TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  16/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

BRASILIA – DF
2017

ANTOANE OLIVIA ALVES DA SILVA LIMA R.A. N128GA8
JAYNE OLIVEIRA DE ANDRADE R.A. D42CIG8
JOSEILDO CLAUDINO FERREIRA DA SILVA R.A. N139FG6
MARCOS RIBEIRO SANTANA R.A. N129HA1
SAMUEL DIAS FARIAS R.A. N152HHO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

BRASILIA – DF
2017


I
NTRODUÇÃO


Existe sistemas que são criados para facilitar o desenvolvimento de empresas, com seu financeiro, contábil, seu fluxo de caixa, entradas e saídas, o controle de todas as partes da empresa, neste trabalho será citado e desenvolvido alguns sistemas principais, como ERP (Sistema de Gestão Empresarial), CMR (
Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), SIG (Sistemas de Informações Gerenciais).

                             


ERP

São sistemas integrados de gestão, que auxiliam na integração das informações da empresa, ERP vem do inglês (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) e uma série de atividades gerenciadas por um software ou por pessoas, que ajudam na gestão de processos dentro de uma empresa e oferecem inúmeros outros benefícios.

Histórico

Os sistemas ERP surgiram a partir de uma evolução dos sistemas MRP II (Manufacturing Resources Planning, ou Planejamento dos Recursos de Manufatura), justamente quando passaram a englobar outros aspectos da organização, além daqueles inerentes ao processo produtivo. Corrêa, Gianesi e Caon (2006) reforçam que o sistema Material Requirement Planning (MRP) era responsável pelo cálculo da necessidade de materiais. A partir daí, foram sendo agregados novos módulos e o sistema passou a atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura. O MRP passou a merecer, então, a denominação de MRP II (Manufacturing Resource Planning), passando a significar sistema de planejamento de recursos de manufatura. Entretanto, outros módulos continuaram a ser agregados pelos fornecedores de sistemas, até que esses passaram a considerar suas soluções integradas serem suficientemente capazes de suportar as necessidades de informação para toda a empresa, passando a ser denominados sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou, Planejamento de Recursos do Empreendimento).


Existentes no mercado

Hoje existe inúmeros sistemas de gestão no mercado, com muitas funcionalidades, facilidades e preços. Entre esses tem o Conta Azul e Nibo, que são muito eficientes.

Conta azul é um sistema que inclui em sua aplicabilidade e facilidade, o controle financeiro, importação bancaria, fluxo de caixa, controle de vendas, integração contábil, controle de estoque, entre outras. Nesse sistema existe plano mensais e anuais, sai mais em conta compra o anual que com a compra adquire um desconto. Encontra-se os planos pequeno, médio e micro, que estão a partir de R$ 139,00.

[pic 1]
catálogo de planos conta azul.



Nibo é um sistema que inclui emissor de notas, emissão de boletos, contas à pagar, integração contábil, controle financeiro entre outros, que tem planos a partir de 69,00.


[pic 2]


Tendências futuras


Como se pode perceber, inúmeras são as vantagens dos sistemas ERP, e a tendência é que esses sistemas passem a ser ainda mais importantes para as empresas. Sendo assim, pode-se afirmar que os sistemas ERP irão tornar-se, cada vez mais, uma ferramenta extremamente importante no gerenciamento das empresas.

CRM

Customer Relationship Management é um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente, criado para ajudar a reduzir custos e aumentar a lucratividade através da organização e automação dos processos de negócios que gerenciam a fidelidade e a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

O CRM é utilizado através de softwares básicos até os mais avançados auxiliando as organizações com o relacionamento de clientes. Os softwares podem guardar desde uma simples data de nascimento para um envio de um cartão de aniversário, por exemplo, até emitir poderosos relatórios e gráficos cruzando dados de clientes do banco de dados.

Histórico

O CRM surgiu no início na década de 70, em software house da época. Existiam programas muito básicos e outros bens avançados que realizavam o auxílio com o relacionamento com o cliente. Contudo todos os softwares tinham e têm até hoje o objetivo de gerenciar e agilizar o relacionamento com os clientes. Em meados dos anos 90 as empresas de software motivadas pela crescente demanda por tecnologias que auxiliassem as organizações, lançaram o CRM com o propósito de auxiliar as empresas no gerenciamento em geral de seus clientes. Com o passar do tempo os softwares foram acrescidos de várias funcionalidades ficando bem conhecido no meio empresarial.
No Brasil a aplicação de CRM foi aumentada no final da década de 80, mas, contudo, o seu conceito realmente foi aplicado em 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (451.1 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com