TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da internet

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  4.076 Palavras (17 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 17

História da internet

A internet surgiu na década de 1960, no auge da guerra fria, criada pelo governo dos EUA como uma grande rede de computadores interligados. Esta rede, conhecida inicialmente como ARPANET, foi criada para fins militares. Com objetivo de troca e compartilhamento de informações entre os órgãos militares.

Manuel Castells (2003) coloca que “ a ARPA foi formada em 1958 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com a missão de mobilizar recursos de pesquisa, particularmente do mundo universitário , com o objetivo de alcançar superioridade militar (...)”.

Segundo Thiago Barros (2013, p. 13), “Os conceitos militares por trás da Internet começaram a surgir em meados dos anos 50, mas só na década de 60, com o mundo polarizado entre Estados Unidos e URSS que a ideia se desenvolveu.”

Barros caracteriza que os conceitos da internet surgiram já na década de 1950, porém apenas em 1962 o engenheiro Joseph Licklider falava em termos da criação de uma rede intergalática de computadores, que foi realmente criada no ano de 1969 pelo departamento de devesa americana DARPA.

Para Véronique Dumas, “Em 1969, a rede ARPAnet já estava operacional. Ela foi o fruto de pesquisas realizadas pela Advanced Research Project Agency (ARPA), um órgão ligado ao Departamento de Defesa americano.”

A ARPAnet também iria conectar as univercidades de Stanford, Los Angeles, Santa Barbara e Utah. Nos EUA e em outros países outras redes foram criadas e para ser possível a comunicação entra todas as redes na década de 1970 surgiram os primeiros protocolos de internet, o TCP e o IP, também vindo dos trabalho da DARPA.

Thiago Barros relata que, “a primeira descrição de protocolos TCP foi feita no ano de 1973, pelos especialistas Net Vinton Cerf e Bob Kahn. O uso do termo “Internet” para uma rede TCP/IP global se deu em dezembro de 1974, com a publicação da primeira especificação completa do TCP (...)”.

A padronização TCP/IP foi adotada pela DARPA apenas no ano de 1976, dois anos após o seu lançamento, sendo o estopim do crescimento da internet, chegando assim a seu primeiro milhar de computadores conectados. A partir de então, bastou-se dar mais qualidade aos protocolos e implementar novas tecnologias, para suportar a onda de novos computadores crescendo na rede.

“Com o passar dos anos, o número de nós e usuários da ARPANET foi crescendo e, com o enfraquecimento da tensão causada pela Guerra Fria, ela perdeu parte do caráter militar. Por seu potencial, entretanto, ela foi dividida em 1983 na recém-criada MILNET, que cuidaria apenas da parte bélica, enquanto o que restou da ARPANET seria utilizado a partir de interesses científicos.” Nilton Kleina (2011).

Também na década de 1980 foi criada, nos EUA, a National Science Foundation Network, um conjunto de redes universitárias interconectadas em 56 kilobits por segundo (kbps), que nos anos que se seguiram substituiu a ARPANET que se tornou obsoleta em fevereiro de 1990.

Manuel Castells (2003, p. 14) relata que “dali em diante, tendo liberado a internet de seu ambiente militar, o governo dos EUA confiou sua administração à National Science Foundation.” Porém, ainda segundo Castells (2003), o dominio da NSF durou pouco, devido a tecnologia de redes estar no domínio público e as telecomunicações desreguladas a NSF encaminhou a privatização da internet.

Seguindo os avanços da internet na década de 1990 surgiu o termo web, conhecida como www ou W3. Foi nesse período que a web se tornou comercial, e seu crescimento ocorreu em adjunto com os computadores pessoais.

WEB 01

Com todos os avanços ocorridos na internet até a década de 1980, Tim Berners-Lee, físico britânico e funcionário do CERN (Consiel Européen Pour la Recherche Nucleárie) propôs no ano de 1989 a web, conhecida como www (world wide web), que foi concretizada no ano de 1990 com a ajuda de Robert Cailliau. A web teve seu funcionamento inicial dentro do CERN.

Para Manuel Castells (2003, p. 18) “ele (Tim Berners-Lee) definiu e implementou o software que permitia obter e acrescentar informações de e para qualquer computador conectado através da Internet: HTTP, MTML e URI (mais tarde chamado de URL).”

Tim Berners-Lee também constituiu as ferramentas necessárias para o funcionamento da web, o HTTP (protocolo de transferência de hipertexto), bem como da primeira linguagem para web, o HTML, o primeiro navegador web que também funcionava como editor e o primeiro servidor http.

Baltzan e Phillips (2012,p. 62) colocam que “o http define o processo pelo qual um cliente da web, chamado navegador, origina um pedido de informação e envia-o para um servidor da web, um programa projetado para responder aos pedidos http (...)”.

Este período em que a web era baseada em texto e hipertextos, links inseridos no documento, que apresentavam um segundo documento na mesma ou em outra janela do navegador. Baltzan e Phillips (2012) também colocam que este foi um período em que a web tornou-se um meio ideal para publicações de informações na internet.

Baltzan e Phillips (2012,p. 62) relatam que “o www permaneceu originalmente baseado em textos até 1991, quando ocorreram dois eventos que mudariam a web para sempre, a quantidade e a qualidade de informações disponíveis.”

O primeiro evento ocorreu quando com as especificações http, html e url Tim Berners-Lee lançou o primeiro site, que foi posto “on line” em 6 de agosto de 1991, permanecendo no ar até os dias de hoje. Que fornecia informações e detalhes sobre o world wide web, e incluía como construir um navegador.

Baltzan e Phillips (2012,p. 62) colocam que “o site também hospedou o primeiro diretório de web do mundo, uma vez que Berners-Lee manteve, posteriormente, uma lista de outros websites além do seu próprio.”

O segundo foi quando após o lançamento do primeiro navegador pelo CERN, no início de 1993, Marc Andreessen e Eric Bina (NCSA) fundaram a empresa Mosaic, dando o mesmo nome a sua criação, o primeiro navegador gráfico. Em junho do mesmo ano Thomas R. Bruce criou o primeiro navegador do windows, o Cello, dando início a explosão dos navegadores na web. O navegador facilitou o acesso aos websites que começaram a aparecer. No ano de 1994 a empresa Mosaic, mudou seu nome para Netscape Comunications.

Seguindo a evolução dos websites, Melo Júnior (2007, p.4) coloca que “ainda em 1994, dois estudantes de Standford, Jerry Yang e David Filo, criaram um catálogo de websites, organizado em ordem hierárquica. Depois este website virou o Yahoo.”. Período que marca o início dos sites de buscas, que hoje é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com