TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Tecnologia da Informação

Por:   •  9/7/2020  •  Resenha  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Eliton Pereira da Silva

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação

 Tecnologia da Informação e Gestão

Considerando a gestão da informação e que podemos dizer que é a própria informação em si, hoje em todas as sociedades e principalmente nas empresas, que querem estar no topo e com um diferencial de mercado, com intenção de sempre ter uma vantagem competitiva a informação é relevante para que as empresas possam conquistar o seu mercado e atingir os objetivos.

Com advento da era digital mudaram se todas as sociedades, pessoas e organizações passaram a lidar com a informação em grande quantidade. Gestão da informação está associada dentro do contexto de organizações, como pode ser observado como é muito relevante a informação no cenário atual para as empresas.

A informação é de vital importância para as organizações e devem ser gerenciadas classificadas e organizadas entre si usando um ou mais critérios além de usar conceitos fundamentais, técnicas, ferramentas e métodos para gerenciar todas as informações dentro da organização para que possam sempre estar viva e competitiva.

Dentro de uma organização as informações podem estar espalhadas entre diversos setores existentes e cada uma dessas áreas podem querer tratar essas informações de forma especificas, gerar relatórios, mitigar riscos, mas ainda assim é possível existir um gestor principal encarregado de selecionar e avaliar essas informação para que possam ser armazenadas e posteriormente distribuída em toda organização ou até mesmo em organizações parceiras.

Basicamente dentro do contexto de empresas, todo sistema trabalha em consonância e tem um objetivo comum, que são as suas saídas, por isso as informações de entradas que transitam no sistema deve ser relevantes para que possam produzir suas saídas necessárias. A gestão da informação vai organizar os fluxos desde sua captação podendo ser interna ou externa. Em muitas organizações a Tecnologia da Informação não é utilizada de forma efetiva e isso ocorre por falhas no gerenciamento de T.I É de suma importância a análise e viabilidade para uma gestão de T.I mais eficaz, um exemplo são os custos reduzidos. Empresas que dão a devida importância para a tecnologia da informação são as que buscam melhorar o desenvolvimento, identificar as prioridades desenvolver aplicações, gerenciar dados, gerenciar as mudanças e supervisionar a T.I, que para as empresas é um sinônimo de sucesso.

O controle da informação não é tão simples quando não se tem um certo direcionamento e as melhores práticas que algumas ferramentas oferecem. Com o uso do COBIT podemos ter um melhor controle da informações ,que são gerados a todo momento nas empresas, e as análises de mercado também são de grande importância, em um nível estratégico, para analisar esses dados externos, informações novas que podem ser usadas de forma estratégicas, e a gestão da informação vai tornar essas informações acessíveis a quem realmente precise dentro da organização e com base nessas informações são projetadas as atividades de planejamento de longo alcance pelos gerentes.

Dessa forma, estando em alinhamento com serviços de T.I, os dados coletados vão ser tratados, armazenadas, processadas, consultadas e distribuída, ou seja vão seguir um fluxo dentro organização que utiliza a gestão da informação junto com o que a tecnologia tem a oferecer de melhor a seu favor. As informações, as mais relevantes, vão ser selecionadas para a organização e em um nível gerencial, essas informações podem servir para monitoramento, controle e tomada de decisão. Também podem fornecer relatórios periódicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com