TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO ALIADAS À EDUCAÇÃO: DESAFIOS DOCENTES

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

-  -

        [pic 1][pic 2]

__________________________________________________________________________________

[pic 3]

NOVAS TECNOLOGIAS COMO ALIADAS À EDUCAÇÃO:

DESAFIOS DOCENTES

CLEVERLÂNIA RAMOS PINTOI[1]

RESUMO

O presente texto tem como objetivo fazer uma breve abordagem sobre os desafios dos docentes no uso das novas tecnologias como aliadas à educação: desafios docentes. A tecnologia de informação tem estado bem presente nas casas. O educador precisa estar atento à qualidade de informação prestada. As novas tecnologias contribuem no processo ensino-aprendizagem dos alunos e sugere-se que a busca por uma formação reflexiva sobre o uso delas no processo de ensino-aprendizagem para que estas possam trazer mais interesse por parte dos alunos e transformem as aulas em um espaço de interatividade, de acordo com a realidade vivenciada pelos alunos.

Palavras-chave: Educação. Comunicação. Tecnologia de Informação.

1 INTRODUÇÃO

As novas tecnologias como aliadas à educação: desafios docentes se apresentam como inúmeras possibilidades para formação dos alunos da educação básica e para a sociedade em geral. Esse é o objetivo desse estudo, que se propõe a discutir esses desafios, tendo em vista que essas novas tecnologias surgiram como ferramenta pedagógica importante para o processo de ensino e aprendizagem.

Nos dias atuais, as tecnologias de informação e comunicação estão presentes praticamente em quase tudo que o ser humano, desde uma pequena frase escrita no papel até em rádios, DVDs, TVs e computadores. O professor não deve se distanciar dessas importantes ferramentas, pois ele tem a tarefa de preparar seus alunos para as atividades que surgem como desafios pedagógicos, principalmente no ambiente escolar.

Esta pesquisa justifica-se pelo estágio de docência em sala de aula, onde se realizou o uso de mídias. É importante adquirir o conhecimento da informação em ambientes virtuais e podem favorecer a construção de uma escola de qualidade.

Por meio da pesquisa bibliográfica e no Google sobre o assunto proposto, foi possível ler alguns livros, periódicos, teses, dissertações e artigos para uma melhor interação sobre as novas tecnologias.

Esse trabalho de conclusão de curso será dividido nos seguintes subtítulos: desafios do docente quanto ao uso das Novas Tecnologias em sala de aula; a importância da mídia no ensino escolar; e incorporação das Novas Tecnologia de Informação no cotidiano dos alunos.

2 UMA BREVE ABORDAGEM SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS

Sabe-se que com a era da globalização, onde as novas tecnologias de informação tomaram conta do mundo, como a internet, que faz as pessoas estarem conectadas em tempo real sobre os acontecimentos diversos, quase todas as pessoas têm um celular, um tablet ou um computador em casa.

Contudo, essas tecnologias foram tomando conta e chegando também nas escolas, despertando o interesse dos alunos na busca de informações. As novas tecnologias da informação, segundo Kenski (2007), são os meios de comunicação que ampliam o acesso à informação através de suportes midiáticos populares e de penetração social, através da linguagem oral, a escrita e entre som, imagem e movimento. Para Almeida (2003), é preciso compreender que não basta colocar os alunos em ambientes digitais, nem admitir que o acesso a hipertextos dê conta da complexidade dos processos educacionais.

Deve-se considerar que quando se trata dos desafios do docente é que o uso da tecnologia na educação deve ser supervisionado e reajustando quando houver fuga dos objetivos educacionais.

A organização do trabalho pedagógico deve considerar desde a administração escolar até o plano da aula, uma vez que o uso das novas tecnologias de informação requer um planejamento aberto, flexível, criativo e coerente com as linhas de ação metodológicas da escola de forma que o aluno configure o centro da aprendizagem e o docente, mediador na interpretação e contextualização dos dados (MERCADO, 2005, p. 25).

Almeida (2003) diz que não basta que os educadores saibam manipular os recursos das novas tecnologias. É necessário que também aprendam como integrá-los em sua prática como um profissional crítico, comprometido com uma pedagogia transformadora, progressista e prazerosa.

Para Santos e Alves (2006), um comportamento que se acomoda frente ao novo, preferindo caminhos que já foram experimentados por eles e que já têm respostas construídas a exemplo do uso do livro didático e de aulas meramente expositivas. Na visão de Polato (2009), é através da união entre tecnologia e conteúdos que nascem oportunidades de ensino, mas é necessário analisar se essas oportunidades são significativas. As tecnologias ajudam a enfrentar desafios, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual.

Segundo Santos e Alves (2006), a própria escola deve buscar desenvolver um processo contínuo de formação do professor por meio da discussão com a coletividade no próprio ambiente escolar. Isso quer dizer que, por meio das novas tecnologias de informação, como a pesquisa sobre esses novos saberes, todos serão professores e alunos.

Estamos diante de saberes em que as técnicas, a ciência e a tecnologia, consolidam as bases da ciência moderna. É importante, assim, introduzir os alunos em um cenário informatizado, visando oferecer a estes a oportunidade de conhecer o mundo através de pesquisas orientadas e acompanhadas pelos professores. É importante ressaltar que alguns professores não usavam algumas ferramentas que nos dias atuais são utilizadas em nossa sociedade, como, por exemplo, o computador ou tablet (GERMANO, 2011, p. 33).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (105.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com