TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ÉTICA

Por:   •  23/3/2022  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ÉTICA

Estudante de Segurança da Informação FATEC - Americana

Quando pensamos em Tecnologia da Informação (TI), relacionamos esse termo a um conjunto de atividades e recursos computadorizados, dados, informações de um sistema, ou até mesmo nas novas tecnologias; em tese tudo esta relacionado, a TI esta ligada a diversas áreas do conhecimento, contribuindo de modo eficaz e potencializando a boa administração das organizações públicas e privadas no mundo todo.

Com a Tecnologia da Informação, o desenvolvimento foi além das máquinas, ajustando os ciclos da informação e atraindo milhares de pessoas para o novo movimento que se iniciava: a Inclusão Digital.

No documentário Bons Piratas da TV SIC de Portugal (2008), evidencia que quatro jovens na década de 80, atraídos pelos jogos digitais, foram instigados a quererem saber como funcionavam os sistemas por de trás da arte gráfica, familiarizados aos computadores e com astúcia para operá-los não foi difícil descobrirem os processos, códigos fontes dos programas e dos jogos, nascia ali uma nova geração de piratas da rede, logo conseguiram burlar as redes de telefonia e fizeram ligações gratuitas, sabiam que seus acessos eram ilegais, o que resultou posteriormente em suas detenções e advertência pela policia judiciária .

O que acontece hoje em dia, é que milhares de pessoas (em sua maioria jovens),  possuem semelhantes habilidades e conseguem ocultar sua identificação em acessos a sistemas alheios,  invadem redes privadas como ato de vandalismo, exibicionismos, fraude, entre outros atos que os denominaram  como Hackers.

Atualmente, existem muitos hackers trabalhando para os Governos e para grandes organizações em muitas partes do mundo, com integridade e profissionalismo são responsáveis pela disponibilidade e sigilo dessas informações confidenciais.

Então, o que diferencia os hackers que trabalham para os governos e os hackers, digamos, autônomos?

Temos ai, uma conduta que os diferenciam sistematicamente, a moral. Seus atos e comportamentos dirão a qualidade de seus atentos. É extremamente possível relacionar Ética com Segurança da Informação, sendo a segurança da informação um pilar imprescindível da Tecnologia da Informação, senão o mais importante.

Na perspectiva do professor VÁZQUEZ (1990), ele aborda que há uma necessidade por parte dos indivíduos de pautar o seu comportamento com normas que julgam mais apropriadas, dignas, e aceitá-las intimamente reconhecendo-as como obrigatórias, sendo alguns problemas éticos, provenientes de uma generalidade que se distingue dos problemas morais, e a função da Ética é a mesma de toda teoria: explicar, esclarecer e investigar contribuindo para fundamentar de certa forma o comportamento moral, que varia historicamente.

Porquanto, os indivíduos possuem atos conscientes, que definem seu modo de ser (ética) através de seus costumes (moral). Adequado seria, aqueles que violassem, ou conseguissem entrar em um sistema privado, reconhecessem a vulnerabilidade dos mesmos e comunicassem seus proprietários para uma correção assim que possível, o mesmo nos leva a pensar, se achássemos uma carteira na rua com documentos identificativos contendo algum dinheiro, devolveríamos os documentos? E o dinheiro?

Há muitas escolas de hackers, e muitos cursos ligados a Tecnologia da Informação, é importante a introdução ou mais relação com um estudo voltado para Ética e suas diretrizes investigativas, isso não garante que os aprendizes seguirão bons modos e boas práticas, mas reforça a responsabilidade para tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com