TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Software

Por:   •  18/9/2018  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Qualidade de Software

1. Fazer uma resenha de, pelo menos, uma página.

2. Fazer um contexto, e elaborar um entendimento claro das 4 dicas apontadas na matéria.

3. Concluir fazendo uma análise relacionando qualidade e segurança, como pauta relevante no quesito de desenvolvimento de sistemas com qualidade.

https://www.profissionaisti.com.br/2018/09/o-desenvolvimento-seguro-em-software-se-tornara-em-breve-pauta-n-1-no-mercado-de-ti/

O texto inicia citando as ações de grupos hackers que impactaram o cenário das grandes empresas atualmente, como o famoso ramsonware Wannacry. E descreveu como, atualmente, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa, que incluem desde transações financeiras até detalhes valiosos de seus clientes. Devido a essa grande importância, está próximo de ser implementado no Brasil a Lei de Proteção de Dados Pessoais, que é de grande importância para que as empresas possam reavaliar seus sistemas, a fim de manter os dados seguros.

Segundo o texto, uma das áreas que possuem uma carência maior de profissionais especializados é o desenvolvimento seguro de software. E que, segundo o texto, será o profissional mais requisitado no mercado até o final de 2019.

O Desenvolvimento Seguro de Software é um processo que consiste na adoção de várias atividades e produtos relacionados a segurança que são implementados na fase de desenvolvimento de software, como por exemplo a modelagem de ameaças, análise estática do código com uso de ferramentas, revisão de código, testes de segurança direcionados e uma revisão final de segurança, essas etapas têm o intuito de minimizar o surgimento de vulnerabilidades.

O texto aponta 4 dicas para ser um profissional qualificado na área de desenvolvimento seguro de software. Entre elas estão:

1. Análise o código-fonte linha a linha (Testes Unitários)

Um teste unitário é o teste das unidades individuais de um programa, essas unidades podem ser métodos, classes, funcionalidades, módulos, etc. Essas unidades são testadas de forma individual e independente, com o intuito de examinar se estão funcionando conforme o esperado.

O objetivo dos testes unitários é mostrar que cada unidade atende corretamente sua especificação. Como por exemplo, testes automáticos criados para darem entradas e conferirem saídas a cada método, permitindo que se saiba que está funcionando de acordo com o esperado.

Entre os benefícios dos testes unitários estão a possibilidade de encontrar problemas antes de ocorrerem, facilidade da mudança da unidade, simplificação da integração e melhora da documentação.

2. Integração contínua

A integração contínua é um processo com o propósito de controlar o ciclo de vida do código de um sistema desenvolvido por várias pessoas e que provavelmente têm vários módulos distintos que precisam ser “integrados”.

Além de serem integrados esse processo tenta garantir que isso ocorra continuamente, ou seja, que exista um certo padrão nos procedimentos que permita tratar os problemas que ocorrerem de uma forma lógica sem ter que parar para pensar na solução a cada problema.

Entre as partes mais comuns da integração contínua são os repositórios de código fonte, as etapas de build, as etapas de testes, o setup e a implantação.

3. Sessão de demonstração

A sessão de demonstração têm o objetivo de apresentar qualquer material promocional que é uma fração de um produto maior, com a intenção de dar a oportunidade do produto ser avaliado por seus possíveis clientes.

Ao realizar a reunião de demonstração, os desenvolvedores precisam mantê-lo próximo ao estado de lançamento. Essas reuniões possibilitam a equipe a ter um processo bem organizado para receber feedbacks com relação ao sistema. E isso lhes dará uma melhor compreensão do que foi feito corretamente e indicará possíveis falhas ou vulnerabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com