TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Software

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Assunto: Qualidade de Software

Disciplina: Engenharia de Software

Ano: 2017-2

        

        O desenvolvimento de software vem sofrendo diversas modificações com o passar dos anos. O software era desenvolvido de forma artesanal não tendo nenhum problema como os requisitos. Algumas empresas usam este modo artesanal ainda nos dias de hoje, mas como a complexibilidade de softwares estão aumento cada vez mais e os desenvolvedores estão mudando a maneira de desenvolver os softwares, durante estes anos e com a percepção de erros e problemas enfrentados por desenvolvedores começa a nascer o conceito de engenharia de software.

        Com os altos custos para desenvolver os softwares entre os anos 1960 a 2000, e como os complexos processos que diversas empresas tentavam automatizar diversos problemas eram enfrentados durante o desenvolvimento dos projetos passando e demoravam muito mais do que o previsto pelos desenvolvedores isso acarretou uma certa desconfiança das organizações perante estes problemas sendo assim nasce ao termo crise do software. As limitações de hardware mostram um elevado custo para o desenvolvimento de aplicações e automatização de processos de diversas empresas espalhadas pelo mundo. Diversas equipes eram criadas para contornar problemas gerados e para se certificar do funcionamento dos processos automatizados, com isso tinha-se um elevado custo para manter o software em funcionamento, no geral os custos como um todo desde o desenvolvimento e o sustento do software para a maioria das empresas mostrava-se inviável.

        A Engenharia de Software vem para compreender as necessidades de cada projeto criando um ciclo efetivo para melhor compreensão dos problemas e erros das aplicações, iniciando pela documentação para o desenvolvimento, instalação, uso e manutenção dos mesmos. Isso se mostrou muito eficiente para projetos de grande porte podendo ser entregues com melhor qualidade. Os engenheiros de softwares devem adotar diversas técnicas para uma abordagem sistemáticas durante seu trabalho e possuir diversos conhecimentos entre eles gerenciamento de projetos isso aumenta a chance para um melhor desenvolvimento de software.

        Com a mudança na prática do desenvolvimento do software estará a mudar de forma significativa com o conceito de engenharia de software, o produto final começou a ficar mais confiável tendo prazos mais compatíveis e um custo menor, além da qualidade do software que se mostrou muito melhor, essa evolução só foi possível com o tempo pois com diversos problemas enfrentados pela indústria de desenvolvimento de software começou a evoluir corrigindo erros bruscos no processo de desenvolvimento. Além do Hardware que sofreu uma evolução muito grande ajudando os desenvolvedores a serem mais produtivos, hoje existem softwares de escalas enormes com uma complexibilidade fora da realidade, sendo apenas possível através de equipes de desenvolvimento.

        As organizações de desenvolvimento de softwares, as (ODS) surgem para melhorar a produção dos softwares, as ODS adotavam paradigmas metodológicos para o desenvolvimento de softwares tendo o método analise/projeto/implementação, um conjunto de técnicas e notações. Possuía uma divisão bem clara tendo três grupos principais, o primeiro que tinha como objetivo, definir, analisar, simular, medir e melhorar os processos das organizações, o segundo passo era para construir o produto do software e por último o terceiro passo com objetivos de manutenção era medir, controlar, modificar e gerenciar os projetos de softwares. Estes grupos estão comumente interligados para o melhor desenvolvimento do software. Define-se resumidamente eles por engenharia de processos, gerenciamento de projetos e engenharia de produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com