TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES

Por:   •  17/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O termo Interação Humano-Computador surgiu na década de 1980 com a necessidade de um estudo aprofundado na relação Humano-Computador não em apenas um deles, nele podemos analisar como o ser humano interage com os computadores e como o uso dos computadores afetou o ser humano.

Neste trabalho iremos apresentar a definição da Interação Humano-Computador sob o ponto de vista de BARANAUSKAS, Maria Cecília C.; ROCHA, Heloisa Vieira da entre outros autores e por fim daremos o nosso próprio ponto de vista sobre o assunto.

Definições de Interação Humano-Computador

Na tese de Carvalho (1994, pag. 6) ele cita Baecker & Buxton (apud Thakkar, 1990, p. 1) que definem interação homem-computador como "o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador.".

No mesmo artigo ele apresenta currículo de referência para cursos de graduação na área de interação homem-computador, desenvolvido pelo Grupo de Desenvolvimento de Currículo (CDG) do seu Grupo de Interesse Especial em Interação Homem-Computador (ACM SIGCHI) (CDG, 1992). Na publicação é apresentada a seguinte definição (CDG,1992, p. 5)

"A interação homem-computador é uma disciplina que diz respeito ao projeto, avaliação e implementação de sistemas de computador interativos para uso humano e ao estudo dos principais fenômenos que os cercam".

Para Helander et al (1997).

“IHC tem sido, por muitos anos, a maior área de pesquisa em ciência da computação, ergonomia, psicologia da engenharia, e outras disciplinas relacionadas”.

Para Padovani(2002)

“IHC é um campo de estudo interdisciplinar que tem como objetivo entender como e porque as pessoas utilizam (ou não utilizam) a tecnologia da informação”.

Para Rocha e Baranauskas (2003) o IHC trata do

“design de sistemas computacionais que auxiliem as pessoas de forma a que possam executar suas atividades produtivamente e com segurança”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com