TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Software

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Qualidade de Software

Curso:                

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  1. No estudo do mecanismo de percepção humana, foi possível perceber os problemas gerados pelo uso de cores consideradas inadequadas em um projeto. Em que situações o uso da cor pode ser prejudicial e como a mesma pode ser usada para apoiar o mecanismo de cognição humana? Defina uma situação de uso onde a cor promova o mecanismo de memorização do usuário. (1,0 ponto)

As cores podem ser prejudiciais usando-as em tons muito quente, salve alerta. Mas podem apoiar um mecanismo se forem usadas em tons neutros ao fundo.

A repetição das mesmas cores, forma uma estrutura padrão, não poluindo e cansando o usuário.

  1. Imagine que uma locadora de vídeo de seu bairro queira utilizar um sistema para organizar o trabalho de locação. A partir do que você estudou na disciplina sobre as métricas utilizadas no desenvolvimento de software, defina as possíveis métricas indiretas a serem utilizadas nesse sistema, contextualizando sua utilização. (2,0 pontos)

Será implantado na locadora um software, no qual será medido a sua QUALIDADE durante todo o período de implantação do programa. E também será supervisionado e ajustado depois de entregue, nesse caso ao usuário.

Este software terá tamanho consistente dependendo do acervo e número de clientes obtidos, no momento e futuramente. E acompanhamento de toda a fase, conforme a complexidade.

  1. No estudo sobre as métricas de software, você estudou sobre o conceito de Fi, que representa um fator de ajuste sobre fatores que influenciam a implantação do software. Além disso, verificou que Koscianski apresenta 14 fatores que podem ser considerados na avaliação de software. Além desses 14, apresente mais três fatores que possam aumentar a confiabilidade do processo de medição. (1,0 ponto)

  • Minimizar desperdícios e custos associados.
  • Os processos de medição devem ser capazes de perceber a variabilidade dos processos de fabricação (de maneira que as melhorias possam ser implementadas e mantidas), gerando o retorno financeiro objetivado pela empresa.
  • Fazer uma MACRO análise do conjunto de avaliações dos processos de medição, facilita a identificação de problemas comuns aos processos de mediação.

4. Você estudou sobre os conceitos básicos de usabilidade, como os princípios definidos por Nielsen em 1993. A partir deste estudo: (2,0 pontos)

  • Encontre um site na Web que apresenta uma boa representação de, pelo menos, um dos princípios definidos por Nielsen.

  • Informe o endereço do site encontrado.

http://www.tokstok.com.br

  • Faça a cópia da página inicial do site para a AD.

[pic 4]

  • Identifique o princípio que você encontrou e explique como o mesmo está presente no site escolhido. 

  • Eficiência de uso.

Neste caso, o site da Tok Stok é totalmente compatível com qualquer browser.

A página carrega bem rápido.

5.Você estudou algumas recomendações sobre o uso das cores indicadas por Parizotto (1997), Winckler (2002), Robertson (1993), Nielsen (1996) e Schneidermann (2000). Na recomendação 13ª é apresentado o uso de um código de cores consistente e familiar, com referências apropriadas. Apresente, pelo menos, dois exemplos de como a 13ª recomendação poderia ser utilizada em páginas na WEB. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (419.3 Kb)   docx (742.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com