TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Software

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

POLO LAPA TITO

WELLINGTON DOS SANTOS MOURA

QUALIDADE DE SOFTWARE

SÃO PAULO

2015

WELLINGTON DOS SANTOS MOURA

QUALIDADE DE SOFTWARE

 

Trabalho de Produção Individual, desenvolvido como exigência para obtenção de nota parcial para o 2º semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação/Qualidade de software – Centro Universitário SENAC / Polo Lapa Tito, sob orientação do Professor Pio Armando Benini Filho.

 

SÃO PAULO

2015


SUMÁRIO

  1. ENUNCIADO
  2. QUALIDADE DE SOFTWARE
  3. CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE QUALIDADE DE SOFTWARE
  4. MELHORIAS NOS PROCESSOS DE QUALIDADE

           REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


  1. Enunciado

 O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) menciona que “qualidade” pode ser compreendida como o grau no qual um sistema, componente ou processo satisfaz requisitos especificados e atende ao mesmo tempo as necessidades e expectativas de um cliente, tanto no tocante à qualidade do produto, conforme estabelecimento de requisitos, quanto à qualidade do processo em si, como gerência de qualidade. Com base no material apresentado até agora e as observações feitas especificamente em qualidade de software, disserte a respeito da importância em ter um plano de qualidade de software e uma estratégia de testes para suportar qualidade.

  1. Qualidade de software

Conforme à NBR ISO 8402, qualidade seria:

"A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas".

Segundo à NBR 9001:

“Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz os requisitos”.

(Fonte: ISO 21500, Orientações sobre Gerenciamento de Projetos: Diretrizes para o sucesso, pag. 39. Disponível em: < https://books.google.com.br/books>. Acesso em 08/10/2015).

Sendo assim, a qualidade se faz necessárias em qualquer atividade de produção, e na produção de software, a qualidade, hoje é vista, como essencial para se entregar um produto de software com qualidade e são necessárias se utilizar de processos que garantam essa qualidade.

Segundo o modelo de qualidade de software, ISO 9126, software de qualidade deve apresentar algumas características:

  • Funcionalidade – Capacidade do Software fornecer funcionalidades que atendam a necessidade definidas quando usado sob determinadas condições preestabelecidas.
  • Confiabilidade – Capacidade do Software de manter um nível específico de desempenho quando usado sob determinadas condições específicas
  • Usabilidade – Capacidade do software de ser entendido, aprendido, usado e atrativo quando usado sob determinadas condições especificas
  • Eficiência – Capacidade do Software de manter o relacionamento entre o nível de desempenho, em relação aos recursos que serão utilizados
  • Manutenibilidade – Facilidade que o sistema tem de ser mantido (manutenção)
  • Portabilidade – Capacidade do software de ser transferido de ambiente.

Fonte: (CAROSIA, Jaciara Silva. Levantamento da qualidade do processo de software com foco em pequenas organizações. Disponível em: ), acesso em 08/10/2015.

Segundo Bartié (2002) apud Fábio Martinho Campos: "Qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminando defeitos". (Fonte: CAMPOS, Fábio Martinho. Disponível em: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1712/qualidade-qualidade-de-software-e-garantia-da-qualidade-de-software-sao-as-mesmas-coisas.aspx. Acesso em 08/10/2015.

  1. Consequências da falta de qualidade de software

Muitas empresas não davam muita importância aos testes de software, no entanto a partir da virada do milênio, começou-se a dar mais importância para área de testes, devido ao chamado bug do milênio e caso ocorresse traria grandes prejuízos financeiros à diversas empresas e “mancharia” a imagem das empresas contratantes e fornecedoras, algo de difícil avaliação de prejuízo, pois trata-se de uma de um questão intangível. Fonte: (Testes de software garantem a qualidade de produtos e serviços. Disponível em, , acesso em 08/10/2015).

A falta de qualidade de software traz diversos prejuízos, não só as empresas desenvolvedores mas também a seus clientes.

Empresas que não adotam planos de qualidade, podem apresentar os seguintes problemas:

  • O software que foi entregue frequentemente apresenta falhas;
  • Inaceitáveis consequências de falhas de sistemas, desde financeiras até cenários reais de aplicação;
  • Sistemas não estão frequentemente disponíveis para uso pretendido;
  • Sistemas são frequentemente muito caros;
  • Custo de detectar e remover defeitos são excessivos.

Empresas que adotam um plano de qualidade adequadamente no mostra:

  • A remoção de erros acontece no momento em que se é barato corrigir;
  • Melhoria da qualidade do produto;
  • O SQA (Software Quality Assurrance) é um recurso para a melhoria de processo;
  • Estabelecimento de um banco de dados de métricas como: planejamento, taxas de falhas e outros indicadores da qualidade;

(Fonte CAMPOS, Fábio Martinho. Disponível em: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1712/qualidade-qualidade-de-software-e-garantia-da-qualidade-de-software-sao-as-mesmas-coisas.aspx. Acesso em 08/10/2015.

Podemos ter a noção do quão é importante se ter um plano de qualidade, segundo Pressman apud Fabio Gomes Rocha, “se encontrar defeitos na fase se engenharia de requisitos custa 1 enquanto se encontrar o defeito durante a fase de uso custa 100 vezes mais” Fonte: (ROCHA, Fábio Gomes. A importância dos testes para a qualidade do software. Disponível em: . Acesso em 09/10/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com