TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA INTERNET

Por:   •  13/4/2020  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DA INTERNET

Antes de seu surgimento, em 1964, o canadense Marshall McLuhan já prévia, em seus artigos científicos, uma grande evolução da sociedade para se comunicar de forma simultânea com o outro lado do mundo.

Mas antes disso, em 1926, o croata Nikola Tesla, adiantou a ideia de que nos seriamos capazes de se comunicar por longas distancias com instrumentos de bolso e redes sem fio.

ORIGEM - ARPANET

(ADVANCED RESEARCH PROJECTS AGENCY NETWORK)

Nos anos 50 surgiram os primeiros modelos de computadores, eram máquinas gigantescas, lentas e muito pesadas, só existiam em laboratórios científicos para fins profissionais. Não havia venda e distribuição para uso pessoal, Nesses laboratórios nos anos 60, surgiu o ARPANET, desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, era uma rede que interligava computadores e, sobretudo, serviu a proposito militares. Era uma forma do governo de se proteger e garantir a fluência das comunicações caso perdesse a Guerra Fria.

Foi um dos pontos chaves, que inspirou a criação de uma rede global com conexão simultânea de varias redes, conceito primeiramente conhecido como internetworking,

CRIAÇÃO DA INTERNET E WWW

O termo Internet, abreviação do termo internetworking foi usado pela primeira vez em 1974, mas levou 20 anos para que a internet começasse a se aproximar do que conhecemos.

Na década de 80, o cientista Tim Berners Lee, decorrente de uma pesquisa, resultou na World Wide Web (WWW). Em seu laboratório na Suiça, o britânico interligou documentos de hipertexto, em sistemas de informações, acessível de qualquer ponto daquela rede. Também criador do HTML, linguagem utilizada na criação de sites, do HTTP, principal protocolo que estabelece as conexões pelo mundo, e o primeiro navegador de internet(1990). No final de 1990, Tim Berners Lee lançou a primeira pagina de internet , hospedada em um servidor de rede, também criado por ele.

Em 1993, a internet seria mundialmente livre, para que se tornasse acessível a quem quisesse experimentar e criar sua própria pagina, sem custos.

Na metade dos anos 90, a internet foi responsável por mudar a maneira de consumir informação, cultura, serviços, produtores, conhecimento e entreterimento. A distancia das pessoas diminuírem, relações profissionais e comerciais cada vez mais rápidas.

Ainda na década de 90, as redes sócias já movimentavam e davam interação e usabilidade a internet, desde então, até os dias de hoje vemos inúmeras plataformas criadas que possibilitam o uso diário pelas pessoas com fins profissionais, para entreterimento ou para conhecimento.

Em cerca de 50 anos, a internet trouxe uma transformação incrível, de uso diário pelas pessoas revolucionou a forma de se comunicar, diminuir distancias, e barreiras foram quebradas.

INTERNET NO BRASIL

No Brasil, chegou, por meio da Bitnet, rede de universidade fundada em 1981 a partir da ligação entre a Universidade da Cidade de Nova Iorque e a Universidade de Yale, que visava proporcionar um meio rápido e barato de comunicação para o meio acadêmico. Conectava por fio de cobre, dentro de um cabo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com