pay Pal.

        Em 2005, o Yahoo comprou 40% da companhia por 1 bilhão de dólares. A injeção de dinheiro fez o site dar um salto e, em 2011, a Alibaba recomprou metade do que havia vendido por 7,1 bilhões de dólares.

        Em 2013, as transações feitas na Alibaba atingiram 240 bilhões de dólares, valor superior a todas as compras e vendas realizadas na Amazon e no eBay juntas. A Alipay já tem três vezes o tamanho da PayPal.

E Jack Ma, que deixou o cargo de CEO em 2013 para assumir a presidência do conselho, continua rindo à toa. Até a semana passada, ele era o sexto maior bilionário da China, com uma fortuna de 8,1 bilhões de dólares, segundo a Forbes.

        Com a oferta da Alibaba na bolsa, analistas estimam que ela valerá 168 bilhões de dólares. Com os 8,9% que Ma possui, ele chegaria à sua fortuna cerca de 13 bilhões, segundo a Bloomberg, o que o deixaria muito próximo do primeiro lugar. Wang Jianlin é dono de 13,8 bilhões de dólares.

        Seu foco, agora, é arrumar uma maneira de transferir seu negócio de sucesso para os smartphones e tablets.

A quem interessar possa, Jack Ma continuará fazendo performances em todas as festas anuais da Alibaba.

Dados corporativos

● Origem: China

● Fundação: 1999

● Fundador: Jack Ma

● Sede mundial: Hangzhou, China

● Proprietário da marca: Alibaba Group Holding Ltd.

● Capital aberto: Não

● Chairman: Jack Ma

● CEO: Jonathan Lu

● Faturamento: US$ 6.5 bilhões (2013)

● Lucro: US$ 2.9 bilhões (2013)

● Usuários registrados: + 53 milhões

● Presença global: 190 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 20.900

● Segmento: Comércio eletrônico

● Principais produtos: Plataformas de comércio eletrônico e meios de pagamento online

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com