TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Estatística

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 12

Diferenças entre os termos população e amostra

Define-se população como o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação.  Já amostra é um subconjunto de elementos pertencentes a uma população.

  • Tipos de amostragem :

Amostragem probabilística - procedimento em que todos os elementos da população têm uma probabilidade conhecida e superior a zero de integrar a amostra;

As amostras probabilísticas são preferíveis, pois permitem generalizar seus resultados para a população com maior segurança. Os métodos de amostragem probabilística servem para assegurar certa precisão na estimação dos parâmetros da população, reduzindo o erro amostral. O objetivo desta abordagem é obter a melhor representatividade possível.São subdivididas em: simples, sistemática, estratificada e por conglomerados.

- Amostragem aleatória – todos os indivíduos da população têm uma mesma probabilidade de serem selecionados. A principal razão para a realização de amostras aleatórias é a preocupação com a eliminação das distorções provocadas por amostras com características diferentes das da população da qual estão sendo extraídas.

- Amostragem sistemática – a seleção é feita por uma regra ou um teste padrão aplicado à população.Pode ser usada quando a população está naturalmente ordenada.

O exemplo mais clássico é uma amostra de prontuários de uma clínica odontológica ordenados cronologicamente. Consiste basicamente em obter os membros da amostra mediante retirada em intervalos definidos. Por exemplo, desejando pesquisar sobre o motivo do atendimento odontológico na clínica de periodontia no período de um ano, na disponibilidade dos prontuários ordenados cronologicamente. Caso existam 2500 prontuários e supondo a necessidade de um tamanho amostral de 500 unidades, será retirado seqüencialmente, um em cada cinco prontuários (2500 / 5 = 500). Contudo, deve-se sortear o primeiro prontuário a ser retirado. Este sorteio é realizado entre o primeiro prontuário até o prontuário com número correspondente ao valor definido para o salto, menos 1. Assim, no presente exemplo, é necessário sortear o primeiro membro da amostra entre os prontuários de número 1 a 4 (5 – 1). Caso tenha sido sorteado o prontuário 3, deve-se então obter os prontuários 3, 8, 13, 18, 23,… 2498 para a amostra.          Assim, ao final obtêm-se os 500 prontuário que comporão a amostra.

- Amostragem estratificada – selecionam-se aleatoriamente os grupos em vez dos indivíduos.Indicada quando a população apresenta subgrupos homogêneos, definidos como estratos, e quando se espera que estes estratos possuam comportamentos diferentes quanto ao objetivo do estudo, como por exemplo: sexo, faixa etária, grau de escolaridade, etc. Esse tipo de amostragem requer um conhecimento prévio da natureza da população, pois ela é dividida em subgrupos distintos.

Por exemplo, estudando uma população quanto ao uso de serviços de saúde, podemos estratificar a população por nível de escolaridade, pois se espera diferenças entre os grupos. A forma mais comum de obter os estratos é respeitar a proporcionalidade da composição da amostra (Se houver 50% da população com 1º grau completo, 30% com 2º grau completo, 15% com 3º grau completo e 5% com pós-graduação, a amostra deverá possuir 50% dos seus elementos com 1º grau completo, 30% com 2º grau completo, 15% com 3º grau completo e 5% com pós-graduação).

Amostra probabilística por conglomerados Também denominada amostragem por área, consiste em efetuar subdivisões da população total (conglomerados) em áreas geográficas como quarteirões, ruas ou bairros, e compor a amostra tomando a totalidade dos indivíduos de alguns desses conglomerados. Por conglomerado entende-se um grupamento natural de elementos da população, os quais são bastante heterogêneos internamente em relação à característica estudada, porém de comportamento similar entre os conglomerados. Neste tipo de amostra é realizado o sorteio não das unidades amostrais, mas de grupos naturalmente organizados. Este tipo de amostragem é bastante útil quando não é possível obter uma listagem de todos os membros da população.

Um exemplo comum é utilizar os setores censitários como conglomerados para iniciar a obtenção de uma amostra representativa de um município


          Amostragem intencional aquela em que um pesquisador experiente na área, seleciona intencionalmente os participantes da amostra como aqueles que melhor representam a população. Este tipo de amostragem é mais comum em pesquisas laboratoriais, como por exemplo, a seleção das melhores lâminas para um estudo de histopatológica.

Exemplo:

Numa pesquisa sobre preferência por determinado cosmético, o pesquisador se dirige a um salão de beleza e entrevista as pessoas que ali se encontram.


          Os três métodos de elaboração de uma amostra mais utilizados no ensino básico e secundário são:

  • Amostragem de conveniência – Na amostragem de conveniência, também chamada acidental ou a esmo, não são utilizados procedimentos aleatórios. Contudo, a participação dos membros na amostra ocorre em virtude do acaso. É utilizada não para extrapolar resultados para a população, mas pode ser utilizada em caráter exploratório para avaliar as principais características do grupo em estudo.
  • Um exemplo deste tipo de amostra é uma pesquisa de opinião sobre o atendimento oferecido em um hospital universitário, no qual a pesquisa é realizada em dias alternados da semana. Observa-se que a participação das pessoas não é planejada, mas sim acidental.

  • Amostragem por quotas – é das mais utilizadas apesar de não ser cientificamente correta. Nesta, a população é dividida em subcategorias e os elementos da amostra são escolhidos de acordo com quotas e critérios previamente estabelecidos. A amostragem por quotas é semelhante à estratificada, diferenciando que nela não é realizada a escolha aleatória.

Exemplo: Admita-se que se deseja pesquisar o “trabalho das mulheres”. A primeira tarefa é descobrir uma proporção de características na população. Imagine que haja 47% de homens e 53% de mulheres na população. Logo uma amostra de 50 pessoas deverá ter 23 homens e 27 mulheres. Então o pesquisador receberá uma quota para entrevistar 27 mulheres.

  • Amostragem ajuizada ou escolhida – aquela que o investigador acredita ser representativa da população. Neste caso, a amostra será tão boa quanto melhor tenha sido o juízo do pesquisador ou perito, o que nem sempre conhecemos à partida. É muito utilizada em mercados de reduzida dimensão, nos quais existem peritos com um conhecimento muito profundo e pormenorizado dos elementos que constituem a sua população.

Diagramas

Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, faz-se uso do sistema cartesiano. Destacam-se :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (375.6 Kb)   docx (157.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com