TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet originalmente denominada ARPANET, surgiu em 1969, com o objetivo de proteger informações militares.

Por:   •  2/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.289 Palavras (22 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 22

HISTÓRICO

A Internet originalmente denominada ARPANET, surgiu em 1969, com o objetivo de proteger informações militares.

Foi a ARPA (Advanced Research Projects Agency) – órgão do governo americano – responsável por desenvolver uma rede de computadores que garantisse a segurança dos dados.

Com o fim da guerra fria, a ARPANET abriu-se para a comunidade acadêmica e científica, como meio de comunicação e intercâmbio de pesquisas, sendo conhecida a partir daí como Internet.

Graças ao advento do teleprocessamento (processamento de dados à distância) e as chamadas Redes de Computadores foi possível a criação da INTERNET. Ela é formada por milhares de redes interligadas em mais de 70 países. Em 1994, o número de redes na INTERNET era estimado em 30.000. Esse deve dobrar a cada ano. Logo, hoje em dia, em pleno século XXI, estima-se em torno de 240.000 de redes.

Com o passar dos anos a Internet se popularizou de tal forma, que a partir dos anos 80, começou a ser explorada comercialmente, tal como a conhecemos hoje, disponibilizando vários serviços tais como: Correio eletrônico (E-mail), transferência de arquivos (FTP), páginas web(Web Sites), entre outros.

Concluímos então que atualmente a Internet que é considerada como um conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro, que têm em comum um conjunto de Protocolos e Serviços, que são explorados por usuários do mundo todo.

Sendo que cada uma das redes desse conjunto é sustentada e mantida separadamente por instituições educacionais particulares e por outras organizações.

ADMINISTRAÇÃO E CONECTIVIDADE

[pic 3]

Conectar-se à Internet significa estabelecer uma comunicação entre o seu computador e outros através de um Provedor de Acesso (UOL, Terra, iG, Globo etc).

Provedores de Acesso são empresas (que possuem computadores permanente ligados aos BackBones – satélites / fibras ópticas com alta velocidade.

Através da discagem, ligação telefônica, de um software do windows (Dial-Up) é estabelecida uma comunicação para troca mutua de informações entre o seu micro e o provedor.[pic 4]

São feitas então algumas configurações no Dial-Up:

Iniciar/Configurações/Painel de Controle/Rede

1) Instalação de um adaptador - software Microsoft que faz o controle da utilização do hardware responsável pela conexão física (Modem);

2) Instalação de um (Protocolo) – linguagem que os computadores utilizam para transmissão de dados entre si. O protocolo utilizado pela Internet é o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).

Assim podemos navegar que é o ato de explorar as informações da Web através de diversos hyperlinks presentes nos documentos acessados (acessos rápidos a informações armazenadas em outras páginas).

A navegação sempre é iniciada a partir da digitação de uma URL / site (local de visitação na Internet), que também é conhecido como endereço.

Hoje em dia, existem empresas que permitem o acesso gratuito a usuários de diversos lugares do mundo. Ex.: iG, Tutopia, Ibest.

A vantagem de utilizar a Internet gratuita é o não pagamento mensal pelo seu uso. Em contrapartida, sua conexão é de difícil acesso, principalmente em horários de pico (horário comercial).A vantagem de utilizar um provedor de pagamento mensal é que independente do horário, o acesso é garantido e de rápida conexão. A única desvantagem aparente é que precisa ser pago.

Quando nos cadastramos em um provedor de acesso passamos a ter uma conta com nome de usuário (porta de entrada dos usuários na rede), uma senha (password – segurança do usuário na rede) e um número de telefone para a discagem, conexão.

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS

- Transmissor (computador ou terminal)

- Codificador (modem)

- Meio (linhas telefônicas/microondas/satélite)

- Decodificador (modem)

- Receptor (computador/terminal)

- Mensagem (informações/dados)

Os Dados são a forma de representar informações. Ex.: Seqüência de caracteres é um conjunto de dados (informações).

O Sinal é a maneira de representar os dados. Eles podem ser de dois tipos: Analógico e digital.

  • Sinal analógico – qualquer valor ao longo do tempo de transmissão. Ex.: Luz, Ondas sonoras.
  • Sinal Digital – só é possível dois valores do intervalo representados por binário (0 e 1). Ex.: Números inteiros e caracteres representados por binários.

Linhas de Comunicação – Linhas comutadas (discadas) e Privadas (dedicadas). As linhas Privadas costumam possuir grande velocidade de transmissão chamando-as então de Banda Larga (Wide Band).

Meios de transmissão – Par de fios (par trançado), cabo de pares, cabo coaxial, fibra ótica, rádio, satélite, infravermelho, lazer.

Velocidade de transmissão: Unidades de medida

bps – bits por segundo ou seus múltiplos (Kbps, Mbps). Usado para sinal digital.

BAUD – alternância da linha telefônica por segundo (na linha entre ao modens). Usado em sinal analógico.

Modos de transmissão

Paralela – Os bits são transferidos simultaneamente utilizada nas ligações entre o computador e os periféricos próximos. Ex.: Impressora, Scanner.

Serial – São transferidos em seqüência (em série), um após o outro utilizando uma única linha de dados. É mais econômica (exige menos fios internos) e mais indicada para transmissão em grandes distâncias. Ex.: Mouse.

FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS DISPONÍVEIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (284.1 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com