TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet e Intranet

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário[pic 1]

  1. Introdução                                                                        3
  2. História da internet                                                                5
  3. Evolução                                                                          7
  4. Intranet                                                                                9
  5. História da Intranet                                                                10
  6. Internet no Brasil                                                                 12
  7.  Referências                                                                         13

Introdução

Todos sabem o que é a internet, afinal todos usam, é uma parte essencial no nosso mundo atual. Sendo usada não apenas para lazer, mas também a parte de comunicação que é importante não apenas para falar com famíliares distantes mas também para negócios e reuniões de natureza política e econômica.

        Mas o que é a internet? Nesse trabalho seram apresentadas explicações que irão esclarecer todas as dúvidas além de deixar muitas curiosidades sobre essa brilhante invenção.

        Apesar de sabermos o que é a internet, é difícil colocar em palavras, então a definição mais formal pelas palavras da Wikipédia é “A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro”.        


[pic 2]

[pic 3] 


História da Internet

        Grande parte das coisas que temos hoje são usadas com um propósito diferente do propósito para qual foram criadas, a internet é uma dessas coisas. Desde muito tempo antes da sua criação já existiam meios de comunicação, que iam cada vez mais crescendo, mas foi somente a partir da década de 1960 que a internet surgiu.

        Com a crescente tensão proporcionada pela guerra fria, a pesquisa de armas e tecnologias era levada a sério cada vez mais, e foi com o propósito militar que a internet nasceu, ela seria uma forma de manter comunicações em caso de um possível ataque inimigo que pudesse levar a destruição dos até então utilizados meios.

        Os principais pesquisadores da transmissão de dados que consistia em um sistema de pacotes foram Vinton Cerf e Robert Kahn. A ideia era repassar dados através da quebra da mensagem em vários blocos, enviados juntamente com as informações necessárias para utilizá-los em conjunto novamente.

[pic 4]

[pic 5]Vinton Cerf (left) and Robert Kahn worked out the conventions of the modern Internet

Evolução

A partir da década de 1980, a internet passa a se tornar mais próxima da forma como a conhecemos hoje, porém ainda não comercializada. Era utilizada apenas para pessoas autorizadas para pesquisas, universidades e comunicação entre algumas empresas.

Foi só na década seguinte, de 1990, que a internet chegou ao público, e começou a ser comercializada em 1991, mas ainda era muito limitada, era ainda utilizada para comunicação mas agora com alguns sites de cientistas publicando artigos, e no geral pouco foco na aparência, os textos valiam mais.

        Em 1995 surge o navegador, e então ocorre uma explosão da internet, com diversas funcionalidades implantadas e muitos novos recursos como gráficos detalhados, animações, desenhos 3D, janelas e botões de acesso. Nesse momento os detalhes e recursos técnicos se tornam mais importantes.

        Na entrada do século XXI começam a surgir novas ideias, e profissionais especializados na personalização, os web designers. É onde surgem os sites de compras, os sistemas de Java, jogos online, e todo um trabalho de marketing que gera muitos empregos.

        Surgem então as redes sociais, que são sucesso pelo mundo todo, desde blogs mais simples até as mais conhecidas redes sociais como Facebook e Twitter. As empresas de comércio, de jogos, de informações, todas passam a utilizar a internet como sistema de entretenimento, comércio e diversas funções.

        Nos dias atuais a internet é utilizada por todos, sendo comum nos celulares onde quer que andemos, computadores desktop e notebook, e inovações cada vez mais surpreendentes como as televisões e carros com acesso a internet.


[pic 6]

[pic 7]


Intranet

Intranet é uma de uma rede privada dentro de uma organização que esta de acordo com os mesmos padrões da internet, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorizações de acesso.

Assim como na própria internet, as intranets são usadas para compartilhar informações. Intranets seguras são presentemente o sistema de mais rápido crescimento da Internet, porque é muito menos caro do que construir e gerir redes privadas virtuais baseadas em protocolos proprietários.

O principal objetivo da Intranet é compartilhar informações sobre recursos de computação entre os utilizadores. Uma intranet também pode ser usado pra facilitar atividades em grupo.

As empresas podem enviar mensagens privadas através da rede pública, utilizando criptografia especial e outras medidas de segurança.

Uma intranet muitas vezes confunde-se com a Internet. Embora existam muitas semelhanças entre si, na realidade são duas coisas diferentes. A Internet é a World Wide Web global, enquanto uma intranet é uma Internet privada que opera dentro de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (408.7 Kb)   docx (312.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com