TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rádio Digital

Por:   •  21/5/2018  •  Seminário  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: SISTEMAS MULTIMÍDIA

PROFESSOR: EWERTON ROMULO



Rádio Digital




IAN MICHAEL GUSMÃO DA SILVA






CAMPINA GRANDE

2018

Sumário

  • O que é o Rádio Digital?
  • Diferenças entre o Rádio analógico e o Rádio digital
  • Migração para o padrão digital
  • Aspectos técnicos
  • Padrões de transmissão
  • Rádio digital no Brasil
  • Por que a demora...?

Introdução

Ele foi um dos primeiros meios de comunicação a distância sem fio no mundo, tendo sua primeira transmissão há mais de 100 anos, o rádio é ainda hoje, o companheiro inseparável de milhares de milhões de pessoas por todo o mundo. No Brasil a primeira transmissão foi feita em 1922, na comemoração do centenário da independência. Começa assim uma nova época, onde o Brasil entrava para a era das comunicações de massa.

Inicialmente, foi uma imensa revolução tecnológica, boa parte da população tinha suas demandas de lazer e informação atendidas de forma muito simples, a transmissão envolvia a propagação de sinais elétricos analógicos pelo ar, captados por um simples receptor de baixo custo.

Seguindo as constantes inovações tecnológicas, o rádio também não poderia deixar de se reinventar, neste trabalho será abordado a mudança do modelo de transmissão de rádio analógico para o modelo digital. Serão abordados ainda os modelos adotados pelo mundo, os projetos de regulamentação no Brasil e a questão socioeconômica, um dos fatores que atrasa a difusão do novo sistema no país.

 


Rádio Digital

O RDM – Radio Digital Mundial - é um sistema de radiodifusão e foi concebido especificamente como um substituto digital de alta qualidade para radiodifusão analógica nas bandas AM e FM e pode ser operado nas mesmas alocações de espectro de frequências já empregadas atualmente.

[pic 1]fig 1 – Espectro de frequências rádio comercial

Existe uma tendência mundial para a adoção de tecnologia digital em rádio, assim como na televisão digital, os canais de rádio terão melhorias na qualidade do sinal e informação transmitida, As transmissões AM terão a mesma qualidade das atuais FM, transmitindo em estéreo. E as FMs devem oferecer qualidade próxima à o áudio dos CDs. Além disso, o mostrador de um aparelho doméstico ou de automóvel poderá exibir por exemplo, uma série de informações adicionais, como o nome das emissoras, cotações de moedas estrangeiras e outras.

Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar:

  • Melhoria na qualidade do áudio;
  • Multiprogramação;
  • Transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência);
  • Cobertura de uma mesma área com menor potência e
  • Otimização do espectro eletromagnético.

Além disso, o sistema assegura a compatibilidade analógica e digital.

Diferenças

A principal diferença entre os rádios digitais e os rádios analógicos está na maneira como as informações são processadas pelo sistema. Em ambos os sistemas, as transmissões de voz e dados são realizadas através de ondas de rádio, entretanto, os rádios digitais convertem as comunicações em uma série de números ou dígitos (combinação binária), preservando a qualidade das transmissões e tornando o sistema mais eficiente e dinâmico. Já os rádios analógicos enviam as informações no mesmo formato em que as palavras foram faladas sendo mais suscetíveis a interferências, ruídos e invasões clandestinas.

Migração

O sistema DRM foi projetado para alinhar e fazer uso de alocações das frequências analógicas atuais. Coexistir com as emissões analógicas permite que as emissoras façam o investimento necessário em um cronograma que atenda às suas necessidades orçamentárias. Garante também que os atuais equipamentos de transmissão e infraestrutura não fiquem obsoleto. Os transmissores analógicos podem ser modificados para alternar entre transmissões digitais e analógicas, reduzindo ainda mais os investimentos das emissoras. Além disso, o sistema digital proporciona uma redução dos custos de energia de transmissão.

Aspectos técnicos

O RDM utiliza a mesma banda existente de AM e é projetado para caber dentro do canal com o atual plano de banda de transmissão do AM, com base em sinais de largura de banda de 9 kHz ou 10 kHz. Ele também tem modos exigindo apenas 4,5 kHz ou 5 kHz de largura de banda, e os modos que pode tirar partido da maior largura de banda - 18 kHz ou 20 kHz - permitindo DRM para operar junto com transmissões AM em todos os mercados do mundo.  
 
O sistema RDM usa COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplex). Todos dados, produzido a partir de um codificador digital de sinais de áudio e de dados associados, está a ser partilhado para transmissão através de um grande número de carrier espaçadas. Todas essas informações estão contidas dentro do canal de transmissão alocado. O Intervalo de Tempo é aplicado a fim de atenuar contra o “fading”. Vários parâmetros do OFDM e a codificação pode ser variado para permitir que o DRM opere com sucesso em muitos ambientes de propagação diferentes

[pic 2]                                         fig 2 – exemplos de frequencias analógicas

[pic 3]                        fig 3 – digitalizacao de sinal analogico

[pic 4]                          fig 4 - COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplex)

Na codificação de áudio o sistema de RDM usa o MPEG 4 HE AAC v2 para programação mista proporcionando alta qualidade a taxas baixas de dados. Além disso, CELP e codificadores HVXC estão disponíveis para fornecer a programação em taxas de dados ainda mais baixa. 

Modelos

As qualidades da transmissão digital são conhecidas, porém o modelo do sistema de transmissão terrestre e por satélite ainda é motivo de polêmica no Brasil. Três formatos estão em discussão no mundo: o sistema norte americano IBOC (In-Band O Chanel), o sistema europeu Eureka 147 DAB (Digital Audio Broadcasting) e mais recentemente o japonês ISDB-Tn (Services Digital Broadcasting -Terrestre narrowband). Cada um deles tem características técnicas particulares que refletem o modelo de exploração do sistema de radiodifusão em cada continente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (523.9 Kb)   docx (395.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com