TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA COMO ALIADA

Por:   •  13/1/2016  •  Dissertação  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

MERCADO DE CREDITO

O mercado de credito faz parte do mercado financeiro, é constituído por instituições financeiras (bancos, cooperativas, associações, e outras sociedades) onde ocorre a concessão e a tomada de credito, ou seja, onde há o poupador e o tomador.

Desde a Grécia antiga o mercado de credito vem sendo utilizado, não nas mesmas proporções atuais, naquela época os pequenos camponeses procuravam os grandes proprietários para obter empréstimos de sementes e alimentos. O pagamento era feito com uma parte da produção, e se caso não fosse pago a divida os grandes proprietários tomavam as terras dos camponeses, então podemos comparar as instituições financeiras como os grandes proprietários daquela época, e os camponeses como os atuais tomadores de credito.

As instituições financeiras tem papel fundamental no mercado de credito, de forma que há mesma aloca capital próprio ou de terceiros, e a partir dali analisa pra quem irá conceder credito, avaliando taxa de juro, prazo para pagamento, garantia de recebimento, etc. Trabalhando em torno de dois principais tipos de concessão de credito, o empréstimo e o financiamento.

O empréstimo é popularmente conhecido como contrato, pelo qual a pessoa entrega a outra um objeto, que deve ser devolvido ao primeiro em certo prazo determinado, diferentemente do financiamento o empréstimo não tem valor fixo, a quantia dependera do pedido do cliente e da possibilidade de pagamento do mesmo. Existindo varias modalidade como:

  • Empréstimo consignado
  • Empréstimo em cheque especial
  • Empréstimo rotativo
  • Empréstimo direto ao consumidor
  • Empréstimo com penhor
  • Empréstimo on-line

O financiamento ao contrario do empréstimo o recurso financiado deve ser utilizado naquilo que reza o contrato. No caso a instituição financeira fornece recurso para a outra parte que esta sendo financiada fazer algum investimento especifico previamente abordado.

Tanto o empréstimo como o financiamento podem ser concedidos a pessoas físicas e pessoas jurídicas, logicamente que taxas de juros, prazos e outras coisas, mudarão em cada caso.

Para o crescimento do país o mercado de credito é essencial, em países desenvolvidos ele é muito utilizado, no Brasil o mercado vem crescendo, mais tem pouca expressão, devido a altas taxas de juros, estando entre as mais altas do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com