TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA ALIADA A QUIROPRAXIA E SUAS POTENCIALIDADES

Por:   •  21/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

A TECNOLOGIA ALIADA A QUIROPRAXIA E SUAS POTENCIALIDADES

ECHER, André¹; MARQUES, Luiz Henrique Farias²; NEVES, Débora Valim Sinay³

¹ André Echer, é graduando em Engenharia Elétrica pela FAINOR, andreecher29@hotmail.com.

² Luiz Henrique Farias Marques, é graduando em Engenharia Elétrica pela FAINOR, luizhenrique.38@hotmail.com.

3 Débora Valim Sinay Neves, é Professora da FAINOR/BA e FTC/BA, Mestre em Ensino de Ciências pela UNIVATES/RS, Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação – FACINTER/PR, Especialista em Mídias na Educação, Graduada em Matemática pela UESB/BA, deborauesb@gmail.com.

Palavras-Chave: Quiropraxia. Procedimentos. Tecnologia.

A quiropraxia está em processo de desenvolvimento e inovação. A relatos de que a quiropraxia surgiu no ano de 1895 em Davemport Iowa, no Brasil por volta de 1920 e 2004 e em Vitória da Conquista em 2011. Com o avanço da tecnologia surgem novos instrumentos a fim de facilitar o trabalho do quiropraxista, trazendo maior conforto ao paciente e melhor potencialização do ajuste na coluna vertebral. Os quiropraxistas buscam, de forma contínua a melhoria de seus processos, bem como a utilização das melhores tecnologias na aplicação de seus negócios, pois é de suma importância a precisão dos cuidados quiropraticos ter equipamentos de alta qualidade. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a necessidade de novos aparelhos em clínicas de quiropraxia, para melhor satisfazer os pacientes, e também colaborar com o profissional, ajudando-o a executar os ajustes com menos esforço. Nesse ponto de vista, foi realizada uma retomada histórica da quiropraxia no mundo, Brasil e Vitória da Conquista. Para o desenvolvimento dessa investigação foi realizado um aprofundamento teórico com base em autores como Borges (2004), Richardson (1999), Souza, (2006) entre outros. Estes forneceram fundamentações eficazes para o arcabouço. Para o desenvolvimento desta pesquisa a metodologia utilizada possui abordagem qualitativa e está sendo realizada em um consultório de quiropraxia de Vitória da Conquista. Os sujeitos da pesquisa são 10 pacientes de quiropraxia, que vem recebendo cuidados quiropraticos a mais de um ano, mais a profissional quiropraxista atuante no consultório de quiropraxia de Vitória da Conquista. Antes da aplicação do instrumento de coleta de dados será aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, cumprindo exigências éticas e oferecendo detalhes do referido estudo. A análise e discussão dos dados estão sendo realizados em conformidade com os procedimentos metodológicos propostos, sendo analisados com base a Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados parciais demonstram que os consultórios equipados com tais equipamentos, vêm trazendo melhorias para a clínica, a fim de trazer benefícios para os pacientes tão quanto para o profissional, pois com esses equipamentos, ele executará os procedimentos com menos esforço e mais agilidade. 

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BORGES, S. M. O. A História da Quiropraxia no Brasil. 15 out. 2004.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social. 3. ed. ver. e ampl. São Paulo: Atlas,1999.

SOUZA. Manual de Quiropraxia: Filosofia, Ciência, Arte e Profissão de curar com as mãos. 2ºed. São Paulo: Editora Ibraqui, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com