TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet na Escola Pública

Por:   •  25/5/2016  •  Artigo  •  4.708 Palavras (19 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA DE

SISTEMAS COMPUTACIONAIS

LUIZ ARTHUR RODRIGUES DE MELLO

Uso de soluções gerenciáveis e seguras no fornecimento de acesso à Internet para alunos e funcionários de escolas públicas.

Juiz de Fora

2015

LUIZ ARTHUR RODRIGUES DE MELLO

Uso de soluções gerenciáveis e seguras no fornecimento de acesso à Internet para alunos e funcionários de escolas públicas.

Artigo apresentado ao Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora, como pré-requisito para obtenção do grau de especialista em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais.

Orientador: Anderson Luiz Nogueira Vieira

Aprovado em          /        /        

                                                                                

Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora

Anderson Luiz Nogueira Vieira – Orientador

                                                                                

José Luiz Kessler – Membro da Banca


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        A PRIMEIRA ESTRUTURA        

3.        SERVIDOR DE DOMÍNIO        

4.        ESTENDENDO O ACESSO        

5.        SERVIDOR PROXY        

6.        CONCLUSÃO        

7.        REFERÊNCIAS        


RESUMO

A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e o Ministério da Educação fornecem às escolas estaduais acesso a internet através de contrato com empresa de prestação de serviços de acesso e por meio de Circuito Digital contratado por Pregão, mas para fazer o compartilhamento do acesso no laboratório de informática e demais computadores a escola deve contratar terceiros, com verba própria, ou contar com voluntários com conhecimento específico na área.

Palavras-chave: Ensino Público, acesso à internet, configuração de servidores.

ABSTRACT

The State Department of Education of Minas Gerais and the Ministry of Education provide to state schools internet access through agreement with  internet providers and through Digital Circuit hired by auction , but to make the sharing of access in computer lab and other computers the school should hire third parties with its own funds , or rely on volunteers with expertise in the area.

Key-words: Public Education, internet access, server configuration.

  1. INTRODUÇÃO

No início de 2004 o Governo do Estado de Minas Gerais lançou o projeto Escolas em Rede que tinha por objetivo efetivar a mudança de cultura nas Escolas Estaduais de Minas Gerais fazendo com que as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC fossem incorporadas ao trabalho educativo.

Entre as metas do projeto estava adquirir equipamentos de informática para as escolas e conecta-las à internet; desenvolver projetos didáticos via web, com finalidade de explorar as possibilidades pedagógicas abertas pelas novas tecnologias além de implantar o Sistema Informatizado de Administração Escolar (SIMADE).

Atender a todas as Escolas Estaduais de Minas Gerais era o grande desafio do projeto. Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) existentes nas Superintendências Regionais de Educação (SRE) contavam com professores treinados em softwares educacionais, mas não possuíam técnicos habilitados para criar e configurar estruturas de rede nas escolas, necessitando assim contratação e treinamento de pessoal, o que leva tempo e consome recursos. O Relatório Circunstanciado do Projeto Escolas em Rede mostra que em 2004 a Secretaria de Educação investiu R$99.500,00 em equipamentos beneficiando 700 escolas, mas apenas em 2006 começaram os cursos de capacitação de técnicos educacionais nas superintendências. Não foi feita contratação de profissionais de Tecnologia da Informação, apenas treinamento foi oferecido para os professores já existentes no NTE.

Este artigo mostra a evolução do uso de tecnologias de informação e comunicação na Escola Estadual Antônio Carlos, no município de Juiz de Fora, que foi inserida no Projeto Escolas em Rede em 2006.

Em 2005 a Escola Estadual Antônio Carlos contava com quatro computadores administrativos (direção, secretaria, sala dos professores e biblioteca) e dez computadores no laboratório de informática do projeto ProInfo do Ministério da Educação, sem acesso a internet.

O uso do Laboratório de Informática pelos alunos ocorria apenas pelas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental com uso de softwares educativos fornecidos pelo MEC. Históricos e declarações eram feitos a mão em formulários padrão comprados em gráficas e os boletins de notas entregues aos pais eram preenchidos pelos funcionários da secretaria a cada bimestre, ainda usando o esquema caneta azul para notas acima da média e vermelha para notas abaixo da média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (670.4 Kb)   docx (169.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com