TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA INTERNET

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE

CURSO

DISCIPLINA

PROFESSOR

TÍTULO: Subtítulo

ALUNO

Cidade

Ano

ALUNO

TÍTULO: Subtítulo

............................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Cidade

Ano

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2       REVISÃO DE LITERATURA        4

3       CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1 - O primeiro IMP, com Leonard Keinrock        5


  1. INTRODUÇÃO

É indiscutível a importância da Internet para o atual mundo globalizado. Mas também é fundamental conhecer a História da Internet. Ela não surgiu do nada. “As pessoas usam a Internet com várias finalidades e não se dão conta de quando isso tudo começou” (MANZANO, 2011, p. 123). Ela foi uma consequência das evoluções que ocorreram e ainda ocorrem.

Parece fácil definir algo tão comum, tão utilizado e que está tão presente nos dias atuais. Mas na realidade, a descrição da Internet é mais complexa do que se imagina. Manzano (2011, p. 123) diz que primeiramente é necessário entender o significado da palavra Internet: “inter” significa “mundial/ internacional”, e “net” quer dizer “rede”, ou seja, a Internet é uma “rede mundial”.

Kurose e Ross (2003, p. 1) também define a Internet como uma rede mundial interligada, onde computadores de todas as partes do mundo são conectados, permitindo que informações sejam armazenadas, acessadas e transmitidas, como por exemplo páginas da Web e mensagens por e-mail. Cada vez mais, mais pessoas têm acesso à internet, e através de vários tipos de equipamentos.

Existem Protocolos como TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão/ Protocolo da Internet) que “controlam o envio e o recebimento de informações na Internet” (KUROSE; ROSS, 2003, p. 2). A Comutação de Pacotes é uma técnica utilizada pela internet, onde um caminho é compartilhado por vários sistemas finais comunicantes (aparelhos hospedeiros, como o computador) ao mesmo tempo.

“A Internet é na realidade uma rede de redes” (KUROSE; ROSS, 2003, p. 3).

“[...] a Internet é uma infra-estrutura na qual novas aplicações estão constantemente sendo inventadas e disponibilizadas” (KUROSE; ROSS, 2003, p. 4).

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Segundo Manzano (2011, p. 123, 124), antes mesmo das máquinas serem programadas, o processo de comunicação à longa distância já teria sido iniciado. A base inspiradora da criação da Internet, foi a invenção do telégrafo e do telefone, que foram as primeiras redes de comunicação a longa distância. “Nasce então a primeira “rede” de computadores com a possibilidade de fazer trocas de informações [...] interligados” (MANZANO, 2011, p. 125).

Kurose e Ross (2003, p. 44) dizem que na década de 60, os computadores passaram a ser cada vez mais importantes e mais caros, pois surgiram computadores com multiprogramação. Segundo eles, “interligar computadores de modo que pudessem ser compartilhados entre usuários distribuídos em diferentes localizações geográficas” seria algo natural que ocorresse. As pesquisas de Leonard Kleinrock [Kleinrock,1961, 1964], no MIT; de Paul Baran [Baran, 1964], no Rand Institute; e de Donald Davies e Roger Scantlebury, no National Physical Laboratory, foram citadas por Kurose e Ross (2003, p 44), e foram consideradas importantíssimas para se chegar no que a internet é hoje.

Antes de surgir a internet atual, existiam os computadores de pacotes (processadores de mensagens de interface - IMPs). A figura 1 mostra o primeiro IMP.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Em 1969 foi instalado o primeiro IMP na Universidade de Califórnia (Ucla), sob a supervisão de Kleinrock, com três IMPs adicionais instalados logo depois no Stanford Research Institute (SRI), na Ucla de Santa Bárbara e na Universidade de Utah [...]. O primeiro programa de e-mail foi elaborado por Ray Tomlinson na BBN em 1972. (KUROSE; ROSS, 2003, p. 45)

Essa rede de pacotes era chamada de ARPAnet (Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas). “A ARPAnet inicial era uma rede única e fechada” (KUROSE; ROSS, 2003, p. 45). Segundo eles, na década de 70 muitas outras redes foram surgindo. A partir daí a interconexão de redes (comunicação entre si) foi sendo desenvolvida (o principal trabalho foi o ‘internetting’, realizado por Vinton Cerf e Robert Kahn [Cerf,1974]).

Existem princípios de projeto da Internet, e eles são englobados no TCP (que é diferente dos TCPs atuais – TCP, UDP, IP- mas seus conceitos já existiam no final da década de 70). A necessidade de conectar vários computadores motivou a tecnologia da Ethernet (redes de múltiplo acesso), passo importante para a interconexão de redes. Cada empresa passou a desenvolver sua própria arquitetura de rede (projeto da internet), o que contribuiu para o progresso das redes nas décadas de 80 e 90 (KUROSE; ROSS, 2003, p. 46).

Ainda de acordo com Kurose e Ross (2003, p. 47, 48), do final da década 70 até o final da década de 80, o número de máquinas conectadas à internet (no início a ARPAnet, e depois uma internet parecida com a atual) aumentou de cerca de 200 para cem mil. Esse crescimento foi resultado principalmente das redes de computadores que interligaram universidades. Além do desenvolvimento da ARPAnet (sua maior parte foi obra dos EUA), a França lançou na década de 80 o Minitel (projeto para levar as redes para todos os lares).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (94.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com