TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de software

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.578 Palavras (23 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 23

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Teste de um sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos

Polo Rio Claro

2017 [pic 1]

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Teste de um sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos

Nome: Fabiana Marques Costa

RA: 1620190

Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 3

Polo Rio Claro

2017

[pic 2]

“Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser.”

George Eliot


Resumo 

O projeto tem como objetivo desenvolver um roteiro de testes caixa-preta para um Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos e gerar os resultados com o teste, realizar uma inspeção de usabilidade no sistema por meio da técnica de avaliação heurística, apresentando um relatório com os resultados para o Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. A universidade informou 10 casos de testes os quais serão criados roteiros específicos para cada caso, executados e geradas as evidências dos sucessos ou insucessos observados para auxiliar a DEPP na aceitação do Sistema.

Palavras-chave: Testes Caixa preta. Heurística. Usabilidade. Interface.


Abstract

The project aims to develop a script of black-box tests for a System of Formatting Academic Articles and generate the results with the test, perform a usability inspection in the system by means of the heuristic evaluation technique, presenting a report with the results For the Department of Extension, Research and Postgraduate. The university has reported 10 test cases which will create specific scripts. For each case, executed and generated the evidences of the successes or failures observed to assist the DEPP in the acceptance of the System.

Keywords: Tests Black box. Heuristic. Usability. Interface.


Sumário

1. Introdução        7

1.1. Justificativa        7

1.2. Objetivos        8

2. Fundamentação Teórica        9

3. Materiais e Métodos        11

4. Resultados        14

5. Considerações Finais        32

6. Bibliografia        34


1. Introdução

 

O projeto consiste em testar e fazer uma inspeção de usabilidade em um sistema pré-existente, denominado Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos, com o objetivo de verificar sua correção em relação ao comportamento esperado e usabilidade.

O Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) da Universidade “A” contratou a Empresa “z” para o desenvolvimento de um sistema para ajudar os autores na formatação de artigos acadêmicos para publicação em congressos e revistas científicas da universidade.

A solicitação do DEPP à empresa contratada foi para desenvolver um sistema que atendesse como principal função formatar os artigos acadêmicos que serão submetidos, pelos autores, aos congressos e às revistas científicas da universidade. Um artigo somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação definidas pela DEPP, em formato PDF e se tiver até 42.000 caracteres. Para ser submetido, o artigo deverá ter duas versões, uma com o nome dos autores e outra sem o nome dos autores (blind review). Essas duas versões deverão ser geradas pelo Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos.

Cabe ao projeto avaliar e dar o aceite final no sistema em nome do DEPP, desenvolvendo e executando um roteiro de testes caixa-preta no sistema, bem como realizar uma inspeção de usabilidade por meio da técnica de avaliação heurística.

1.1. Justificativa

Em razão do DEPP precisar avaliar e dar o aceite final no sistema, mas não ter domínio das técnicas a serem aplicadas para a avaliação, é que este projeto do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas auxiliará para realizar essas atividades.

Esse projeto se destina a desenvolver dois testes. O primeiro se dará no desenvolvimento e execução de um roteiro de testes caixa-preta no sistema e o segundo em realizar uma inspeção de usabilidade por meio da técnica de avaliação heurística.

1.2. Objetivos

O presente trabalho visa apresentar um projeto focado em:

  • Desenvolver e executar um roteiro de testes caixa-preta no sistema;
  • Realizar uma inspeção de usabilidade por meio da técnica de avaliação heurística.


2. Fundamentação Teórica

Os testes de software estão incluídos nas etapas de verificação e validação como recurso para a garantia de qualidade do produto de software.

Para executar as atividades de verificação e validação necessitamos definir uma técnica dependendo do contexto e do tempo para a elaboração do projeto. Os testes de software são técnicas dinâmicas usadas sobre o sistema já construído, podendo ser aplicadas de forma manual ou automática.

Testar software é uma atividade introduzida no processo de desenvolvimento de software a partir da década de 80 onde houveram a elaboração de métodos formais, tornando-se uma atividade essencial ao processo de construção do produto de software.

Para entender testes de software é necessário ter clareza nos conceitos de teste e depuração. A depuração acontece na fase de programação, antes dos testes por meio de ferramentas CASE. Os testes são realizados por pessoas específicas em cada etapa da concepção do produto de software, são atividades de validação, uma equipe inteira é responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (246.4 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com