TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Tecnologia

Por:   •  29/2/2016  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: [Informática]

Gestão da Tecnologia da Informação


Responda as questões com base na leitura da apostila, Capítulos VIII a X

Valor total da atividade 10

1. Explique o conceito de valor esperado. Como ele se aplica aos investimentos em TI? (2 pontos)

O valor esperado é a quantia esperada vezes a probabilidade de você realmente recebê-la.

O valor esperado de um modo geral cria uma relação entre o retorno do investimento e o custo que este terá.

A variavel baixo explifica o conceito:

Probabilidade X o Retorno X a Probabilidade de Conversão.

A definição do valor é uma tarefa complexa, pois depende do contexto e das áreas do conhecimento.

Este exemplo é aplicado no meio comercial, como vimos na matéria de estudo, as empresas de um modo geral consederam o valor como uma medida quantitativa que mostra o quanto a empresa pode lucrar, ou crescer, em relação ao que foi investido.

Esta mensumaração quando aplicada para os investimentos em TI pode não ser vista com o potencial devido, tornando-se complexo até mesmo sua justificativa, pois as empresas não conseguem ver ou entender o ganho que se tem investindo em TI em muitos casos.

Imaginam que tal trabalho não requer outros meios de apoio para sua propagação, ao contrário que em um produto fisico, como por exemplo equipamentos para extração de petroleo seria mais tangível e mais prático explicar os retonos de investimentos.

Trago aqui um exemplo que vivi rescentemente quando precisei defender alguns investimentos de TI para minha área na empresa em que trabalho.

Na ocasião de defesa das ações em reunião do planejamento estratégico, precisei de um grande esforço para explicar a aquisição de determinadas soluções, pois os diretores não enxergavam o retorno de tal investimento, então precisei de muita criatividade para conceituar cada uma das soluções propostas e só então consegui fazer com que os diretores abstraissem a importancia daquelas ações.

Em um dos exemplos me recordo de utilizar cenários de desastres para defender a atualização de uma solução de Backup, pois o produto que disponhamos não suportava algumas funcionalidades para a Nuvem privada da empresa.

Em outro caso, precisamos dispor de uma nova equipe

 para reforçar o time, pois almejamos criar uma solução propria de monitoramento e alerta, abrindo mão de uma que exigia subscrição (pagamento mensal de suporte), resolvendo assim muitos problemas de flexibilidade. Ainda assim foi dificil para os diretores abstrair o retoeno de investimento desta ação.

Em fim, quando falamos da aplicação de investimentos em TI, caso estas ações não sejam tangíveis, ainda encontramos muitas dificuldades para fazer entender seu retorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com