TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Software

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 11

Disciplina: QUALIDADE DE SOFTWARE (NPG1398/2367024) 9001

ALUNO:

[pic 1]

1 – Questão

  1. Nome do APLICATIVO        

[pic 2]

IRPF / RECEITANET 2017 (IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA)

PLATAFORMA WINDOWS.  

  1. Descrição do APLICATIVO

Aplicativo CLIENTE / SERVIDOR da Receita Federal do Brasil destinado aos declarantes do Imposto de Renda Pessoa Física.

Cliente = preenchimento da declaração pelo usuário

Servidor = recebe os dados através do RECEITANET preenchidos na declaração

b.1) Nessa versão  estão disponíveis os principais serviços:


- Preenchimento eletrônico da Declaração IRPF 2017
(não há necessidade de formulário em papel);

- Cálculo preciso e automático dos tributos sem a necessidade do usuário usar calculadora;

- Um resumo que permite o usuário fazer uma consistência dos dados;

- Verificação automática dos dados gerando mensagens de avisos, erros e pendências;

- Impressão do DARF para pagamento da 1º parcela;

- Envio com segurança da declaração diretamente para a receita; (arquivos criptografados e compactados);

- Geração de um número de recibo comprovando que foi enviada uma declaração;
- Aproveitar dados da Declaração IRPF 2016 armazenada no computador para digitação do IRPF 2017;

  1. Fabricante

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) sobre a responsabilidade e supervisão da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

2 – Questão

TABELA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE

FATOR DE QUALIDADE

CRITÉRIO

SIM

NÃO

NOTA

(1 – 5)

JUSTIFICATIVA DA NOTA

FUNCIONALIDADE

Adequação

x

5

O conjunto de funções atende as necessidades dos usuários. O aplicativo faz muito bem o que se propõe.

Acurácia

x

5

  • O objetivo do aplicativo é plenamente alcançado.  O contribuinte saberá precisamente se irá pagar imposto ou receber restituição de uma forma simples e clara.

  • O contribuinte receberá um recibo informando data, hora e número de comprovante recibo após o envio da declaração.
  • Para usuário que vão pagar imposto, a aplicação tem um módulo que permite ao usuário gerar o DARF para pagamento da 1º parcela.

Interoperabilidade

x

4

  • O IRPF para plataforma Windows é bem amigável e muito fácil de instalar já para plataforma Linux e Mac, existem alguns problemas principalmente na versão instalada do JAVA, fazendo com que os usuários instalem a versão multiplataforma.  

  • O(s) problema(s) apresentados nas outras plataformas acabam necessitando de usuários muito experientes para consertá-los.

Segurança de Acesso

x

5

O sistema de segurança é gerido por programas que verificam o comportamento do serviço e identificam as irregularidades no tráfego, nos tipos de acesso e nas curvas de ocupação por horário. Possui ferramentas que possibilitam identificar tentativas de ataque e impedir acessos indevidos, com base em processos estruturados de segurança.

Um detalhe fundamental que é necessário ressaltar é que a

segurança funciona em "camadas". Há um escoamento uniforme das conexões que estão sendo feitas no sistema, e aqueles que fogem ao padrão da normalidade vão sendo retidas nas portas de entrada para o nível seguinte.

A segurança do sistema segue normas internacionais envolvendo todos os padrões existentes, como o da ISO (International Organization for Standardization) e NSA (National Security Agency – Agência de Segurança Nacional Norte-Americana). O Receitanet possui vários níveis de segurança e tem um sistema praticamente impenetrável pelos piratas do ciberespaço, normalmente conhecidos por hackers. A proteção funciona porque, além da existência de uma política de segurança própria para a Rede Serpro (responsável pela implementação das regras de acesso), mesclada às normas exigidas pela Receita Federal, existe um meio de se trabalhar com a proteção dentro do Receitanet: a segurança pró-ativa. Esta funciona com bloqueios, prevendo possíveis ataques e um acompanhamento em tempo real dos possíveis intrusos.

Conformidade

x

5

Todas as sub-caracteristicas relacionadas com as funcionalidades estão de acordo com a padronização, politicas e normas de um projeto.

A aplicação realiza o que é proposto no projeto, interage perfeitamente com o Sistema Operacional Windows (versão analisada) e apresenta um grande nível de segurança no envio dos dados do contribuinte para a receita federal.

Confiabilidade

Maturidade

x

5

Não houve relatos de falhas, travamentos ou paradas totais da aplicação.

Tolerância a Falhas

x

5

Já que não achamos falhas, travamentos ou paradas totais, simulamos um desligamento por falta de energia da estação no meio de um preenchimento e envio. Sabemos que não foi uma falha INTERNA da aplicação e sim uma EXTERNA. Problemas como pico de luz são muito comuns por isso a necessidade do teste.

Recuperabilidade

x

2

  1. Pico de luz digitando uma declaração.

Após o restabelecimento da estação, o sistema funcionou normalmente porém a declaração que estava sendo digitada foi perdida, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO. Foi necessário uma nova digitação. As demais estavam salvas normalmente. Para declarações simples o transtorno não foi dos maiores mais para as mais complicadas sim.

  1. Pico de luz enviando uma declaração.

Após o restabelecimento da estação, o sistema entendeu que ainda não havia enviado a declaração. Procedimento normal.

Conformidade

x

3

Todas as sub-caracteristicas relacionadas com as confiabilidades estão de acordo com a padronização, politicas e normas de um projeto porém necessita de mais atenção na RECUPERABILIDADE dos dados após uma falta de luz na estação. Sabemos que é um evento externo mas muito importante para o projeto. Nem por isso a aplicação deixa de ser confiável.

Usabilidade

Inteligibilidade

x

5

  • Interface amigável e fácil.
  • Fácil compreensão dos formulários .
  • Navegabilidade clara e precisa entre os formulários.
  • Relatórios perfeitos contendo todas as informações do contribuinte.
  • Impressão de DARF´s para pagamento.
  • Funções de backup e restore muito tranquilas. Usuário comum pode facilmente realizar backup e restore sem necessitar de conhecimentos.
  • Calculadora embutida. O usuário se necessário pode realizar cálculos e transportar o resultado para o campo do formulário com apenas um click.
  • Mensagens muito claras e objetivas.
  • Menu simples.

Apreensibilidade

x

5

Diferentemente do transtorno de  antigamente que era necessário o preenchimento da declaração em papel ,o preenchimento eletrônico e o envio on-line foi uma imensa ajuda para os contribuintes. O SERPRO montou uma aplicação muito fácil de se usar.

É uma aplicação de facílimo entendimento e que a cada ano vem sendo mais e mais aprimorada.

Operacionalidade

x

5

Associando a APREENSIBILIDADE com a INTELIGIBILIDADE, a aplicação apresenta uma operacionalidade extremamente fácil. É claro que o usuário precisa saber como se faz uma declaração de imposto de renda e seus conceitos. Sabendo isso, qualquer pessoa consegue facilmente operar a aplicação do inicio ao fim, chegando ao ponto de enviá-la para receita federal.

Atratividade

x

5

  • As informações prestadas aos usuários são claras, diretas e de fácil entendimento.
  • A interface é limpa, organizada e leve. Fontes claras e leves. Formulários agradáveis e bem navegáveis.
  • Não apresenta uma interface padrão Windows 10, Mac ou cheia de requintes mais é bem simpática e atrativa.

Conformidade

x

5

Todas as sub-caracteristicas relacionadas com as usabilidades  estão de acordo com a padronização, politicas e normas de um projeto.

A aplicação é bem fácil de ser entendida, aprendida e operada. Sua aplicabilidade está de acordo com o projeto .

Eficiência

Comportamento em relação ao tempo

x

5

O sistema IRPF é composto não só pelo serviço de preenchimento da declaração mais também pelo serviço de envio e guarda dos dados. Muitos desses serviços passam totalmente despercebidos pelos olhos dos  usuários, mais juntos fazem o sucesso da aplicação.

Os números da rede SERPRO são impressionantes, o sistema atende a mais de 125 mil conexões simultâneas e os servidores web estão conectados a uma estrutura que compreende inúmeras conexões de alta e média velocidade.

No inicio do projeto IRPF / RECEITANET, havia apenas um lugar que concentrava as declarações on line agora São Paulo e Brasília são os grandes concentradores de todas as declarações, maximizando ainda mais a concentração, a velocidade, o tempo de processamento e a integridade dos dados.

Utilização de recursos

x

5

Apesar de muitos usuários não terem noção do que tem por trás da aplicação IRPF / RECEITANET em matéria de recursos com servidores de rede, servidores de segurança, monitoramento e e etc ... O SERPRO conseguiu passar para o contribuinte uma aplicação leve, simples e enxuta que roda em um computador que não requer grandes recursos técnicos (muita memória, muito HD, muito processador). Uma simples estação roda com folga a aplicação.

Conformidade

x

5

Todas as sub-caracteristicas relacionadas com as eficiências  estão de acordo com a padronização, politicas e normas de um projeto.

A aplicação é extremamente eficiente.

Manutenibilidade

Analisabilidade

x

5

Por se tratar de uma aplicação de grande Inteligibilidade, Apreensibilidade e Operacionalidade torna-se uma aplicação muito fácil de encontrar falhas e problemas. Seus maiores problemas não são encontrados na tecnologia, na estabilidade, portabilidade ... mas sim nos módulos que referem-se a legislações que podem afetar contas e tributos. Sempre que há mudanças na lei, é necessário mudança no sistema.

Modificabilidade

x

5

O IRPF / RECEITANET pode  facilmente ser modificado caso necessário. Nas versões mais antigas, era necessário que o contribuinte baixasse a versão modificada, já na versão 2017 ficou ainda mais fácil porque a aplicação baixa automaticamente sem que o usuário precise reinstalar.  

Seus módulos são limpos e de facílima compreensão ajudando ainda mais a manutenção.

Estabilidade

x

5

Os maiores problemas encontrados na estabilidade após uma modificação no aplicativo foi encontrado nos módulos do RECEITANET quando foi acrescentado novos sítios armazenadores das declarações. Hoje temos dois sítios que são São Paulo e Brasilia. No inicio tivemos pequenos problemas de sincronização mas não chegou afetar significamente os serviços. Por um pequeno período alguns contribuintes não conseguiam de primeira enviar suas declarações mas depois de uma pequena insistência obtiveram êxito.

Testabilidade

x

5

O aplicativo tem a característica de USABILIDADE ou seja é um SOFTWARE INTERATIVO EM RELAÇÃO AO USUÁRIO FINAL diferentemente de um software de MISSÃO CRITICA ou  TEMPO REAL, a testabilidade é fácil de ser executada muito embora a equipe do SERPRO o testa inúmeras vezes porque uma versão com um erro grosseiro impacta não só em milhões de pessoas que são obrigadas a todos os anos declarar seus rendimentos mas também na própria receita que tem a responsabilidade de recolher os tributos na forma da lei.

Conformidade

X

5

Todas as sub-caracteristicas relacionadas com as manutenibilidade  estão de acordo com a padronização, politicas e normas de um projeto.

Pequenos problemas foram encontrados nas primeiras versões com relação a conexão mas logo foram facilmente sanados não colocando em risco a aplicação.

Portabilidade

Adaptabilidade

x

5

  • A aplicação não é tão amigável no MAC e Linux quanto é no Windows. Algumas lentidões foram observadas nos formulários.

Capacidade para ser Instalado

x

3

  • Em algumas versões de Linux foi preciso dar uma permissão especial na pasta de instalação do IRPF porque senão ele apresentava erro na gravação da declaração mesmo o usuário sendo root.

  • Em sistemas Operacionais como Linux e Mac, observou-se pequenos problemas, principalmente relacionados diretamente a versão do JAVA instalado no Sistema Operacional, necessitando de um conhecimento mais técnico para instalação.
  • Em sistemas corporativos quando o usuário não for ADMINISTRADOR  da estação, o IRPF não pode ser instalado no caminho (PATH) sugerido pela aplicação. Foi necessário instalar a aplicação dentro de uma pasta que o usuário tivesse FULL CONTROLLER como por exemplo Meus Documentos, porém, tal fato não afetou o desempenho nem tão pouco a integridade dos dados e da aplicação.

Coexistência

x

5

Não foi observado nenhum problema na aplicação quanto na instalação com outros aplicativos juntos.

Capacidade para Substituir

x

5

A aplicação IRPF / RECEITANET não tem concorrência portanto não pode ser avaliado quanto a capacidade que o sistema tem de substituir outro sistema especificado em um contexto de uso e ambiente especifico.

Conformidade

x

4

Todas as sub-caracteristicas relacionadas com as portabilidades  estão de acordo com a padronização, politicas e normas de um projeto.

A apesar de apresentar algumas dificuldades na instalação em algumas distribuições LINUX e MAC, apresenta boa portabilidade sendo usadas normalmente em outros sistemas operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com