TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Paulista – Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

     Nome: Beatriz Brandão R.A – B8578C-7 

Nome: Gabrielle Vital Mendes Maia        R.A – B63feg-9

Trabalho sobre Tópicos de Segurança da Informação

Pesquisa e comparação sobre espionagem americana e os tópicos sobre Segurança da Informação

SÃO PAULO

2013


Sumário

1      Quem é Edward Snowden        

2      Vazamento de documentos        

3      Espionagem na Petrobrás        

4      Estratégia da presidente Dilma plano do governo        

5      Aonde Snowden esta e o que esta fazendo        

6      Comparação do entendimento do trabalho com a matéria passada em sala de aula P2        

7      Definir ao menos 2 pontos sobre segurança da informação no contexto atual e qual o entendimento do grupo sobre a sua importância nas empresas em geral.        

8      A participação de cada membro do grupo na elaboração do trabalho        


Introdução

O objetivo desse trabalho é apresentar em breve quem é, onde ele esta depois de todo esse acontecimento, como um especialista em tecnologia dos Estados Unidos da América conseguiu informações secretas e sigilosas sobre vários países e empresas, e como a presidente Dilma vê e analisa suas estratégias, prevenção e segurança com seu governo diante desse “esquema” de documentos vazados pela empresa NSA e espionagem do seu país em que governa. Diante disso, comparemos o entendimento desse assunto com a matéria da P2 segundo a explicação do professor passada em sala de aula.


Desenvolvimento

1      Quem é Edward Snowden

Especialista em tecnologia Edward Snowden, de 29 anos Ele teve acesso às informações que vazou quando prestava serviços terceirizados para a Agência de Segurança Nacional (NSA) no Havaí. Antes de trabalhar lá, arrumou seu primeiro emprego na Universidade de Maryland, trabalhando em uma unidade secreta da NSA perto do campus. Passou então para a CIA, na segurança da tecnologia da informação, ascendendo rapidamente por causa dos seus conhecimentos sobre Internet e programação de software, o mesmo tem certificado de hacker ético, segundo pesquisas, um hacker ético é aquele que testa a segurança de redes e os sistemas de computadores para encontrar vulnerabilidades e brechas a fim de comunicá-las às empresas, para que as repare. Depois de um período de serviço, o mesmo terminou o seu trabalho no escritório da Agência Nacional de Segurança (NSA), e copiou sigilosamente uma grande quantidade de documentos. Snowden é um dos responsáveis pela fuga de documentos secretos que mostram como o governo americano monitoriza os seus cidadãos e espia cidadãos, instituições e governos de outros países, incluindo os seus aliados.

2    Vazamento de documentos

Novas denúncias feitas no domingo por programa de televisão revelaram que a maior empresa do Brasil, a Petrobras, também foi espionada. Documentos vazados pelo ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden ao programa mostraram que a rede privada de computadores da Petrobras foi alvo do serviço secreto. Os documentos foram repassados ao jornalista e ativista americano Gleen Greenwald, que vive no Rio de Janeiro. Na audiência pública no Senado em que participou no início de agosto, Greenwald já havia declarado que o interesse dos serviços secretos americanos não dizia respeito apenas à segurança, mas a disputas comerciais e industriais dos EUA. O Planalto e o Itamaraty não se pronunciaram. O programa Fantástico afirmou que, em nota, a NSA negou usar sua “capacidade de espionagem internacional para roubar segredos comerciais de companhias estrangeiras para dar vantagens competitivas a empresas americanas”.

3     Espionagem na Petrobrás

Documentos ultras secretos entregues pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana Edward Snowden comprovam que a Petrobras, a maior empresa brasileira, também foi espionada pelo governo americano. Em vídeo mostrado no fantástico, mostra que os agentes da NSA aprendiam passo a passo acessar e espionar redes privadas de computador, as redes internas de empresas, governos e instituições financeiras, redes que existem justamente para proteger informações.

4     Estratégia da presidente Dilma plano do governo

Em vídeo a presidente Dilma fala em Assembléia geral que busca consolidar uma parceria estratégica com outros países.                                                                                                                                                                                    Dilma:                                                                                                                                                                         - O Brasil vai redobrar os esforços para dotar-se de legislação, tecnologia e mecanismos que nos proteja das interceptações ilegal.



l de comunicação e dados. Também ela falou que seu governo fará tudo que estiver a seu alcance para defender os direitos humanos de todos os brasileiros e também de todos os cidadãos do mundo, e proteger os frutos da engenhosidade, dos trabalhadores e das empresas brasileiras. O Brasil apresentará proposta para estabelecer um marco civil multi lateral para governança e uso da internet e de medidas que garanta uma efetiva proteção dos dados que por ela trafegar.

A ONU desempenha um papel de liderança no esforço de regular o comportamento dos estados frente a essa tecnologia e a importância da internet dessa rede social para a construção da democracia no mundo. Veja o vídeo abaixo da presidente Dilma falando do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com