TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão em Tecnologia

Por:   •  3/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos Agéis : práticas de frameworks e transições no desempenho eleva o conceito para empresa Meu Pé Corredor.

Baseado nas condições que a empresa Meu Pé Corredor do sr. José nos trouxe a melhor opção seria a utilização de práticas de desenvolvimento ágil.

Segundo Tonin, 2011 para que o software não venha sofrer com a lei de Lehman onde o software não suporta a evolução, cai no desuso e a qualidade diminua tornando

- se um sistema ímprobo a mudanças. É fundamental estar atento quanto a sua qualidade e quando esta for afetada é preciso agir rapidamente o que nos reflete a experiência de Cunninghan em 1992 com OOPSLA que diz que qualidade afetada é como dívida, e esta dívida fortalece o progresso do código, mas quando não paga esta dívida a cada minuto que o código não é atualizado é gerado juros.

Sabendo que o departamento de informática da Meu Pé Corredor tem refletido uma má percepção, sugerimos uma renovação dos costumes utilizando framework DevOps (Desenvolvimento e Operações) que a princípio irá conciliar as equipes de desenvolvimento e operações, exercendo práticas que manifeste interação entre a entrega continua e a qualidade, através de um canal de intercomunicação e colaboração entre os departamentos possibilitando a transparência e confiança nas equipes favorecendo uma organização e cumprimento de metas da empresa (PAVAN et al 2018). Sugere também Ceverino (2016 apud Dan Noth 2006) o BDD (Behaviour Driven Development), Desenvolvimento Orientado por Comportamento tem por objetivo aplicar uma linguagem coerente, constituindo fomento entre as equipes dos setores de qualidade, negócios, analistas, testadores, desenvolvedores e clientes, em uma comunicação efetiva entre todos.

Entretanto, para Alexander, 2005 é muito importante gerenciar as User Stories (história dos usuários) o que ajuda os stakeholders a compartilhar entre os cenários o que espera do sistema e os desenvolvedores uma comunicação constante de julgamento entre fracasso e sucesso do projeto agregando valor ao negócio, associados aos métodos ágeis e Extreme Programming. Sendo assim o proprietário da Meu Pé Corredor além de utilizar o Scrum poderá também usar de forma manual o Kanban já

que o mesmo referiu não entender nada de informática ele mesmo poderá fazer deste método o seu próprio acompanhamento de como o Time está se desenvolvendo.

Referências Bibliográficas:

  1. ALEXANDER, Ian F .; MAIDEN, Neil (Ed.). Cenários, histórias, casos de uso: através do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas . John Wiley & Sons, 2005 Cap 13 p 267-268.
  2. CEVERINO, A. NASCIMENTO, F. Utilização da técnica de desenvolvimento orientado por comportamento (bdd) no levantamento de requisitos. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 10, n. 3, p. 40-51, 2016. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/article/view/728/609. Acesso em: 17 abril 2021.
  3. PAVAN, D.; SOUZA, É. de; OLIVEIRA, R. Detectando e propondo melhorias em cenário DevOps de uma empresa de desenvolvimento de software. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 2., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC),        2018.        p.        129-136.        Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/eres/article/view/10066. Acesso em: 16 abril 2021.
  4. TONIN, G. S. Decisões em projetos de desenvolvimento de software e a metáfora do débito técnico: um estudo de caso exploratório. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2730. Acesso em: 17 abril 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com