TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Digital

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Inclusão Digital

        Inclusão digital e a tentativa de que todas as pessoas tenham acessos as tecnologias de informação e comunicação, principalmente as pessoas de baixa renda, para facilitar a vida da pessoa, no acesso a informações, pesquisas, mandar e-mails, etc.

        Em todo o mundo e uma tendência a disponibilizar o serviço através da internet, por isso uma pessoa que está incluída no mundo digital ganha qualidade de vida e poupa tempo no uso da tecnologia.

        Um projeto de inclusão digital e o Eu Cidadão da cidade São Leopoldo-RS, o público alvo e Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos, em situação de vulnerabilidade social residentes no Município, que tem o objetivo contribuir por meio da inclusão digital a participação cidadã e o acesso ao conhecimento universal, pessoal e profissional através de oficinas de informática.

        E localizado no centro da cidade, o funcionamento e de Segunda-Feira à Sexta-Feira – 8hs às 12hs e 13hs às 17hs, há 510 inscritos por ano, um projeto gratuito não governamental.

        Analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Ao acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios onde a tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione para fazer valer a inclusão dos indivíduos neste ciberespaço.

Deste modo, a escola se apresenta como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço de uma metodologia de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade da informação anulando, assim, as diferenças sociais não pertinentes a este processo.

Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. Baseado nestes preceitos, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o tema de inclusão digital no ambiente escolar como uma ação educacional que envolve o professor, ao capacitar-se para apropriação e ideal uso de recursos tecnológicos, e o aluno como sujeito no espaço de interação e comunicação de novas formas de colaboração, interatividade, conhecimento e cidadania.

A informática é a maior descoberta do século X X. A sua expansão é universal e a sua utilidade é indescritível e quem a desconhece está fora do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com