TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação Humano Computador

Por:   •  26/3/2022  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI[pic 1][pic 2]

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: Interação Humano Computador

PROFESSOR: Frank César Lopes Véras

C.H.: 60 h    CRÉDITOS: 2.2.0       PERÍODO: 2021.2

Dispositivos que Exploram Outros Sentidos Humanos para sua Interação com a Tecnologia

Dayan Ramos Gomes

O artigo pesquisado “Sumarização de Dispositivos de Efeitos Multissensoriais para Interações Humano-Computador”, refere-se a uma pesquisa realizada pelos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo que mostra, de forma geral, a explicação sobre diferentes tecnologias e dispositivos com baixo custo e inovadores que permitem formas de interação do usuário com o computador até então inéditas, que exploram novos sentidos humanos como, olfato, paladar e tato, além da visão e audição na qual já usamos para interação com frequência.

Desta Forma, o artigo cita vários dispositivos de efeitos sensoriais que permitem essa interação diferente da tecnologia com outras sensações humanas, tais como: o Roto VR, que é uma cadeira de efeito tátil destinada à VR, que são jogos em realidade virtual, que gira de acordo com os movimentos da pessoa e produz sensações de impacto, como em acelerações bruscas ou colisões. Dobbelstein, que é um dispositivo olfativo pequeno para ser usado como colar e que ao receber notificações pessoais de algum dispositivo conectado via Bluetooth, ele emite um odor diferente de acordo com a notificação, tendo até 8 odores.

Além Disso, o artigo cita também:  Digital Lollipop, que é um protótipo relacionado ao paladar, capaz de produzir sensações de gosto por meio de estimulação elétricas das papilas gustativas, que são estruturas responsáveis por captar os estímulos de sabores dos alimentos que ingerimos, encontradas em diferentes regiões da língua. Feelreal VR, que é uma máscara de realidade virtual que combina olfato e tato, onde fornece o efeito olfativo através de sete fragrâncias diferentes e fornece o efeito de tato a partir de um sistema de ionização ultrassônico para criar neblina de água e efeitos de frio e calor direcionados para a cabeça do usuário.

Sendo Assim, os exemplos apresentados e explicados no artigo, mostram de forma geral, uma visão nova e clara da utilização desses dispositivos que proporcionam uma interação do usuário com o computador inovadora a partir da exploração da sensação de outros sentidos humanos pouco usados em interações normais com um computador. Assim, o artigo mostra as grandes e diversas possibilidades que o avanço da tecnologia pode nos proporcionar para ter uma interação com uma máquina cada vez mais completa e parecida com a realidade vivida e sentida no dia a dia quando não estamos em um computador.

Referências Bibliográficas

SALEME, Estêvão; COVACI, Alexandra; MESFIN, Gebremariam; SAIBEL SANTOS, Celso Alberto; GHINEA, George. Sumarização de Dispositivos de Efeitos Multissensoriais para Interações Humano-Computador. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18, 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 170-171. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8424.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com