TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação.

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 9

INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa

Prova Final – MBA ONLINE

Disciplina: Tecnologia da Informação.

Aluna: Camila Brito Carvalho.

Questão 1 (2,5) Considere as discussões em aula sobre Plataformas Digitais e os seguintes textos:

• “Alibaba - Building a Social Sustainability Ecosystem for E-Commerce” (IIMB)

• “Why Some Platforms Thrive... and Others Don't” (HBR)

Responda:

  1. (0,5) Quais as principais diferenças entre o Pipeline Business Model e o Platform Business Model?
  • Pipeline Business Model: modelo mais tradicional e sequencial, na qual a empresa é responsável por toda a cadeia de suprimentos (produção a entrega). Aqui a receita é gerada principalmente da venda do produto/serviço para o cliente, de forma direta. Teto da capacidade produção e entrega como limitador de expansão.
  • Platform Business Model: conexão de ecossistemas/grupos diferentes através de uma plataforma, possibilitando interação e troca de valor. Capacidade de expandir a geração de receita e com escalabilidade mais fácil.

  1. (0,5) Explique resumidamente as cinco propriedades fundamentais das redes e como elas impactam no potencial sucesso de plataformas digitais: network effects, network clustering, risk of disintermediation, vulnerability of multi-homing, network bridging.
  • Network effect: efeito econômico que um usuário adicional de um serviço ou produto produz sobre o valor deste serviço ou produto para os outros usuários. Ele tem impacto no valor da plataforma, ou seja, quanto mais consumidores uma plataforma tiver, maior será sua demanda.
  • Network clustering: capacidade da rede de se fragmentar em cluster de acordo com suas semelhanças. Essa propriedade pode ser usada para alavancar o engajamento da plataforma com ativações de um cluster alvo específico. Em contrapartida, ela também deixa o negócio mais vulnerável a competidores.
  • Risk of disintermediation: quando os consumidores e produtores que utilizam a plataforma como meio de se conectar passam a fazer essa conexão de forma direta. Risco da eliminação da etapa da plataforma ou obtenção do lucro utilizando a plataforma como meio, mas não efetivando o ciclo completo do produto (ex: uber que aceita a corrida pelo app mas cobra a corrida por fora).
  • Vulnerability of multi-homing: quando usuários utilizam várias plataformas diferentes, mas que oferecem o mesmo tipo de produto (ex: Netflix, amazon prime, Hbo), o que permite que os usuários migrem facilmente entre as plataformas. Dessa forma, dificulta a geração de valor para cada plataforma e gera competitividade de preço.
  • Network bridging: plataformas que atuam como ponte entre diferentes comunidades. Essa propriedade pode garantir a escalabilidade da plataforma, como vimos no case do Alibaba.

  1. (0,5) O que é Cloud Computing? Quais as suas principais vantagens?

Trata-se do modelo de armazenamento de dados que permite acesso ao usuário sob demanda, na qual o usuário pode gerenciar esse recurso através da internet, sem precisar possuir e gerenciar fisicamente o hardware e software. Principais vantagens: acesso remoto aos dados, disponibilidade, segurança com relação ao risco com a perda dos dados, backup e recuperação dos dados e redução de custos (infra física).

  1. (0,5) O que são APIs? Qual a sua importância na oferta de serviços para os mercados? Qual a sua relação com Cloud Computing?

API significa interface de programação de aplicação, ele é um conjunto de regras que possibilita a comunicação entre plataformas/softwares. Sua importância principal é que ele padroniza e organiza o acesso aos serviços pelos sistemas clientes. Ou seja, ele oferece uma maneira padronizada para que os desenvolvedores acessem as funcionalidades do sistema. Quanto a sua relação com Cloud Computing, as APIs servem para gerenciar os recursos na nuvem, garantir um acesso a plataforma em nuvem de maneira mais fácil e facilitar a integração. Ou seja, a API serve para facilitar o uso da Cloud Computing de maneira eficiente.

5. (0,5) Quais as principais vantagens da arquitetura de software de micros serviços em relação à arquitetura de software monolítica? Qual o principal benefício da implantação de sistemas com arquitetura de micros serviços em Cloud Computing?

A Arquitetura de microserviço permite o desenvolvimento de sistemas de maneira mais flexível, mais rápida e, principalmente, mais escalável quando comparada a arquitetura monolítica, que é realizada em um sistema único e propõe um alto grau de acoplamento. O principal benefício da implantação de sistemas com arquitetura de microserviços em Cloud Computing está na combinação da flexibilidade dessas duas abordagens, ou seja, fornece uma estrutura bem mais flexível e escalável, o que gera uma agilidade maior no desenvolvimento e implantação.

Questão 2 (1,5) Considere as discussões em sala sobre criação de valor com TI e o seguinte texto:

• “Zara: TI para moda rápida” (HBS)

Responda:

  1. (0,5) Qual o principal dilema relacionado à tecnologia da informação discutido no caso “Zara”?

A área de TI era bem descentralizada, sem governança estruturada e falta de atualização com a realidade do mundo. Além de que, a TI da Zara tinha um sistema próprio, construído por eles devido a particularidade da empresa. Tudo isso tornava o processo de TI muito engessado e arcaico, dentro de uma área sem estratégia.

  1. (0,5) Quais as principais lições que podem ser aprendidas a partir do caso?

As principais lições que eu tirei do case é que, hoje em dia, é necessário que grandes empresas como a Zara tenham uma equipe de TI bem desenhada, que seja alinhada com a estratégia da empresa e que, principalmente, acompanhe a evolução digital do mundo.

3. (0,5) Considere a experiência das iniciativas de TI na sua empresa e responda as questões a seguir: a. Os investimentos de TI de sua empresa promovem diferenciação competitiva? Explique e exemplifique. b. Identifique e descreva ao menos duas novas recomendações que poderiam aumentar a diferenciação competitiva de sua empresa por meio da TI.

a. Sim. Na minha Empresa (Ambev), conseguimos alavancar ainda mais as vendas por conta de investimentos em TI. Nos últimos anos, estamos focando cada vez mais na Ambev como plataforma, por exemplo, criamos a plataforma BEES para que o cliente suba os pedidos dele e acompanhe seu pedido do início ao fim. Isso ajudou a melhorar nossa transparência com o cliente, a simplicidade do ciclo do pedido e nossos resultados. Hoje, a pessoa que antigamente era um vendedor responsável por subir cada pedido, é um representante de vendas, que além de não ser o responsável por subir o pedido, vai no ponto de venda para ajudar o cliente a gerir melhor seu estabelecimento e garantir que a marca da ambev esteja posicionada corretamente no PDV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com