TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O roteiro de entrevista elaborado teve o objetivo de saber sobre o aumento da internet durante a pandemia

Por:   •  9/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 9

PSICOLOGIA 1ºB

Ana Carolina Blattner Picoli, Francielle Isepon Pilon, Gabriele Cardoso, Henrique                          Zambuze, Jorge dos Santos Miranda.    

O roteiro de entrevista elaborado teve o objetivo de saber sobre o aumento da internet durante a pandemia.

A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19) tornou-se um dos grandes desafios do século XXI. Atualmente, acomete mais de 100 países e territórios nos cinco continentes1 . Seus impactos ainda são inestimáveis, mas afetam direta e/ou indiretamente a saúde e a economia da população mundial. A COVID-19 é uma doença infectocontagiosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), do inglês severe acute respiratory syndrome-associated coronavirus 2. (BRITO; BRAGA; CUNHA; PALÁCIO; TAKENAMI, 2020)  

Foram entrevistados 5 colaboradores de um provedor de internet (INFRACONECT). Os entrevistados têm idade entre 25 e 33 anos, com relação ao grau de escolaridade dois possuem o 2º grau completo, um o superior incompleto, um o 1º grau completo e um o superior completo, quatro são do sexo masculino e uma do sexo feminino, quatro deles iniciaram na parte de campo, fazendo instalações e manutenções na casa dos clientes e depois migraram para parte interna da empresa (escritório), somente um mantem a sua função desde o início. Todos os 5 colaboradores entraram na empresa sem conhecimento nenhum sobre o ramo e foram aprendendo no dia a dia.

A única colaboradora da entrevista do sexo feminino, já iniciou no setor interno da empresa (escritório) e mantem a sua função até os dias de hoje.

         As entrevistas relataram que durante a pandemia ocorreu um aumento significativo nas vendas, essa resposta foi unânime entre os entrevistados.

O estudo de BRIDI et al (2020), relata que a pandemia da COVID-19 surpreendeu a todos. E com o risco de adquirir e transmitir a doença, fez com que o mundo buscasse alternativas e o isolamento social foi o meio mais eficaz indicado pelas autoridades ligadas à saúde. Para se adaptarem, se ajustaram a forma de trabalhar conhecida no Brasil como forma remota, ou home-office. Segundo o IBGE -PNADCOVID19, em maio de 2020, eram 8.7 milhões de trabalhadores em atividade remota.

             Com relação a mudança no dia a dia do trabalho desses colaboradores, quatro mencionaram que a mudanças foram as medidas preventivas do COVID-19 e o aumento do seu trabalho, devido ao aumento das vendas de internet, por conta do home office. Um dos colaboradores relatou ter feito plantões extras, outro relatou que as manutenções atendidas eram somente as urgentes. Um único colaborador relatou que não houve mudanças, que trabalhou igual.

A pesquisa de BRIDI et al (2020) aponta que os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho remoto em decorrer da pandemia do COVID-19 sobrecarregou os trabalhadores com mais horas e dias trabalhados, gerando um ritmo acelerado.

             De acordo com as entrevistas, considerando as mudanças que ocorreram nesse período, três dos entrevistados não gostariam que fossem mantidas, apenas um opinou em ser mantido o home office e outro que mantivesse o aumento nas vendas.

              Dois dos entrevistados relataram que houve mudança na faixa etária dos clientes entre 31 e 50 anos, dois responderam que não houve mudanças e somente um respondeu que houve entre 18 e 30 anos.

     Entre os pedidos feitos com maior frequência pelo consumidor, dois entrevistados responderam que são as manutenções em TV (sky gato), onde relataram que não tem nada a ver com o sinal da internet. Dois dos entrevistados responderam que os pedidos mais frequentes são home office e aulas on-lines e um deles respondeu que o pedido é a internet.

            Com relação as mudanças no relacionamento empresa x cliente, durante o período pandêmico, quatro relataram que não houve mudanças, que permaneceu igual, apenas um deles respondeu que o relacionamento melhorou durante esse período, que tiveram que se reinventar e melhorar o atendimento.

            Foi perguntado se alguma alteração ambiental prejudica a qualidade do serviço de internet, quatro entrevistados tiveram pontos em comum, relatando que a queimada e chuva, prejudicam o serviço. Apenas um deles, respondeu que nenhuma alteração prejudica a qualidade dos serviços.

Um aspecto importante é que incêndios, quando próximos às rodovias, tendem a provocar problemas no tráfego, como redução da velocidade, quantidade e capacidade, e com isso gerar atrasos, ocasionar acidentes, entre outros. (GOMES; SAKAMOTO, 2019).

            Entre as condições ideias para o oferecimento do serviço de internet, todos mencionaram que é o tempo sem chuva e um deles também mencionou que é necessário o link estar estável para a entrega de um serviço de qualidade.

           Com relação ao diferencial da empresa, os entrevistados foram unanimes em dizer que é o atendimento ao cliente, sendo um atendimento humanizado. Um deles também mencionou a questão de empréstimo de equipamentos para os clientes e o suporte nos feriados e finais de semana.

            Em resposta sobre a expectativa profissional de cada um na empresa, todos responderam o crescimento mútuo, empresa e colaborador.

De acordo com o estudo de Ferreira (2004), o campo das telecomunicações sofreu importantes avanços; como a tecnologia digital, a telefonia celular, a telefonia de longa distância, a comunicação de dados, a informática, as unidades centrais de processamento, os satélites geoestacionários, a comunicação por mensagem de texto, a transmissão de sinais de televisão e rádio, as comunicações marítimas, a fibra óptica, a tecnologia wireless, a microeletrônica, os sistemas operacionais e a internet. Sendo a Internet, essa última, apresentando taxas de crescimento sendo superiores a 100% ao ano, facilitando o acesso a milhões de brasileiros.

            Sobre a opinião de cada um sobre o aumento do uso da internet na pandemia, três entrevistados tiveram a mesma resposta, opinando ser muito positivo esse aumento, igualando as pessoas de todas as classes sociais. Apenas um dos entrevistados mencionou que tem medo se for utilizada para o lado ruim.

O trabalho de BIGNOTTO; LIPP; SADIR (2010), destaca que no mundo atual, o mundo moderno, o acesso a internet possibilita conexões de universos paralelos e multidimensionais de pessoas, facilitando tarefas como deslocar, serviços, rotina organizacional, afazeres domésticos, relacionamentos, entre outros. Nesse contexto, COLETA (2008) apud BIGNOTTO; LIPP; SADIR (2010) em seu trabalho descreveu que nos dias atuais as inovações da tecnologia facilitam as mudanças comportamentais como a acomodação das pessoas, pois essas fazem compras, se socializam, trabalham em suas casas, tendo o acesso à internet. BIGNOTTO; LIPP; SADIR (2010) acrescentam que o acesso à internet pode mudar o comportamento das pessoas devido ao grande número de eventos e estímulos. Com o excesso de informação, o resultado depende de como as pessoas produzem e também recebem essas informações, podendo ser positivas ou negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com