TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação Humano Computador

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 9

// Trabalho 2

1. Fatores de Usabilidade:

Identifique quais fatores de usabilidade deveriam ser privilegiados nos seguintes casos e justifique sua resposta:

Um sistema para gestão dos documentos produzidos e consumidos por uma organização;

O sistema deve ser muito seguro, já que se trata de toda documentação de uma organização inteira. Além disso, deve ser um sistema robusto em relação às falhas físicas e eficiente na entrega de serviço.

Um quiosque de informações em uma livraria;

Um quiosque de informações deve priorizar a satisfação do atendimento e ser ágil no fornecimento das informações da livraria.

Um caixa eletrônico;

Acima de tudo deve ser um sistema intuitivo e consequentemente ajudar o cliente na recordação de como a interface está disposta. Nesse sentido, cada consulta de usuário teria um tempo menor para concluir sua atividade no caixa eletrônico, evitando que se formem filas nos horários de pico.

Um sistema Web para fornecer os resultados de exames de saúde a pacientes e seus médicos;

Espera-se que um sistema de resultados de exames médicos promova uma boa experiência de uso atrelado a objetividade no fornecimento de informações, ou seja, qualquer usuário de qualquer idade deve ter capacidade de entender e interpretar os resultados dos seus exames.

Um jogo educacional de simulação de fenômenos físicos (ex: deslocamento, aceleração e atrito).

Um jogo educacional deve facilitar o aprendizado do aluno, com uma interface fácil de ser lembrada, pois o objetivo aqui é entender os experimentos realizados, assim a interface deve ser intuitiva e, acima de tudo, simples.

2. Acessibilidade:

Cite dois exemplos de sistemas interativos para os quais a acessibilidade beneficiaria seus usuários em certas situações. Discuta os benefícios da acessibilidade nesses sistemas para os usuários e para a organização responsável pelo sistema.

Redes Sociais: Hoje em dia, as redes sociais fazem parte da vida diária das pessoas, no entanto, sites como facebook e twitter não contam com interfaces ou páginas de auxílio a pessoas com deficiência visual ou auditiva, e também não são muito simples para usuários que não acompanham de maneira geral o avanço tecnológico. Na dada situação, aumentar a acessibilidade a este tipo de usuário traria uma maior inclusão às pessoas com deficiências físicas ou aquelas com dificuldades tecnológicas, e ao permitir que estes usuários utilizem de seus serviços, as redes sociais se beneficiam de um maior número de pessoas na rede, assim como uma maior credibilidade em relação aos usuários corriqueiros ou novos usuários do sistema.

Televisão e Streaming: As plataformas de vídeo em geral apresentam algumas tentativas, com sucessos e falhas, de inclusão e acessibilidade, entretanto, ainda existe muito espaço para que as empresas possam agir. Sites de stream de vídeos, como o YouTube, recentemente começaram a buscar a ajuda dos usuários para legendar os vídeos que mais gostaram, e tem mudado sua interface para que se torne cada vez mais simples para que todos possam utilizar dos seus serviços. Tal comportamento poderia ser reproduzido por outros sites e pela televisão de maneira geral, visto que muitos programas da televisão não contém legendas próprias, sendo raramente legendados posteriormente em uma retransmissão. Com relação a deficientes visuais, muitos programas de televisão e plataformas de streaming não tem ferramentas de áudio descrição, portanto fica impossível de entender sem a presença de alguém para explicar-lhes o que acontece.

Melhorar estes pontos, e alguns outros mais sutis, faria com que o alcance dos sistemas aumentasse, geraria um ganho de credibilidade e também permitiria um avanço nas aplicações de tecnologias e interfaces de acessibilidade não só nestes, mas em outros sistemas também.

3. Critérios de qualidade de uso:

Escolha dois sistemas interativos a que você tenha acesso e que possa utilizar. Inspecione sua interface para analisar usabilidade, experiência do usuário, acessibilidade e comunicabilidade, considerando diferentes perfis de usuário:

Spotify para Computador

Um usuário que está utilizando o sistema pela primeira vez; um usuário que utiliza o sistema diariamente;

O sistema estudado apresenta logo que iniciado uma interface simples de ser manejada, onde as opções de gênero de música, principal função da plataforma, estão representadas em imagens auto explicativas (affordance condizente e boa comunicabilidade), tais características são suficientes para que, em alguns cliques, um usuário novato do sistema possa escutar músicas de acordo com o seu gosto musical pessoal. Para o usuário que utiliza o sistema diariamente suas playlists são exibidas no plano principal da interface e o gerenciamento dessas playlists dá-se de forma eficiente e rápida garantindo uma usabilidade fluida.

A experiência de usuário nos dois cenários estão correlacionadas com os sentimentos trazidos à tona pelas músicas que o utilizador gosta, visto que tanto o usuário novato, quanto o usuário diário, tem facilidade em encontrar músicas que os agrada, em pouco de tempo de utilização do sistema, a satisfação pode ser atingida.

A acessibilidade do sistema não apresenta obstáculos para usuários sem limitações, para ambos usuários, novato e diário, salvo o fato de que várias opções da interface ainda não receberam traduções para Português Brasileiro, mesmo quando configurado para este idioma.

A comunicabilidade é bem intuitiva, visto que os designers preocuparam-se em deixar, além das imagens que ilustram os gêneros, uma interface para reprodução das músicas que se assemelha bastante de todas as outras (play, pause, avançar e progresso da música), sem muitos mistérios para usuários novos e antigos.

Um usuário que enxerga com dificuldade;

Não existe uma ferramenta padrão no sistema que aumente a imagem, agindo como lupa, e nem uma configuração de tamanho de fonte, portanto toda a interação do usuário é prejudicada pelo fator Acessibilidade, já que uma ferramenta de terceiros deverá ser utilizada para adaptar o uso do Spotify.

Um usuário com baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com