TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Tecnologia da informação

Por:   •  5/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

[pic 1]

FRANCISCO HELDON PERNAMBUCO SOARES

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) III e IV

Empresa Software Developer

Consulting – Analise, planejamento, desenvolvimento e impacto nos processos de TI da empresa Software Developer

Fortaleza

2021

FRANCISCO HELDON PERNAMBUCO SOARES

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM)

Empresa Software Developer

Fortaleza

2021

Resumo

O projeto interdisciplinar tem como objetivo apresentar os impactos causados na empresa Software Developer, a seguinte empresa realizará mudanças significativas no setor de tecnologia da informação dentre os quais a troca de equipamentos pois o DBA da Software Developer vem alertando que por falta de recursos de hardware, levando em consideração o status atual no qual o custo de investimento de hardware é muito elevado, componentes de informática encontram-se com preços exorbitantes e esse passo deve ser minuciosamente verificado pois representam valores elevados.

Abstract

The interdisciplinary project aims to present the impacts caused to the Software Developer company, the following company will carry out significant changes in the information technology sector, including the exchange of equipment, as the Software Developer DBA has been warning that due to lack of resources hardware, taking into account the current status in which the cost of hardware investment is very high, computer components considered to be exorbitantly priced and this step must be carefully checked as they represent high values.

Keywords: Information Technology, management, Development.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................6

2 ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS.............................................9

2.1 Análise Geral e problemas encontrados.............................................10

2.2 Soluções.................................................................................................10

3 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL..................................................11

3.1 Análise geral e problemas encontrados...............................................13

3.2 Soluções...................................................................................................13

4 MATEMÁTICA APLICADA...........................................................................14

5 REDE DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÃO..............................15

5.1 Análise geral..............................................................................................16

5.2 Soluções.....................................................................................................17

6 MODELAGEM DE PROCESSOS...................................................................17

6.2 Análise geral................................................................................................18

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................19

8 REFERÊNCIAS................................................................................................21

1 Introdução

Diante dos novos avanços tecnológicos e principalmente após a virada do milênio, os últimos 20 anos de transformações no campo da tecnologia impulsionou corporações, grandes e pequenas empresas para a corrida por novos métodos que auxiliem a gestão tanto nos setores administrativos quanto na tecnologia da informação para desenvolver políticas internas de desenvolvimento inteligente e sustentável.

Novas empresas surgiram com a proposta de levar soluções inteligentes para as organizações, e por meio desse trabalho as empresas aumentam o poder competitivo no mercado, melhoram os seus processos como um todo garantindo sua permanência no mercado, levando em consideração os cenários econômico, político e tecnológico que sempre afetam o mercado a consultoria cai como uma luva e se torna um verdadeiro instrumento para empresas se posicionarem melhor no ambiente de negócios.

Sendo assim, a consultoria será decisiva para o momento em que a empresa pretende alavancar suas competências e assim se tornando na corporação ou empresas que desejar se nos próximos anos de mercado levando sempre em consideração as transformações e avanços como um todo.

Histórico da empresa

A Software Developer é uma microempresa nascida através de esforços conjuntos e com objetivo de proporcionar soluções aos seus clientes, iniciando suas atividades em 2016 com cinco integrantes sendo eles Paulo Martins (Diretor/vendedor da empresa), Eraldo Matos (Gestor de TI), Fábio Silas (DBA ou Administrador de banco de dados), Jonas Vidal (Desenvolvedor) e Gabriel Facundo (Analista de Sistemas), desde o início de suas atividades a Software Developer tinha no seu portifólio principal o desenvolvimento de sistemas bancários. Após um ano de atividades no mercado de desenvolvimento a empresa se destacou entre as suas concorrentes, no ano de 2017 o diretor decidiu abrir uma seleção para duas vagas de vendedores para atuar nas demandas de visitas, o produto carro chefe da empresa sãos: Sistema Consórcio, Sistema de Financiamento e Sistema de Empréstimos.

Durante os anos de 2018 e 2019 a Software Developer sofreu alguns problemas relacionados ao servidor de banco de dados, o DBA da empresa Fábio Silas apontou sérios riscos no ambiente de produção e testes, apresentou um detalhado relatório apontando problemas de modelagem da base de dados; fato esse desconsiderado pelo gerente de Tecnologia da Informação Eraldo Matos. Além do problema mencionado vale salientar que houve ocorrências de problemas ambientais (descarte de lixo em local irregular) e de Recursos Humanos, esse referente a férias dos funcionários. Aconteceram episódios como a substituição de funcionários por amigos do gestor e o caso em que um candidato não foi aprovado em uma seleção sendo isso motivado por visões religiosas. Tendo como exposto as situações citadas, foi constatado que a Software Developer necessitava de uma auditoria minuciosa para gerar indicadores, apontamento e direcionamento de problemas de ordem gerencial. Diante disso, a empresa se propôs a passar por mudanças no quesito ético, investimento em tecnologia e cultura empresarial, tudo isso visando estabelecer a qualidade dos processos, trabalho e vida dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (162.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com