TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Móvel na Educação

Por:   •  13/8/2019  •  Exam  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

Mobile Learning

A tecnologia móvel na Educação.

  As tecnoligias moveis têm suas vantagens na educação tanto para professores como para estudantes no entanto devemos levar em consideração que em um mundo de tantas opções tecnologicas para que  ela aulxilie de fato a educação escolar ou academica com exito é nescessario certos comportamentos como disciplina e interesse por parte de alunos e professores.

  São inumeras as opções, APPS, ( aplicativos para celulares e tablets ) internet pré paga , wi fi livre, celulares que cada vez mais se parecem com computadores, servindo não só para a comunicação imediata entre as pessoas próximas como também uma “janela aberta” que nos tras informação de todas as partes do mundo; tudo isso nos dá  a possibilidade incrivel de usufruir do conhecimento para a educação em seus diferentes ninchos, seja  de uma simples receita de bolo como um curso certificado de culinaria online bem como uma faculdade de nutrição; da mesma forma pode auxiliar  um professor a  otimizar suas aulas ou dar acesso a um morador de cidade pequena que tenha poucas oportunidades de cursos, escolas e universidades.

 

   O uso da tecnologia na sala de aula é um benefício que agrega conhecimentos, facilita a                aprendizagem e promove uma aula mais interativa.

 Um professor de inglês por exemplo pode indicar um APP de celular para que os alunos façam suas licoes de forma mais divertidas, pode ainda criar grupos ou comunidades online neste mesmo App. A exemplo do Duolingo que permite criar comunidades e grupos de estudos dentro da plataforma permitindo que o professor.

 tenha o controle dos alunos que se manteem estudando ativamente. Esse mesmo professor pode ainda criar um canal no youtube(Site de compartilhamento de videos) para enviar dicas e criar interação com seus alunos fora da sala de aula dando  a disciplina um vies mais atual e divertido permitindo que este aprenda com as ferramentas do seu tempo.

 Já uma pessoa que queira melhorar seu curriculo, terminar o ensino medio, ou cursar uma graduação mas encontra dificuldade por morar em cidade pequena e se veja impossibilitada de se deslocar numa grande distancia, encontra no mobile lerning uma opção viavel para completar seus estudos. A exemplo dissso temos o consorcio cederj que oferece graduação publica de ensino superior a distancia ou faculdades particulares como a ESTACIO DE SÁ e a UNIGRANRIO que vêem aderindo também o modelo de ensino a distancia e isto provavelmente tem acontecido por conta de termos hoje uma geração que domina cada vez mais as ferramentas de tecnoligia e pela democratização crecente da internet está com certeza é a causa maior dessa abertura  do conhecimento de forma tão abrangente. Embora o ensino a distancia não seja novidade desde de antes do aparecimento da internet é possível utilizalo, temos como exemplo O TELECURSO 2000 ministrado pela fundação Roberto Marinho- que até os dias de hoje permite que pessoas do Brasil inteiro concluam seus estudos  atraves de tele aulas vistas pela TV ou DVD e os famosos cursos do INTITUTO BRASILEIRO que ainda oferecem cursos por correspondencia via correio e veio se moldando as novas tendencias e migrando também para a educação movel via internet, mostrando que existe nessa gama de opções tecnologicas uma possibilidade real e viavel para otimizar, agregar e democratizar o conhecimento voltado também para a formação academica.

Vantagens e desafios

   No entanto em meios a tantas opções e num mundo cada vez mais corrido faz se nescessario tanto ao professor quanto para o aluno um bom planejamento, ao professor é imprecindivel o conhecimento e ciencia da realidade de sua turma, em uma escola publica por exemplo é provavel que o mesmo esbarre em questoes como a falta de internet ou a variedade de modelos de celuar ou até a falta deles neste caso o professor pode aproveitar para trabalhar tarefas em grupos há ainda a opção de usar o bluetooth [1]substituição a internet. Desde de que este se prepare  e faça um bom planejamento para que realmente utiize da tecnologia afim de direcionar seu alunos a adquirir conhecimento real e substancial em sua disciplina. Atraves do uso do mobile learn há uma gama de possibilidades inclusive de interação com outras materias abordando um único assunto criando assim interação entre diversas disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com