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A INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

Por:   •  24/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  243 Visualizações

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SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 PRIMEIRA PARTE - INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR 5

3.1.1 Apresentação dos Dados Coletados Usando Qualidade de IHC 5

3.1.2 Conceito de Comunicabilidade 5

3.1.3 Conceito de Cores 6

3.1.4 Protótipo de Tela Demonstrando a Utilização dos Conceitos 7

3.2 SEGUNDA PARTE - SISTEMAS COMPUTACIONAIS 8

3.2.1 Sistemas de Informação Operacional 8

3.2.2 Sistemas de Apoio a Decisão 9

3.3 TERCEIRA PARTE – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 11

3.3.1 Cifra de César 11

3.3.2 Criptografia Simétrica 11

3.3.3 Criptografia Assimétrica 12

3.3.4 Outra Forma de Segurança Sugerida 13

3.4 QUARTA PARTE – UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA INTEGRAR PESSOAS 14

3.4.1 Faculdades pesquisadas 15

4 CONCLUSÃO 24

REFERÊNCIAS 25

1 INTRODUÇÃO

O referido trabalho acadêmico, objetiva trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivando a interatividade e a regionalidade e auxiliando na aplicação dos conceitos estudados como especificados em cada um dos itens abordados.

Realizar uma breve análise nos artigos sugeridos e realizar analises nos seguintes momentos:

O texto visa, no primeiro momento, realizar uma síntese sobre O Conceito de Interface IHC: O protótipo de uma tela, para melhor compreensão no que se diz respeito o referido tema.

Já o segundo momento objetiva uma análise sobre Sistemas de Informação Gerencial –SIG, onde são definidas como sistemas ou processos que oferecem informações importantes para gerenciar com proeza as organizações.

Logo em seguida, abordara-se a Segurança da informação criptografia, código de Cesar e tipos de chave. Onde aprendera-se que a ação de uma cifra de César é movimentar cada letra do alfabeto uns números de vezes fixam abaixo no alfabeto.

No quarto momento será abordado estuda sobre O Universo Tecnológico: Inclusão Digital. Onde a referida pesquisa, se deu em três instituições de ensino superior. Onde foi possível detectar 5 práticas que podem ser consideradas de interação ou de inclusão digital por meio dessas instituições.

2 OBJETIVO

Esta produção textual interdisciplinar individual tem como principal objetivo trabalhar o conteúdo do eixo temático que foi abordado em todas as disciplinas do primeiro semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, auxiliando assim na aplicação dos conceitos estudados. Para tal, inicialmente, será realizada uma revisão bibliográfica do material disponibilizado no ambiente virtual. Em seguida, a partir de pesquisas realizadas na Internet, serão complementadas as informações levantadas anteriormente.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 PRIMEIRA PARTE - INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

3.1.1 Apresentação dos Dados Coletados Usando Qualidade de IHC

De acordo com a atividade proposta para este trabalho, os dados coletados para o cenário proposto que foram os das faculdades Pitágoras, Uninter e UNIP devem ser apresentados usando a qualidade de IHC como comunicabilidade e também conceito de cores.

Sendo assim, para criação do protótipo da tela de apresentação dos dados foi necessário a utilização do software Evolus Pencil, conforme será mostrado a seguir.

3.1.2 Conceito de Comunicabilidade

De acordo com Nielsen (1994), os diálogos devem ser simples e naturais:

• Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos.

• A sequência da interação e o acesso aos objetos e operações devem ser compatíveis com o modo pelo qual o usuário realiza suas tarefas.

• Objetos/informações relacionadas devem estar agrupadas.

• Usar cores de forma consistente e limitada.

• “Menos é mais” - informação demais distrai o usuário.

o Se for o caso, colocar mais informações em telas acessórias/secundárias.

Sendo assim, podemos concluir com as orientações de NIelson que uma interface ideal deve possuir componentes que são familiares ao usuário, deve apresentar apenas as informações solicitadas de forma agrupada e essas informações devem se limitar ao mínimo necessário para atender às necessidades do usuário.

3.1.3 Conceito de Cores

De acordo com Morais e Loper (2014, p. 67), ao desenvolver interfaces de software é preciso contemplar, no projeto, as cores a serem utilizadas e o que se deseja transmitir por meio delas. Ainda segundo esses autores, as cores causam sensações diferentes às pessoas.

Os estudos feitos por psicólogos associam cores a algumas sensações humanas, como, por exemplo:

• Vermelho, amarelo e laranja: causam sensação de agitação, euforia e impacto emocional.

• Azul e violeta: transmitem a sensação de calma e tranquilidade.

• Branco: transmite a sensação de organização e agilidade.

No caso desse trabalho, optamos por utilizar no prSendo assim, podemos concluir com as orientações de NIelson que uma interface ideal deve possuir componentes que são familiares ao usuário, deve apresentar apenas as informações solicitadas de forma agrupada e essas informações devem se limitar ao mínimo necessário para atender às necessidades do usuário.

3.1.4 Protótipo de Tela Demonstrando a Utilização dos Conceitos

Como foi pedido, utilizamos o conceito de interface, qualidade e comunicabilidade e,

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