TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lógica Digital

Por:   •  26/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Contexto Histórico do surgimento da Sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesa, colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.

Não apresenta correspondência com o contexto histórico, social, econômico, político, cultural e intelectual de surgimento da sociologia; O pensamento racionalista apresenta uma nova forma de ver o mundo.

Com relação ao surgimento da sociologia, incorreta; O uso sistemático da razão, característica marcante dos pensadores racionalistas.

“Na produção social os homens realizam determinadas relações indispensáveis; O trabalho se constituir como o fundamento real da produção material.”

Na teoria marxista o Estado ocupa um lugar central; O estado no comunismo apresentaria uma sociedade sem classes sociais e sem relação de opressão.

Em Marx, entender a sociedade de classes é entender sua base material; condicionamento de superestrutura pela infraestrutura.

Para weber, a ação social; Significa uma ação que, quanto ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros.

O fato social é o elemento mais importante da sociologia de Durkheim; Alternativas corretas, os critérios básicos para a definição do fato social incluem a generalidade... II A educação é um fato social que se impões coercitivamente aos indivíduos.

Dominação significa o exercício de ingluência decisiva e determinante de uns indivíduos sobre os outros. Para Max Weber: A dominação racional-legal assenta-se na legitimidade.

Sobre as idéias de Durkheim acerca do suicídio, estão corretas; O suicídio que acontece quando há ausência de regras na sociedade, gerando caos é anômico... II O suicídio altruísta é quando: “se o homem se mata não é porque reivindique esse direito, mas é porque tem esse dever.”... III No filme a onda o jovem Tim que se mata no final é egoísta.

Sobre as idéias de solidariedade: Um, Três, quatro e seis

O objetivo de weber ao estudar religiões é: compreender os processos de racionalização que caracterizam a modernidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com