TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Surgiu a Internet

Por:   •  7/6/2018  •  Exam  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Como surgiu a Internet

Cenário sociológico da época

        A Guerra fria teve início após a segunda Guerra Mundial (1945), o seu fim foi marcado com a queda dos muros de Berlim (1989). O termo frio foi postulado, pois nenhuma nação entrava em guerra diretamente, o socialismo contra o capitalismo. Característica marcante foi a corrida armamentista, disputa estratégica, luta por hegemonia política e domínio militar no mundo. Diante disso, o governo americano contribuía financeiramente no desenvolvimento intelectual.

Origem

        Arpanet é uma rede de computadores montada pela Advanced Research Projects Agency (ARPA), em setembro de 1969 e em paralelo o cenário era de cortina de ferro. A ARPA foi fundada em 1958 pelo departamento de defesa dos Estados unidos com o propósito de impulsionar e instigar recursos de pesquisas, particularmente do mundo universitário, com o objetivo de alcançar superioridade tecnológica militar em relação a União Soviética. Além disso a Arpanet não passava de um pequeno programa que surgiu de um dos departamentos da ARPA, o Information Processing Techniques Office (IPTO), fundado em 1962 com base numa unidade preexistente. O objetivo desse departamento, tal como definido por seu primeiro diretor, Joseph Licklider, era estimular a pesquisa em computação interativa. Como parte desse esforço, a montagem da Arpanet foi justificada como uma maneira de permitir aos vários centros de computadores e grupos de pesquisa que trabalhavam para agência compartilhar on-line tempo de computação.

        Para montar uma rede interativa de computadores, o IPTO valeu-se de uma tecnologia revolucionária de transmissão de telecomunicações, a comutação por pacotes, desenvolvida independentemente por Paul Baran. O projeto de Baran de uma rede de comunicação descentralizada, flexível, foi uma proposta que a Rand fez ao Departamento de Defesa para a construção de um sistema militar de comunicações capaz de sobreviver a um ataque nuclear, embora esse nunca tenha sido o objetivo por trás do desenvolvimento da Arpanet. O IPTO usou essa tecnologia de comutação por pacote no projeto da Arpanet.

        Em 1971 já estava existindo 15 nós, maioria Universidades como Stanford e Harvard. Em 1972, aconteceu uma conferência internacional em Washington, que resultou na primeira apresentação bem-sucedida do Arpanet. Começou a surgir o conceito de: uma rede de redes, para uma rede comunicar-se com a outra necessitava de protocolos. A Arpanet não foi a única influenciadora da internet, ainda mais, uma influência foi o BBS.

Surface, Deep e Dark Web

        Os termos utilizados e o significado representativo têm causado um pouco de confusão entre os internautas.

[pic 1]

Figura 1 : Representação da Surface, deep web e dark web.

O termo surface é utilizado para os conteúdos que são indexados pelos motores de busca, páginas que podem ser somadas ao banco de dados dos buscadores. Deep Web são páginas de textos, arquivos (muitas vezes de alta qualidade e com autoridade informacional) disponíveis na web, os quais os motores de buscas não podem, devido a limitações técnicas, ou não querem, por escolha deliberada, adicionar aos índices de páginas web. Dark web é a rede global de usuários e computadores que operam à margem da visibilidade e das agências fiscalizadoras, com conteúdo intencionalmente escondidos e protocolos de comunicação inacessíveis para um sistema sem configuração correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (322.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com